(04/02/2010)

Confrades e Confreiras,

A edição de 20/12/2009 do Diário de Petrópolis reportou que a “cidade não tem delimitação de bairros”. A matéria foi debatida na nossa reunião de 11 de janeiro, ficando designados a minha pessoa e os associados Paulo Roberto Martins de Oliveira e Arthur Leonardo de Sá Earp a redigir uma nota oficial do IHP em resposta. A integra está em anexo.

Na mesma oportunidade, estabeleceu-se que as reuniões mensais e as palestras deverão iniciar-se às 18h30min, encerrando-se às 20h. O calendário para o primeiro semestre, também aprovado, está publicado no nosso site.

Aproveito a oportunidade para convidar a todos para o encontro de 08/02/2010, no Silogeu Petropolitano, onde apreciaremos assuntos de interesse coletivo, lembrando que poderão ser apresentados livremente. Conto com a presença de todos.

Petrópolis, 01 de fevereiro de 2010

Luiz Carlos Gomes
Presidente

“DIVISÃO TERRITORIAL DA CIDADE”

“Tendo em vista matéria publicada, com destaque, na edição de 20/12/2009 deste jornal, o Instituto Histórico de Petrópolis se sente no dever de se pronunciar a respeito para esclarecimento da população. Necessário é dizer que, quanto à cidade, ou seja, o 1º Distrito, as afirmativas veiculadas não correspondem por inteiro à realidade.

Em primeiro lugar, não se pode esquecer que a cidade de Petrópolis sempre possuiu sua divisão territorial muito bem definida. Tal divisão, infelizmente não difundida no conhecimento geral, foi objeto de ratificação, quanto ao uso, pela Lei n.º 5.699, de 15/12/2000, exatamente por proposta deste Instituto.

Em segundo lugar, é preciso ressaltar que a vigente divisão da cidade em quarteirões soluciona as questões levantadas no correr do citado texto. As designações populares nasceram por outros motivos, merecem respeito mas não têm função no tocante à divisão territorial, especialmente para a aludida representação de entidades.

O Instituto Histórico de Petrópolis promoverá no próximo mês de março reunião aberta ao público e com especial convite às autoridades, visando a dar ao assunto, com a colaboração de todos, contornos firmes e indispensáveis à formação do perfeito cidadão desta cidade.”