Notícias 2003

NOTÍCIAS – 2003 11/12

11/12/2003 Joaquim Eloy Duarte dos Santos A Diretoria reeleita para o biênio 2004-2005 está preparando o calendário de palestras para o ano de 2004, já com inscrições dos sócios Joaquim Eloy, Francisco de Vasconcellos, Carlos Oliveira Fróes e o sócio correspondente Luiz Paulo Macedo Carvalho. O IHP recebeu correspondência do pesquisador Luiz Severiano S. Rodrigues, integrante da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Rio de Janeiro, remetendo biografia de Achille Biolchini, italiano que se radicou no Brasil e dirigiu o Instituto São José em Petrópolis e cujo acervo documental encontra-se no Arquivo do Museu Imperial de Petrópolis. Foi aberta a vaga na cadeira n° 21 patronímica de Gustavo Ernesto Bauer, com a renúncia da sócia Bibliotecária Maria das Graças Neves Krüger. As inscrições estão abertas por 60 dias, a partir de 8 de dezembro. A sócia Maria da Graças Neves Krüger, que fixou residência em Curitiba, no Paraná, foi agraciada com a honraria de “Sócia Emérita”, em razão do cumprimento sempre presente e participativo na vida do IHP enquanto sócia efetiva. A Funcionária Pública Municipal, professora e arquivista Marisa receberá do IHP a honraria de “Mérito” pelo seu trabalho eficiente, cordial e corretamente profissional que vem emprestando ao Arquivo Público Municipal. Foi aprovada na Assembléia Geral Ordinária de 8 de dezembro de 2003 a concessão do titulo de Sócio Correspondente do IHP ao historiador professor Dr. Luiz Hugo Guimarães, atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, escritor de mais de 20 livros de real mérito, principalmente no ramo da pesquisa histórica. O IHP em preparativos para as comemorações do real centenário da aviação, onde a personalidade principal foi o inventor brasileiro Alberto Santos-Dumont, realizando o histórico e pioneiro vôo do 14-Bis, no ano de 1906. Santos-Dumont foi petropolitano honorário, construiu um chalé para sua moradia em Petrópolis, “A Encantada”, hoje o Museu Santos-Dumont, visitado anualmente por milhares de turistas e estudiosos de todo o Mundo. Previsto para o ano de 2004 um “Curso de História de Petrópolis”, devendo a organização ter início em janeiro de 2004, com a participação de nosso quadro social.

NOTÍCIAS – 2003 15/09

15/09/2003 Joaquim Eloy Duarte dos Santos Paulo Roberto Martins de Oliveira, incansável e dedicado, continua seu levantamento da grande epopéia da colonização de Petrópolis, principalmente traçando os perfis genealógicos das famílias germânicas povoadoras do território, ampliando seu horizonte com levantamento de biografias de acadêmicos da Academia Petropolitana de Letras, em auxílio daquela instituição que elabora um acervo biográfico de grande valia para os estudiosos. O ex-presidente professor Jerônymo Ferreira Alves Netto dedica-se ao estudo das grandes personalidades que amavam Petrópolis, aqui residiram nos verões, tornando-se verdadeiros petropolitanos e divulgadores de nossas belezas. O professor tem divulgado as biografias na página dominical do Jornal de Petrópolis e prepara-se para lançar, em livro, as biografias acabadas. Raul Lopes é dedicação pura à coluna mantida no Jornal de Petrópolis, movimentando-se semanalmente para recolher os artigos dos sócios, divulgando trabalhos antigos essenciais para os pesquisadores de hoje e, ele próprio, produzindo artigos de raro interesse. Dora Maria Pereira Rego Correia, com dedicação e competência, redige mensalmente as atas dos encontros e colabora diretamente com a presidência na divulgação dos eventos. Arthur Leonardo de Sá Earp é o responsável pelo “site”, com um trabalho que honra e enobrece o IHP ao tempo em que promove a divulgação sem fronteiras de nossa existência e atividades. Na próxima reunião, dia 13 de outubro próximo, Arthur Leonardo apresentará trabalho sobre a pesquisa documental tomando como base a extraodinária epopéia dos aviadores lusitanos Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

