“Petrópolis! (…). a viagem começava com a partida da barca na Prainha às duas horas da tarde até Mauá, onde os vagões esperavam os passageiros, depois na raiz da Serra, com os carros para a subida e, por fim, a chegada, já noite, ao Palatinado, com os cocheiros falando um português arrevesado e sotaque alemão (…) Sou dos raros que ainda alcançaram esses tempos: a barca, o trem, a diligência (crônica de Max Fleiuss, publicada no Jornal do Commercio, em 12 de maio de 1940).

 

O Instituto Histórico de Petrópolis, associação cultural que há 80 anos atua na preservação da história e da tradição de nossa “Cidade Imperial”, tendo em vista a realização de um plebiscito no dia 7 de outubro próximo, vem a público manifestar-se pela continuidade do passeio em “Vitórias” por tração animal, que há tantos anos encanta moradores, visitantes e turistas, pela experiência que proporciona, e que remonta ao século XIX, considerando o cuidado com os animais, a qualificação dos profissionais envolvidos na atividade, bem como a adequada manutenção dos veículos, tudo sob a égide da fiscalização pública. 

 As charretes, os monumentos, as festas como, por exemplo, a Bauernfest, os prédios, museus, as pontes vermelhas, são marcos simbólicos de Petrópolis. Não podemos destruir tudo aquilo que nos caracteriza e nos diferencia dos outros lugares. As ações impensadas ou movidas por interesses imediatos, muitas das vezes, são irreversíveis. Em tudo há prós e contra. É preciso buscar harmonia e equilíbrio.