Notícias 2000

NOTÍCIAS – 2000 08/12

08/12/2000 Jeronymo Ferreira Alves Netto A Assembléia Geral dos Sócios do IHP, em reunião realizada em 13 de novembro do corrente ano, aprovou a indicação do Dr. Eduardo Henrique de Castro e do Dr. Carlos Alberto Lopes, para sócios efetivos e a indicação de Consuelo Pondé de Sena, Miridam Bugyja Falci, Cláudio Moreira Bento, Carlos Humberto Pederneiras Corrêa e Cybelle Moreira de Ipanema, para sócios correspondentes. Ao fazer o lançamento de seu novo livro, intitulado “Os escravos na terra fluminense”, a professora Thalita de Oliveira Casadei, sócia correspondente do Instituto Histórico de Petrópolis, foi agraciada pelo mesmo com o Diploma de Mérito, instituído para homenagear pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à pesquisa histórica ou ao Instituto. A mensagem da Diretoria, encaminhada à Assembléia Geral, colocou em evidência o fato de que, como pesquisadora nos arquivos fluminenses, a agraciada foi responsável pela localização e divulgação de inúmeros documentos da mais alta valia para a História. O sócio efetivo do IHP, Paulo Roberto Martins de Oliveira, percuciente pesquisador da colonização alemã em Petrópolis, localizou quatro construções originais do período da colonização alemã. Em entrevista à Tribuna de Petrópolis, em l7 de novembro do corrente, forneceu detalhes dos referidos imóveis e afirmou “que deveria ser prioridade o resgate, restauração e conservação do que ainda resta do acervo da colonização alemã em Petrópolis”. O sócio efetivo do IHP, Antônio Eugênio Taulois, foi empossado , na qualidade de membro efetivo, na Academia Pretropolitana de Educação. Dia 18 de novembro, o professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, atual presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, tomou posse na Academia Petropolitana de Letras, na cadeira número 21, patrono Saldanha da Gama. Foi aprovado na Câmara Municipal, em reunião realizada dia 29 de novembro, projeto sugerido pelo Instituto Histórico de Petrópolis para que se retome o uso da divisão territorial do l º Distrito do município, as Vilas e os Quarteirões estabelecidos no século passado. Os abrigos de ônibus e os letreiros também deverão trazer consignados os nomes dos quarteirões.

NOTÍCIAS – 2000 04/11

04/11/2000 Jeronymo Ferreira Alves Netto Dia 15 de outubro, Dia do Mestre, o consócio Jeronymo Ferreira Alves Netto, foi homenageado pelo Sindicato de Professores de Petrópolis, por serviços prestados à educação e à pesquisa histórica no Município. Agradou muito aos presentes a palestra proferida pelo consócio Arthur Leonardo de Sá Earp, no Museu Imperial, dia 28 de outubro, sobre o tema “Fundação e primeiros desenvolvimentos de Petrópolis e as imigrações. Dia 31 de outubro, nosso consócio Prof. Antônio Eugênio de Azevedo Taulois, tomou posse na Academia Petropolitana de Educação, como titular da cadeira n º 40, que tem como patrono Tobias Tostes Machado. No próximo dia 9 de novembro, o consócio Francisco de Vasconcellos estará representando o Instituto Histórico de Petrópolis no I Colóquio dos Institutos Históricos Municipais do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Histórico de Geográfico do Rio de Janeiro. Na oportunidade, o Dr. Francisco de Vasconcellos fará duas importantes comunicações intituladas: Instituto Histórico de Petrópolis: do dompedrismo ao ecumenismo e Sinopse do Município de Petrópolis. O Instituto Histórico de Petrópolis recebeu do Prof. Mércio Pereira Gomes, duas de suas publicações: Os índios e o Brasil, publicado em 1991, pela Editora Vozes de Petrópolis e Darcy Ribeiro, publicado pela Icone Editora. O Prof. Mércio Pereira Gomes é Ph.D em Antropologia e Professor de Antropologia na Universidade Federal Fluminense. A consócia Carmen Lobato proferiu palestra na Universidade Católica de Petrópolis, sobre o tema: Legalidade e Moralidade em Kant. A consócia Carmen Lobato é Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). No próximo dia 18 de novembro, o consócio Jeronymo Ferreira Alves Netto, tomará posse como Acadêmico Titular, na Academia Petropolitana de Letras, na Cadeira N º 21, que tem como patrono Saldanha da Gama. No próximo dia 25 de novembro, o consócio Francisco de Vasconcellos proferirá palestra sobre o tema “A República passa por Petrópolis. O evento acontecerá às 16 horas, no Museu Imperial de Petrópolis, como parte das comemorações de seus 60 anos de existência.

