(15/10/2012)

PALESTRA DE OUTUBRO DE 2012

O Museu Imperial e o Instituto Histórico de Petrópolis, em comemoração ao 200º aniversário do nascimento da Imperatriz Dona Amélia, convidam para a palestra “A IMPERATRIZ E A ROSA”.
Palestrante: Professora Claudia Thomé Witte
Data: 31 de outubro de 2012, quarta-feira, às 19h00.
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Bosque do Imperador – Centro – Vila Imperial – Petrópolis – RJ
A entrada é franca – Todos estão convidados.

COMEMORAÇÃO DO 74º ANIVERSÁRIO DO IHP

A comemoração do 74º aniversário do IHP, no dia 24/09/2012, conduzida pelo Presidente Luiz Carlos Gomes, transcorreu em clima de grande alegria e emoção. A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente Luiz Carlos Gomes, pelo Vice-Presidente Paulo Roberto Martins de Oliveira, pelo Diretor do Museu Imperial e Associado Titular do IHP Professor Mauricio Vicente Ferreira Junior, pelo Príncipe D. Manuel de Orleans e Bragança, representando a Família Imperial, pelo Associado Titular Professor Paulo Machado Costa e Silva e pelo filho do Professor Lourenço Luiz Lacombe, Sr. João Henrique Lacombe.

12
A mesa composta para a reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012:
o Vice-Presidente Paulo Roberto Martins de Oliveira, o Associado Titular Maurício Vicente Ferreira Júnior, Diretor do Museu Imperial, o Presidente Luiz Carlos Gomes,
o Príncipe D. Manuel de Orleans e Bragança, João Henrique Lacombe, filho do Professor Lourenço Luiz Lacombe, e o Associado Titular Paulo Machado Costa e Silva.

Na primeira parte, foram homenageados com o Diploma de Mérito: os ex-presidentes Jeronymo Ferreira Alves Netto, Antônio Eugênio de Azevedo Taulois, Ruth Boucault Judice e Lourenço Luiz Lacombe, in memoriam, representado pela sua filha Maria Lúcia Lacombe e por sua neta Luciana Lacombe Magoula, e o coordenador do site do IHP Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp.

13
Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes conferindo Diploma de Mérito ao ex-Presidente Jeronymo Ferreira Alves Netto.

14

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes conferindo Diploma de Mérito ao ex-Presidente Antônio Eugênio de Azevedo Taulois.

15
Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
a ex-Presidenta Ruth Boucault Judice com o Diploma de Mérito que lhe foi conferido.

16
Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes e Maria Lúcia Lacombe, filha do ex-Presidente Lourenço Luiz Lacombe, homenageado com Diploma de Mérito, in memoriam.

17
Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes conferindo Diploma de Mérito ao Associado Titular Arthur Leonardo de Sá Earp, coordenador do site do IHP.

18

Em homenagem especial, pelos seus 60 anos como Associado, o Professor Paulo Machado Costa e Silva, também antigo presidente, recebeu o Diploma de Mérito.

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes e o Associado Titular Paulo Machado Costa e Silva, ex-Presidente, com o Diploma de Mérito que lhe foi conferido.
Ao fundo, João Henrique Lacombe, filho do Professor Lourenço Luiz Lacombe

O Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos, outro ex-presidente, por motivos de força maior não pode comparecer à cerimônia, devendo receber o Diploma de Mérito em momento oportuno.

A segunda parte constou do lançamento do livro “Biografia de um Palácio”, de autoria do Professor Lourenço Luiz Lacombe, com apresentação pelos associados titulares Maria de Fátima Moraes Argon e Maurício Vicente Ferreira Junior.

II COLÓQUIO DE INSTITUTOS HISTÓRICOS MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No dia 9 de outubro de 2012, foi realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, o II Colóquio de Institutos Históricos Municipais do Estado do Rio de Janeiro, nas dependências do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na capital do Estado.

O Presidente do IHGRJ, Paulo Knauss, aglutinou no evento doze arcádias municipais: Instituto Histórico de Petrópolis, Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo, Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim, Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras, Instituto Histórico e Geográfico de Parahiba do Sul, Instituto Histórico e Geográfico de São João de Meriti, Instituto Histórico e Geográfico de Campos (em fase de reorganização), Instituto Histórico e Artístico de Paraty, Instituto Histórico de Duque de Caxias, Academia Resendense de História e Academia Barramansense de História.
As entidades de Macaé e de Itatiaia, também inscritas, por motivo de força maior não puderam comparecer.

A abertura dos trabalhos contou com a importante presença do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Dr. Arno Wehling, e no encerramento o Vice-Presidente do IHGB, Dr. Victorino Chermont de Miranda, prestigiou o evento.

Os resultados do colóquio serão publicados no site do IHP, www.ihp.org.br

ATIVIDADES DOS ASSOCIADOS

LUIZ CARLOS GOMES

Recebeu “Moção de Aplausos e Congratulações”, da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, por sua participação e grande contribuição no crescimento e valorização das artes em geral. Setembro de 2012.

KENNETH LIGHT
Viagem à França – Setembro de 2012.