(27/06/2011)
CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA
Após alguns meses de obra, o Diretor do Museu Imperial, Professor Mauricio Vicente Ferreira Júnior, entregará à Petrópolis, primorosamente restaurado, um dos seus símbolos culturais: a Casa de Cláudio de Souza, sede do Instituto Histórico de Petrópolis, da Academia Petropolitana de Letras, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e da Academia Petropolitana de Educação.

Grata novidade: o precioso imóvel abrigará, também, um museu com objetos pessoais e com a biblioteca do insigne escritor. Sob a coordenação da jornalista Rosane de Freitas e subordinada ao Museu Imperial, a nova atração estará aberta ao público para visitação e pesquisa.

Data do evento: 12 de julho de 2011 – terça feira – 18h30min. Endereço: Praça da Liberdade, 247 – Vila Imperial.

Atividade de Abertura: 14 de julho de 2011 – quinta feira – 18h30min, Leituras Dramáticas de Textos de Cláudio de Souza. Realização: Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, Teatro Experimental Petropolitano e Academia Petropolitana de Letras. Direção: Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos.

BAUERNFEST

Com a presença do Prefeito Paulo Mustrangi, do Presidente da Câmara Municipal Paulo Igor, do Presidente da Fundação de Cultura e Turismo Charles Rossi, do Bispo Diocesano D. Felippo Santoro, do Presidente do IHP Luiz Carlos Gomes, da Presidenta do Club 29 de Junho Emydia Hoelz Lyrio e de várias outras autoridades foi inaugurada, em 22/06/2011, a 22ª Bauernfest. Além de trazer milhares de visitantes, a festa marcou o reinício das atividades da Cervejaria Bohemia que, além da unidade industrial, abrigará um Museu da Cerveja, Centro Cultural, Loja de produtos e outras atrações.

150 ANOS DA ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA

Marco da engenharia da época, sendo a primeira via macadamizada do Brasil, a Estrada União e Indústria comemorou 150 anos, com descerramento em 23/06/2011 de placa na Av. Barão do Rio Branco e exposição e homenagens a personalidades, instituições e familiares dos fundadores, no Palácio de Cristal.

Presentes o Prefeito de Petrópolis Paulo Mustrangi, o Prefeito de Areal Laerte Calil de Freitas, o Prefeito de Simão Pereira Antonio José Gonçalves da Silva, o Prefeito de Mathias Barbosa Luiz Carlos Marques, o representante da Casa Imperial Brasileira, S.A.I.R. D. Francisco de Orleans e Bragança, o Diretor do Museu Imperial Professor Maurício Vicente Ferreira Júnior, o Presidente do IHP Luiz Carlos Gomes, criador da medalha comemorativa da efeméride, representantes de Levy Gasparian, Três Rios e de Juiz de Fora e outras personalidades. Estão de parabéns o Presidente da Comissão dos Festejos Ricardo Sartine, Secretário de Cultura de Mathias Barbosa e a Professora Marisa Guadalupe Plum, do IHP e da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, pelo brilho das festividades, que também estão acontecendo nas demais cidades cortadas pelo traçado da obra.

Na oportunidade foi concedida a Luiz Carlos Gomes placa alusiva à sua especial colaboração para o evento.

As imagens abaixo mostram o convite para a solenidade, o local onde se encontram as placas relativas ao começo da construção da estrada, à inauguração do calçamento de seu trecho inicial e à comemoração dos cento e cinquenta anos de existência da União e Indústria, bem como o conteúdo de cada uma delas.

cnvtPlcPTJF150y20110623w

 

cllrnk34plcsPTJF150yCort1w

cllrnk29plc01PTJF150yCort1w

“Sob a muito alta proteção de S. M.
O IMPERADOR
O SENHOR D. PEDRO II
e na augusta presença do mesmo senhor e
DE S. M.
A IMPERATRIZ
a Companhia União e Indústria começou a
construir esta estrada no dia 12 de abril de
1856”

cllrnk31plc02PTJF150yCort2w

cllrnk32plcPTJF150yCrt1w

ANIVERSÁRIO DA CHEGADA DOS COLONOS
Em 29/06/2011 comemoraram-se os 166 anos da chegada dos colonos alemães. Significativas atividades marcaram a data: tombamento do imóvel sede do Museu do Colono, cerimônia junto ao Obelisco, palestra da historiadora Maria de Fátima Argon, do IHP, no monumento a Julio Frederico Koeler e culto ecumênico no Palácio de Cristal.
Presentes às cerimônias o Prefeito Paulo Mustrangi, o Presidente da Fundação de Cultura e Turismo Charles Rossi, o Presidente do IHP Luiz Carlos Gomes, os membros do IHP Paulo Machado da Costa e Silva, Marisa Guadalupe Plum e Elisabeth Maller, a Presidenta do Clube 29 de Junho Emydia Hoeltz Lyrio e outras personalidades.