NOTÍCIAS – 2000 20/10

20/10/2000 Jeronymo Ferreira Alves Netto No dia 13 de setembro, o Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, pronunciou palestra no Instituto Carlos Alberto Werneck, por ocasião da abertura da Semana da Cultura, no referido Educandário, sobre o tema: “Cultura e História”. Dia 8 de outubro, o Instituto Histórico de Petrópolis em parceria com o Centro de Estudos Ambientais e o Centro Cultural da Universidade Católica de Petrópolis, realizou uma Caminhada Histórica-Ecológica à “Calçada de Pedra” da Serra da Estrela. No decorrer da mesma, realizada com grande freqüência e entusiasmo, os membros do Instituto Histórico de Petrópolis, forneceram explicações relevantes sobre os aspectos históricos daquela região. Também as questões ambientais relativas à região foram enfocadas pelo diretor do Centro de Estudos Ambientais da Universidade Católica de Petrópolis. Dia 9 de outubro, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, o Instituto Histórico de Petrópolis realizou sessão ordinária, no decorrer da qual o sócio efetivo Francisco de Vasconcellos proferiu interessante palestra sobre o tema: “A Revolta da Chibata”. No próximo dia 23 de outubro, o Instituto Histórico de Petrópolis realizará sessão extraordinária em comemoração ao Dia das Nações Unidas. Na oportunidade, o Cel. Ivo de Albuquerque proferirá palestra sobre o tema: “A Onu e os conflitos internacionais: presença brasileira em forças de manutenção de paz”. O sócio efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis, Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp, em 28 de outubro, estará proferindo palestra sobre o tema: “Fundação e primeiros desenvolvimentos de Petrópolis e as imigrações”. A referida palestra integra um ciclo de palestras promovido pelo Museu Imperial em comemoração aos seus 60 anos. Na sessão ordinária do IHP, a ser realizada no próximo dia 13 de novembro, sua sócia correspondente Thalita de Oliveira Casadei, de Niterói, fará o lançamento de seu mais recente livro “Os escravos na terra fluminense”. O sócio efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis, Dr. Francisco de Vasconcellos, em 25 de novembro, estará proferindo palestra sobre o tema: “A República passa por Petrópolis”. A referida palestra integra um ciclo de palestras promovido pelo Museu Imperial em comemoração aos seus 60 anos. O Instituto Histórico de Petrópolis comunica, com pesar, o falecimento de seu sócio correspondente Marcos Pinto Braga, ocorrido em Brasília em novembro de 1997. Lamentavelmente, só agora tomamos conhecimento do infausto acontecimento. Natural de Angra dos Reis onde fez seus estudos iniciais, veio para o Rio de Janeiro, tentar uma carreira superior mas, com poucos recursos disponíveis, acabou obtendo uma bolsa […] Read More

NOTÍCIAS – 2000 24/09

Dia14 de agosto o Instituto realizou sessão ordinária, no decorrer da qual, a equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Petrópolis, apresentou o CD-ROM duplo, como parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Petrópolis. No próximo dia 24 de setembro, o Instituto Histórico de Petrópolis completa 62 anos de sua fundação. A importante data será comemorada na sessão ordinária do dia 11 de setembro, no decorrer da qual haverá uma apresentação do Coral Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Carlos Leal Gastão. Na ocasião tomarão posse dois novos sócios: o Prof. Fernando de Mello Gomide, na cadeira que tem como patrono Henrique Kopke, como sócio efetivo e o Prof. Otto de Alencar Sá Pereira, como sócio correspondente. Fernando de Mello Gomide é professor aposentado do Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e professor visitante do Centro de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. É sócio de várias Instituições científicas e filosóficas e tem publicado inúmeros trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras, os quais refletem sua capacidade de pesquisador realista e honesto na conclusão de suas investigações. Tem acompanhado com grande interesse as atividades desenvolvidas pelo IHP, nele chegando a proferir interessante palestra intitulada “Textos da Bíblia em consonância com a Física Moderna”. Otto de Alencar Sá Pereira, Bacharel em Direito e Licenciado em História, é Presidente do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro e Professor Titular de Realidade Social Brasileira da Universidade Católica de Petrópolis. É um renomado conferencista, já tendo proferido erudita palestra no IHP, sobre o Imperador D. Pedro II e colaborado com inúmeros artigos publicados na coluna que o Instituto mantém na Tribuna de Petrópolis. O sócio efetivo do IHP, Dr. Francisco de Vasconcellos participou do XV Simpósio de História do Vale do Paraíba, realizado em Quatis (RJ), onde proferiu interessante palestra sobre o tema “Aspectos do desenvolvimento de Campos dos Goitacazes no século XIX”. O Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, indicou como representante do mesmo, junto ao Conselho Municipal de Cultura e Tombamento Histórico, Cultural e Artístico, do Município de Petrópolis, os sócios efetivos Reinhold Godofredo Haak e Ruth Boucault Júdice. O IHP está empenhado em recuperar a documentação relativa ao Banco Construtor, em razão de sua importância para o conhecimento do desenvolvimento de Petrópolis no que diz respeito à instalação e fornecimento de iluminação, água , calçamento etc., em período relativamente longo.

