(15/10/2012)

Luiz Carlos Gomes

PALESTRA DE OUTUBRO DE 2012

O Museu Imperial e o Instituto Histórico de Petrópolis, em comemoração ao 200º aniversário do nascimento da Imperatriz Dona Amélia, convidam para a palestra “A IMPERATRIZ E A ROSA”.
Palestrante: Professora Claudia Thomé Witte
Data: 31 de outubro de 2012, quarta-feira, às 19h00.
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Bosque do Imperador – Centro – Vila Imperial – Petrópolis – RJ
A entrada é franca – Todos estão convidados.

COMEMORAÇÃO DO 74º ANIVERSÁRIO DO IHP

A comemoração do 74º aniversário do IHP, no dia 24/09/2012, conduzida pelo Presidente Luiz Carlos Gomes, transcorreu em clima de grande alegria e emoção. A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente Luiz Carlos Gomes, pelo Vice-Presidente Paulo Roberto Martins de Oliveira, pelo Diretor do Museu Imperial e Associado Titular do IHP Professor Mauricio Vicente Ferreira Junior, pelo Príncipe D. Manuel de Orleans  e Bragança, representando a Família Imperial, pelo Associado Titular Professor Paulo Machado Costa e Silva e  pelo filho do Professor Lourenço Luiz Lacombe, Sr. João Henrique Lacombe.

20120924PICT0322w

A mesa composta para a reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012:
o Vice-Presidente Paulo Roberto Martins de Oliveira, o Associado Titular Maurício Vicente Ferreira Júnior, Diretor do Museu Imperial, o Presidente Luiz Carlos Gomes, o Príncipe D. Manuel de Orleans e Bragança, João Henrique Lacombe, filho do Professor Lourenço Luiz Lacombe, e o Associado Titular Paulo Machado Costa e Silva.

Na primeira parte, foram homenageados com o Diploma de Mérito: os ex-presidentes Jeronymo Ferreira Alves Netto, Antônio Eugênio de Azevedo Taulois,  Ruth Boucault Judice e Lourenço Luiz Lacombe, in memoriam, representado pela sua filha Maria Lúcia Lacombe e por sua neta Luciana Lacombe Magoula, e o coordenador do site do IHP Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp.

20120924PICT0330w

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012, o Presidente Luiz Carlos Gomes conferindo Diploma de Mérito ao ex-Presidente Jeronymo Ferreira Alves Netto.

20120924PICT0329w

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes conferindo Diploma de Mérito ao ex-Presidente Antônio Eugênio de Azevedo Taulois.

20120924PICT0331w

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
a ex-Presidenta Ruth Boucault Judice com o Diploma de Mérito que lhe foi conferido.

20120924PICT0334w

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes e Maria Lúcia Lacombe, filha do ex-Presidente Lourenço Luiz Lacombe, homenageado com Diploma de Mérito, in memoriam.

20120924PICT0332w

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes conferindo Diploma de Mérito ao Associado Titular Arthur Leonardo de Sá Earp, coordenador do site do IHP.

Em homenagem especial, pelos seus 60 anos como Associado, o Professor Paulo Machado Costa e Silva, também antigo presidente, recebeu o Diploma de Mérito.

20120924PICT0335w

Na reunião do 74º aniversário do IHP, na Casa de Cláudio de Souza, no dia 24/09/2012,
o Presidente Luiz Carlos Gomes e o  Associado Titular Paulo Machado Costa e Silva, ex-Presidente, com o Diploma de Mérito que lhe foi conferido.
Ao fundo, João Henrique Lacombe, filho do Professor Lourenço Luiz Lacombe

O Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos, outro ex-presidente, por motivos de força maior não pode comparecer à cerimônia, devendo receber o Diploma de Mérito em momento oportuno.

A segunda parte constou do lançamento do livro “Biografia de um Palácio”, de autoria do Professor Lourenço Luiz Lacombe, com apresentação pelos associados titulares Maria de Fátima Moraes Argon e Maurício Vicente Ferreira Junior.

II COLÓQUIO DE INSTITUTOS HISTÓRICOS MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No dia 9 de outubro de 2012, foi realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, o II Colóquio de Institutos Históricos Municipais do Estado do Rio de Janeiro, nas dependências do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na capital do Estado.

O Presidente do IHGRJ, Paulo Knauss, aglutinou no evento doze arcádias municipais: Instituto Histórico de Petrópolis, Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo, Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim, Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras, Instituto Histórico e Geográfico de Parahiba do Sul, Instituto Histórico e Geográfico de São João de Meriti, Instituto Histórico e Geográfico de Campos (em fase de reorganização), Instituto Histórico e Artístico de Paraty, Instituto Histórico de Duque de Caxias, Academia Resendense de História e Academia Barramansense de História.
As entidades de Macaé e de Itatiaia, também  inscritas, por motivo de força maior não puderam comparecer.

A abertura dos trabalhos contou com a importante presença do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Dr. Arno Wehling, e no encerramento o Vice-Presidente do IHGB, Dr. Victorino Chermont de Miranda, prestigiou o evento.

Os resultados do colóquio serão publicados no site do IHP, www.ihp.org.br

ATIVIDADES DOS ASSOCIADOS

LUIZ CARLOS GOMES

Recebeu “Moção de Aplausos e Congratulações”, da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, por sua participação e grande contribuição no crescimento e valorização das artes em geral. Setembro de 2012.

KENNETH LIGHT
Viagem à França – Setembro de 2012.