Acta da 23ª reunião, ordinaria, da Commissão do Centenario, realizada a 24 de Setembro de 1938

Aos vinte e quatro dias do mez de Setembro de 1938, ás 16 horas, no salão nobre da Municipalidade, reuniram-se os srs. Mario Aloysio Cardoso de Miranda, Henrique Carneiro Leão Teixeira Filho, Americo Jacobina Lacombe, Arthur Alves Barbosa, Nereu Rangel Pestana, Paulo Rudge, Alcindo Sodré, Ascanio Dá Mesquita Pimentel, Walter João Bretz e Paula Buarque.

Lido o projecto de Estatutos do Instituto Historico de Petrópolis artigo por artigo, debatido, emendado, reduzido e acrescido o mesmo projecto por todos os presentes, foi o mesmo approvado. Constituida uma commissão para em caracter provisorio dirigir o Instituto até sua installação solenne em 2 de Dezembro de 1938, recahiu a escolha em Leão Teixeira, Walter Bretz e Paulo Rudge, servindo de secretario Alcindo Sodré.

Ficou deliberado que em livro especial fosse lavrada a acta de fundação do Instituto que conjunctamente com esta será tambem assignada pelos presentes, devendo na mesma figurar não só os Estatutos approvados como a eleição dos novos membros fundadores e a lista de patronos approvada pela Commissão.

Por fim, o dr. Jacobina Lacombe mostrou exemplares de papos de tucano e gallos da serra que se achavam sob a guarda do Mordomo Paulo Barbosa, para substituirem eventuaes falhas do manto imperial de D. Pedro II, e com esses exemplares Jacobina Lacombe procurou esclarecer a controversia historica sobre a constituição do referido manto, lendo trechos de Mello Leitão e Tobias Monteiro. Esses exemplares foram a seguir, offerecidos ao Museu Historico de Petrópolis. Relativamente ao Instituto Historico ficou resolvido tambem que o Secretario Geral dirigisse officio a todos os membros da Commissão, com copia dos Estatutos, consultando-os, até 15 de Outubro proximo sobre si acceitavam fazer parte do mesmo. E nada mais havendo a tratar, eu Secretario Geral a escrevi e subscrevo. Alcindo Sodré.

Cardoso de Miranda
Germana Gouvêa
Gabriel Kopke Fróes
Paulo Rudge
Walter J. Bretz
H C Leão Teixeira Filho
A. de Paula Buarque
João Duarte Silveira
Americo Lacombe