(14/12/2011)
D. PEDRO II

Encerrando as comemorações do 186º aniversário do nascimento e lembrando os 120 anos do falecimento do Magnânimo Imperador D. Pedro II, o IHP, em parceria com a Academia Petropolitana de Letras e com o Teatro Experimental Petropolitano apresentaram os Jograis de Petrópolis em comovente homenagem, realizada na Capela Imperial, no dia 04/12/2011. Presentes, dentre outras personalidades, o representante do Círculo Monárquico de Juiz de Fora, Sr. Jean Menezes do Carmo e a promotora cultural Mirian Daulsberg. Os agradecimentos especiais ao Padre JAC, pároco da Catedral de São Pedro de Alcântara, pelo prestimoso apoio ao evento.

90 ANOS DA MORTE DE D. ISABEL, A REDENTORA

Em lembrança dos 90 anos do falecimento da Princesa D. Isabel, a Redentora, a Prefeitura de Petrópolis, a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e o Instituto Cultural D. Isabel I, a Redentora, encomendaram uma Santa Missa, que foi celebrada na Catedral de São Pedro de Alcântara, no dia 13 de novembro de 2011. Compareceram, dentre as diversas personalidades: S.A.I.R. Dona Cristina de Bourbon de Orleans e Bragança, a Presidenta do Instituto, Dra. Naila Vils, o Presidente da Fundação, Sr. Gilson Domingos da Silva, e o Presidente do IHP, Sr. Luiz Carlos Gomes.

POSSE DO PROFESSOR MAURICIO VICENTE FERREIRA JÚNIOR NO IHGB

No dia 30/11/2011 o nosso Associado Titular Professor Maurício Vicente Ferreira Júnior tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Dentre as personalidades presentes ao evento, registraram-se SS. AA. II. RR. Dona Cristina de Bourbon de Orleans e Bragança, Dom Manuel de Orleans e Bragança, Dom Francisco de Orleans e Bragança e o Presidente do IHP, Sr. Luiz Carlos Gomes. Os parabéns do IHP ao confrade.

POSSE DA PROFESSORA PATRICIA FERREIRA DE SOUZA LIMA NA APE

Tomará posse, em 16/12/2011, na Academia Petropolitana de Educação a Professora Patrícia Ferreira de Souza Lima, nossa Associada Titular. Os parabéns do IHP.

PALESTRA DE NOVEMBRO

Excelente foi a palestra apresentada pela Associada Titular Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas e por Thais Cardoso Martins, na sessão de 21/11/2011, na Casa de Cláudio de Souza, intitulada Diários de D. Pedro II: Viagens de Conhecimento e Reconhecimento.

 

5848T27TCM20110808

Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas e Thais Cardoso Martins, autoras da palestra
Diários de D. Pedro II: Viagens de Conhecimento e Reconhecimento

PALESTRA “DIÁRIO DE D. PEDRO II: VIAGENS DE CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO.”

Na palestra “Diário de D. Pedro II: Viagens de Conhecimento e Reconhecimento”, promovida pelo IHP em 21/11/2011, registramos a importante presença de alunos do 1º Grau da Escola Municipal Clemente Fernandes. Os jovens assistiram atentamente e participaram dos debates, demonstrando grande interesse pela matéria. Os parabéns do IHP à Professora Simone Gomes, que incentivou e viabilizou a visita.

plstrT27TCM20111121w

Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas e Thais Cardoso Martins, apresentando a palestra
Diários de D. Pedro II: Viagens de Conhecimento e Reconhecimento, na reunião do IHP a 21/11/2011, na Casa de Cláudio de Souza.

REPRESENTAÇÃO DO IHP

Posse no IHGB do Prof. Maurício Vicente Ferreira Júnior
Data: 30/11/2011 – Rio de Janeiro
Representação: Presidente Luiz Carlos Gomes, Associado Titular Antônio E. A. Taulois, Associada Titular Alessandra B. F. Fraguas e Associada Honorária Neibe Cristina Machado da Costa.

Palestra de S.A.I.R. Dom João de Orleans e Bragança – 186º do Nascimento do Imperador D. Pedro II.
Data: 07/12/2011 – IHGB/CEPHAS/MUSEU IMPERIAL
Representação: Presidente Luiz Carlos Gomes, Associado Titular Antônio E. A. Taulois, Associada Titular Alessandra B. F. Fraguas e Associada Honorária Neibe Cristina Machado da Costa.

ATIVIDADES DOS ASSOCIADOS
Kenneth H. L. Light
Viagem de estudos – Inglaterra e Escócia – dezembro de 2011

Maria de Fátima Moraes Argon
Ministrará a palestra “A Estátua de D. Pedro II: arte, memória e política” IHGB – Rio de Janeiro – 14/12/2011

Vera Abad
Participou, como editora, da Feira de Editores no Museu da República – Rio de Janeiro – novembro de 2011.

ELEIÇÃO NO IHP

Em Assembléia realizada no dia 12/12/2011, o Sr. Luiz Carlos Gomes e o Sr. Paulo Roberto Martins de Oliveira foram reeleitos como Presidente e Vice-Presidente do IHP para o período 2012/2013, assim como foram eleitos para o Conselho Fiscal a Sra. Marisa Guadalupe Blum Gonçalves e os Srs. Paulo Machado da Costa e Silva, Antonio Eugênio de Azevedo Taulois, Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Paulo José de Podestá Filho.