(22/04/2014)

HOMENAGEM A LOURENÇO LUIZ LACOMBE

No dia 7 de abril de 2014 o Museu Imperial e o Instituto Histórico de Petrópolis, em sessão solene, comemoraram o centenário do nascimento de Lourenço Luiz Lacombe, antigo Diretor e Presidente das duas instituições.

Presentes o Diretor do Museu Imperial, Mauricio Vicente Ferreira Junior, o Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Luiz Carlos Gomes, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arno Wehling, Fernando de Souza da Costa, representando a Academia Petropolitana de Letras, Enrico Carrano, representando a Academia Petropolitana de Educação e Carlos Eduardo de Almeida Barata, Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia, que, na ocasião, ministrou uma excelente palestra sobre a genealogia da Família Lacombe. Registre-se que o Professor Lacombe pertenceu às demais entidades citadas.

Participaram, ainda, da cerimônia João Henrique, Maria Virgínia e Lúcia, filho e filhas do homenageado, D. Manuel de Bourbon de Orleans e Bragança, representando a Família Imperial Brasileira, Maria Isabel de Sá Earp Rezende Chaves, Diretora Geral da Faculdade Arthur de Sá Earp Netto-Faculdade de Medicina de Petrópolis, associados do Instituto Histórico de Petrópolis, funcionários do Museu Imperial, amigos, outros parentes e alunos da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Norte do Paraná.

1
A mesa diretora da sessão solene: Carlos Eduardo de Almeida Barata, Maurício Vicente de Ferreira Júnior, Luiz Carlos Gomes,
Fernando de Silva da Costa, Enrico Carrano, Arno Wehling

PALESTRA DE MAIO

No dia 5 de maio de 2014, o IHP receberá o seu Associado Correspondente D. Carlos Tasso de Saxe Coburgo e Bragança, que ministrará a palestra A PRINCESA E O MATO – A Princesa Elizabeth da Baviera. Será na Casa de Cláudio de Souza – Praça da Liberdade 247 – Centro – Vila Imperial, às 18h30min.

ATIVIDADES DOS ASSOCIADOS

ASSOCIADO TITULAR ANTÔNIO EUGÊNIO DE AZEVEDO TAULOIS

Tomou posse, como Associado Correspondente, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – 29/03/2014

ASSOCIADO TITULAR FERNANDO DE SOUZA DA COSTA

Agraciado com o Prêmio Walter Bretz – Pesquisa Histórica, da Academia Petropolitana de Letras – 10/04/2014

ASSOCIADO TITULAR JERONYMO FERREIRA ALVES NETTO

Recebeu homenagem especial da Academia Petropolitana de Letras – 10/04/2014

ASSOCIADA CORRESPONDENTE CINARA JORGE

Empossada Associada Honorária da Academia Petropolitana de Letras – 10/04/2014

REPRESENTAÇÃO DO IHP

Presidente Luiz Carlos Gomes – Comemoração do 366º Aniversário do Exército Brasileiro – 1ª. Batalha de Guararapes – 32º Batalhão de Infantaria Leve – 15/04/2014.

Presença: Associado Titular Ivo de Albuquerque.