NOTÍCIAS – 2000 23/08

23/08/2000 Jeronymo Ferreira Alves Netto Dia 14 de agosto o Instituto realizou sessão ordinária, no decorrer da qual, a equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Petrópolis, apresentou o CD-ROM duplo, como parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Petrópolis. No próximo dia 24 de setembro, o Instituto Histórico de Petrópolis completa 62 anos de sua fundação. A importante data será comemorada na sessão ordinária do dia 11 de setembro, no decorrer da qual haverá uma apresentação do Coral Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Carlos Leal Gastão. Na ocasião tomarão posse dois novos sócios: o Prof. Fernando de Mello Gomide, na cadeira que tem como patrono Henrique Kopke, como sócio efetivo e o Prof. Otto de Alencar Sá Pereira, como sócio correspondente. Fernando de Mello Gomide é professor aposentado do Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e professor visitante do Centro de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. É sócio de várias Instituições científicas e filosóficas e tem publicado inúmeros trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras, os quais refletem sua capacidade de pesquisador realista e honesto na conclusão de suas investigações. Tem acompanhado com grande interesse as atividades desenvolvidas pelo IHP, nele chegando a proferir interessante palestra intitulada “Textos da Bíblia em consonância com a Física Moderna”. Otto de Alencar Sá Pereira, Bacharel em Direito e Licenciado em História, é Presidente do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro e Professor Titular de Realidade Social Brasileira da Universidade Católica de Petrópolis. É um renomado conferencista, já tendo proferido erudita palestra no IHP, sobre o Imperador D. Pedro II e colaborado com inúmeros artigos publicados na coluna que o Instituto mantém na Tribuna de Petrópolis. O sócio efetivo do IHP, Dr. Francisco de Vasconcellos participou do XV Simpósio de História do Vale do Paraíba, realizado em Quatis (RJ), onde proferiu interessante palestra sobre o tema “Aspectos do desenvolvimento de Campos dos Goitacazes no século XIX”. O Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, indicou como representante do mesmo, junto ao Conselho Municipal de Cultura e Tombamento Histórico, Cultural e Artístico, do Município de Petrópolis, os sócios efetivos Reinhold Godofredo Haak e Ruth Boucault Júdice. O IHP está empenhado em recuperar a documentação relativa ao Banco Construtor, em razão de sua importância para o conhecimento do desenvolvimento de Petrópolis no que diz respeito à instalação e […] Read More

NOTÍCIAS – 2000 – 10/01 21/06

21/06/2000 Jeronymo Ferreira Alves Netto 10 de janeiro de 2000 O Instituto Histórico de Petrópolis homenageou a memória de seu sócio efetivo Hélio Werneck de Carvalho que prestou relevantes serviços à cultura e educação da cidade. A sessão solene contou com a presença da viúva, Sra. Alice, dos filhos Hélio e Maria Alice, do genro Ivan Guerreiro, netos e familiares, bem como de inúmeros amigos. Em nome do Instituto Histórico de Petrópolis, discursou o sócio efetivo Dr. Fernando Costa, falando com grande propriedade sobre a vida e obra do Dr. Hélio Werneck de Carvalho. 16 de março de 2000 O Instituto Histórico de Petrópolis participou da solenidade de entrega de títulos de cidadãos petropolitanos, pela Câmara Municipal de Petrópolis, realizada no Hotel Quitandinha. Na oportunidade, o Presidente do IHP, Jeronymo Ferreira Alves Netto, discursou, evocando a data da fundação da cidade e saudando os agraciados. 18 de abril de 2000 O Instituto Histórico de Petrópolis participou da Sessão Solene da Câmara Municipal de Petrópolis em Comemoração dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Abordando o tema da solenidade, discursou em nome do IHP, o sócio efetivo, Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp. 6 de junho de 2000 O Instituto Histórico de Petrópolis, sob a presidência do Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, reuniu-se na data acima, para ouvir palestra sobre o tema “A Ação de D. João VI no Brasil”, proferida pelo Cel. Luiz Paulo Macedo de Carvalho, Presidente do Instituto Geografia e História Militar do Brasil. O palestrante teceu comentários, alguns absolutamente inéditos, sobre a presença marcante da Corte Portuguesa no Brasil e os grandes benefícios aqui introduzidos, geradores, ao final, da nossa Independência. Defendeu a figura histórica do monarca D. João VI, em contrapartida a deturpações históricas que denigrem sua imagem e falseiam a verdade. O palestrante homenageou o Instituto Histórico de Petrópolis com um belíssimo medalhão do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Na mesma sessão, o presidente do IHP, propôs fosse inserido em ata um voto de pesar, pelo falecimento, em data recente, do sócio correspondente Gilberto Ferrez. Na oportunidade pronunciou as seguintes palavras. Gilberto Ferrez, filho de Júlio Ferrez e neto de Marc Ferrez, o fotógrafo que registrou o Brasil do século XIX, era considerado, com toda justiça o maior especialista em iconografia da arte brasileira. Publicou vários livros, entre os quais devem ser destacados “Fotografia brasileira – l840 a 1900, “O Rio de […] Read More