DISCURSOS – SAUDAÇÃO DE RECEPÇÃO AO ASSOCIADO TITULAR JOSÉ LUIZ DE MENDONÇA COSTA EM SUA POSSE NO IHP

Arthur Leonardo de Sá Earp, Associado Titular, Cadeira n.º 25 – Patrono Hermogênio Pereira da Silva

Sra. Presidente, Sra. Secretária, Sras. e Srs. Convidados, Sras. e Srs. integrantes dos quadros de Associados do IHP, Sra. Vera Abad e Sr. Hamilton Chrisóstomo Frias Martins, também subscritores da indicação.

Dr. José Luiz de Mendonça Costa que hoje toma posse da Cadeira n.° 10, cujo Patrono é Carlos Grandmasson Rheingantz e que foi anteriormente ocupada pelo saudoso Paulo Roberto Martins de Oliveira, ganhou os primeiros conhecimentos e os desenvolveu em uma das sedes do reconhecidamente competente, disciplinado, atualizado e sólido ensino jesuíta, o Colégio Anchieta de Nova Friburgo, neste Estado.

Com tal respeitada base alcançou o curso superior e graduou-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Juiz de Fora, Minas Gerais.

A par do exercício nesta área, concluiu cursos de História da Baixada Fluminense no Instituto de Pesquisas e Análises Históricas e de Ciências Sociais da Baixada Fluminense, estabelecido em Nilópolis – cite-se, por experiência própria, ser tal região algo particularmente singular e notável dentre os aglomerados humanos.

Aqui residente, na Rua Mosela, participou do Curso de Guia de Turismo de Petrópolis elaborado pelo SESC e realizado em imóvel da Prefeitura Municipal existente na Rua Bingen, então destinado a abrigar o Centro de Excelência e Referência Tecnológica ligado à administração municipal.

Constou do Curso de Guia uma apresentação da estrutura fundamental do planejamento da Cidade, criado pelo pré-urbanista Koeler.

Passado o tempo, o Dr. José Luiz entrou em contato com o apresentador, movido pelo interesse de aprofundar, para melhor conhecimento, o que com atenção ouvira. Os encontros se sucederam, em debates que a ambos muito serviram.

Embora referido o propósito das conversas havidas, em certo dia o Dr. José Luiz surgiu com um insuspeitado volumoso livro que fizera editar.

Tendo por título “Petrópolis na História”, com 363 páginas, o autor, em 288 delas, narrou, em escrita leve e agradável e em esquema de montagem histórica original, feitos da humanidade e suas consequências, remotas ou próximas, diretas ou indiretas, em Petrópolis.

Da página 291 ao fim, o Dr. José Luiz incluiu minuciosas 1348 notas daquilo que utilizara em seu labor, farta Bibliografia, composta de livros, exposições, simpósios e outros, bem como indicação de Jornais, Revistas e Periódicos, acervos consultados e sites.

Contendo, no correr do texto, reprodução de documentos inteiros, fotos, mapas e plantas, é obra para se ter à mão com facilidade o material básico dos assuntos versados.

O IHP, em especial por exemplo dos fundadores, precisa de associados que produzam no sentido de cumprir a finalidade definida no Artigo 2° de seu Estatuto, semelhante a igual dispositivo do Estatuto de 1938.

Mais válida e sensível do que aqui se acaba de dizer é a opinião de pessoa desconhecida e relatada por familiar: “Olha, comprei um livro sobre Petrópolis na história…..e estou adorando.”

Bem-vindo ao IHP, Dr. José Luiz de Mendonça Costa.