(17/07/2012)

Luiz Carlos Gomes

PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVRO

O Instituto Histórico de Petrópolis convida para a palestra e lançamento do livro “Visconde de Rio Preto – sua Vida, sua Obra”, do Historiador Professor Doutor Rogério da Silva Tjader.
Dia 23 de julho de 2012, segunda feira, às 18.30 hs.
Local: Casa de Cláudio de Souza – Praça da Liberdade, 247 – Vila Imperial – Centro – Petrópolis – RJ
A entrada é franca. Todos estão convidados.

ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS

Duas excelentes notícias sobre a entidade coirmã:

A nova diretoria, que tomou posse em junho de 2012, tem como presidente o nosso decano, Professor Paulo Machado da Costa e Silva. Participam, também, como diretores, os nossos confrades: Jeronymo Ferreira Alves Netto, Antônio Eugênio de Azevedo Taulois e Fernando de Souza Costa.

Em agosto, a insigne instituição comemora 90 anos.

As congratulações do IHP!

ATIVIDADES DOS ASSOCIADOS

VERA ABAD

Retornou de viagens de estudos a Portugal – junho de 2012

ALESSANDRA BETTENCOURT FIGUEIREDO FRAGUAS

Ministrou a palestra “Diários de D. Pedro II: Viagens de Conhecimento e Reconhecimento” – LNCC  Petrópolis – julho de 2012

MIRIDAN BRITO FALCI

Ministrou a palestra “IHGB e Consciência Histórica” – IV ANPUH – Teresina – PI – maio de 2012

PAULO MACHADO DA COSTA E SILVA

Regressou de viagem ao Uruguai e à Argentina – junho de 2012

MUSEU IMPERIAL

Concorre a mais um título da UNESCO o Museu Imperial. Desta vez pelo conjunto documental, integrante do seu acervo, sobre o compositor e maestro Antonio Carlos Gomes. Parabéns ao laborioso Diretor e nosso confrade, Maurício Vicente Ferreira Júnior.

FESTIVIDADES DO ANIVERSÁRIO DA CHEGADA DOS COLONOS

Mantendo a tradição, o IHP participou ativamente das festividades do 167º aniversário da chegada dos colonos, com a presença do Presidente Luiz Carlos Gomes e dos Associados Titulares Antônio Eugênio de Azevedo Taulois, Elisabeth Maria da Silva Maller, Paulo Machado da Costa e Silva, Marisa Guadalupe Plum Gonçalves, Maurício Vicente Ferreira Júnior e Fernando de Souza Costa nas diversas solenidades.

A Associada Marisa Guadalupe Plum Gonçalves participou de programa no Canal 16 sobre a efeméride.

Foram oradores oficiais do evento: no Obelisco, Antônio Eugênio de Azevedo Taulois; no Monumento Koeler, Luiz Carlos Gomes.

REVISTA DO IHP

Conforme já noticiado, a revista do IHP será relançada no aniversário de fundação, dia 24 de setembro de 2012. Os associados interessados em publicar matérias deverão, urgentemente, procurar o Presidente. O prazo está expirando …