NOTÍCIAS – 2003 16/07

16/07/2003 Joaquim Eloy Duarte dos Santos A próxima palestra, a 11 de agosto de 2003, estará a cargo do sócio correspondente Kenneth Light,  às 18h30min. no Silogeu Petropolitano. Eleito para a vaga ocorrida com o falecimento do sócio Professor Carlos Alberto Limongi, o historiador e pesquisador Coronel Ivo Albuquerque tomará posse no dia 22 de agosto de 2003, no Silogeu Petropolitano. Foi empossado a 14 de julho de 2003 o novo sócio escritor e historiador Julio Ambrozio, titular da cadeira n° 30, patrono Monsenhor Bacelar. Seu discurso de posse versou sobre o “ruço”, com muito êxito e cumprimentos pelo inusitado do tema e pela pesquisa efetivada. No dia 29 de julho de 2003 o Instituto, em comunhão com o Academia Petropolitana de Letras, realizará a festividade comemorativa do aniversário da Princesa Isabel, em seu 6° ano consecutivo. Às 19 horas, S. Ex.ª Rev.ma  D. José Carlos de Lima Vaz, bispo diocesano, oficiará Missa Festiva na Catedral e, em seguida, às 20 horas, no Silogeu Petropolitano, um sarau lítero-musical coroará a homenagem. O Instituto está capitaneando as comemorações do 100° aniversário da assinatura do Tratado de Petrópolis (19-11-1903), já estando em contato com o Itamarati e com a Prefeitura Municipal de Petrópolis. O presidente do Instituto, em nome deste, está participando, junto com as prefeituras de Petrópolis e Orleans e a Família Imperial, das demarches para que os municípios se tornem cidades-irmãs. Orleans, em Santa Catarina, tem colonização alemã e homenageia a Família Imperial Brasileira, devendo, em breve, inaugurar monumento ao Conde D´Eu. O Instituto participou das comemorações dos 50 anos da Faculdade de Direito de Petrópolis, a primeira faculdade que tornou realidade a atual Universidade Católica de Petrópolis. As solenidades foram expressivas e muito concorridas.

NOTÍCIAS – 2003 22/03

22/03/2003 Joaquim Eloy Duarte dos Santos Indicado o sócio Carlos Alberto da Silva Lopes para integrar o “Conselho de Títulos e Honrarias” da Câmara Municipal de Petrópolis para o ano de 2003. A reforma da Casa de Cláudio de Souza, o “Silogeu Petropolitano”, atingiu o término da 1ª fase, com a conclusão do prédio anexo, estando os operários trabalhando no redimensionamento interno da Casa para ampliação dos espaços em utilização pelo Instituto Histórico de Petrópolis e as Academia Petropolitana de Letras, de Educação e de Poesia Raul de Leoni. Grande o sucesso da exibição de vídeo produzido em 1989 sobre a vida do Imperador Dom Pedro II, apresentado pelo sócio Raul Ferreira da Silva Lopes, nos dias 10 de fevereiro e 10 de março de 2003. Dois novos sócios integrarão o quadro efetivo a partir do dia 14 de abril: Julio Ambrozio e Ivo Albuquerque, dois historiadores e pesquisadores com muitos trabalhos produzidos e diuturna atividade cultural. As comissões nomeadas pelo presidente para exararem os pareceres sobre o mérito dos candidatos já apresentaram suas conclusões, amplamente favoráveis à eleição pelo plenário. Mais uma vez o Instituto participa das comemorações pela passagem do aniversário do Município, coadjuvando a Prefeitura e a Câmara Municipal de Petrópolis. O Instituto co-presidiu as solenidades de 15 de março, no Palácio Quitandinha (Câmara Municipal) e junto ao monumento de Júlio Köeler, na manhã de 16 de março (Prefeitura Municipal). O Instituto participará do lançamento da Pedra Fundamental do Parque Ecológico, na Avenida Ipiranga, em apoio direto e decisivo para a conquista, pelo povo petropolitano, da grande área de Mata Atlântica, vitória de entidades e pessoas interessadas na história e no turismo petropolitano. Inauguração, a 18 de março, da Praça Maestro César Guerra-Peixe, em solenidade pela Prefeitura Municipal de Petrópolis e Escola de Música Santa Cecília, a partir das 10 horas. A Praça fica localizada na Rua Aureliano Coutinho, rua na qual nasceu e foi criado o compositor, que efetuou toda a sua iniciação musical na Escola de Música Santa Cecília, nas décadas de 20/30, dali partindo para os estudos no Rio de Janeiro, consagrando-se nacional e internacionalmente como um dos maiores músicos e compositores da História da Música Brasileira.