Notícias 2001

NOTÍCIAS – 2001 25/11

25/11/2001 Resumo das Atividades de 2001 08/01 – Palestra do Prof. Pedro Rubens Pantolla de Carvalho, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “O Coronel Veiga e seu papel na elevação de Petrópolis à categoria de Cidade”. 12/02 – Sessão Solene de posse do Dr. Eduardo Henrique de Castro e Dr. Carlos Alberto da Silva Lopes, como sócios efetivos e do Cel. Cláudio Moreira Bento, Dr. Carlos Humberto Pederneiras Correa, Dra. Consuelo Pondé de Senna, Dra. Miridam B. Britto Falci e Dra. Cybelle Moreira de Ipanema, como sócios correspondentes. Apresentação do Conjunto “Anima e Cuore”, da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Leal Gastão. 12/03 – Sessão Comemorativa do 158 Aniversário da Fundação de Petrópolis. Palestra do Alm. Carlos O. Fróes, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “O Engenho de Serrar”. 16/03 – Solenidade Cívica junto ao Monumento do Major Júlio Frederico Koeler, com discurso do Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto. Solenidade de entrega dos Títulos de Cidadãos Petrópolitanos, honrarias e Medalha Koeler, conferida ao Dr. Divany Coutinho, do saudação aos agraciados pelo Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto. 09/04 – Assembléia Geral para prestação de contas, relatório das atividades e plano de ação para 2001. 14/05 – Palestra do Dr. Manoel de Souza Lordeiro, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “O Brasão de Petrópolis”. 18/05 – Sessão Solene de Inauguração da Representação do Marechal Eurico Gaspar Dutra, na Galeria dos Presidentes do Palácio Rio Negro, com palestra do Cel. Ivo de Albuquerque. 11/06 – Painel: “História e Meio Ambiente”, com a participação de Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança e do Dr. Enílcio José Rocha Collares, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da ECOTEMA. 09/07 – Palestra do Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “A Intentona Comunista de 1935”. 13/08 – Palestra do Ten. Cel. Ivo de Albuquerque, convidado do IHP, sobre o tema: “Duque de Caxias, Perfil do Militar e Estadista”. Mostra de peças representativas do culto da Nação à memória do Patrono do Exército Brasileiro. 10/09 – Palestra do Dr. Francisco de Vasconcellos, Sócio Efetivo do IHP, para reverenciar a memória do Dr. José Thomaz da Porciúncula, no transcurso do centenário de sua morte, sobre o tema: “Visão e Revisão de Porciúncula no seu Centenário de Morte”. 08/10 – Painel Comemorativo do Vôo Dirigível por Alberto Santos Dumont, com a participação […] Read More

NOTÍCIAS – 2001 21/11

21/11/2001 O Instituto Histórico de Petrópolis recebeu o livro “Os Barões do Café – Titulares do Império no Vale do Paraíba Paulista”, de autoria do professor José Luiz Pasin. Trata-se de um alentado trabalho que apresenta de forma atraente, inteligente e versátil a genealogia da nobreza imperial do Vale do Paraíba Paulista. José Luiz Pasin é membro fundador do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), historiador, professor universitário e membro do Instituto Genealógico Brasileiro. O presidente do IHP, professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, participou da Jornada de História e Filosofia, organizada pelo Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica de Petrópolis. Na oportunidade, proferiu palestra sobre o tema “A Inglaterra no Século XVI”. Fundada em 5 de março de 1901, a Editora Vozes Ltda. foi homenageada pelo IHP no transcurso de seu centenário. Na sessão de 12 de novembro, o Dr. Paulo Machado da Costa e Silva, sócio efetivo do Instituto, pronunciou brilhante e muito aplaudida palestra sobre o tema: “A influência das Vozes na cultura petropolitana”. Do Presidente do IHP, professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, o representante da Editora, Frei Ludovico Garmus, recebeu o Diploma de Mérito, pela contribuição contínua e decisiva da mesma, para o desenvolvimento da cultura petropolitana. O genealogista Paulo Roberto Martins de Oliveira, sócio efetivo do IHP, foi agraciado com o prêmio “Walter Bretz”, para pesquisa histórica, da Academia Petropolitana de Letras. O referido prêmio será entregue em solenidade a ser realizada no próximo dia 2 de dezembro, às 17:OO horas, no Teatro Santa Cecília.

NOTÍCIAS – 2001 17/10

17/10/2001 Em Petrópolis, o primeiro templo erguido em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, a Capela do Bingen, está comemorando este ano o seu centenário de existência. A Capela de Nossa Senhora Auxiliadora nasceu da devoção da boa gente do Bingen, sobretudo dos descendentes dos colonos Meyer, Justen, Winter, Troyack, Vogel, Deister e outros. Sua origem primitiva é encontrada numa pequena Herma, edificada por João Meyer, em ação de graças por ter se recuperado de uma enfermidade que o acometera, no morro que mais tarde seria batizado com o nome de “São Francisco”. Em 15 de setembro de 1901, Frei Jacob O.F.M., fundou a Liga de Nossa Senhora Auxiliadora e, em 8 de outubro de 1901, D. Francisco do Rego Maia, 1 º Bispo da Diocese de Niterói, que exercia sua cátedra episcopal em Petrópolis, quando nossa cidade, em conseqüência do Decreto Consistorial, de 16 de julho de 1897, do Papa Leão XIII, sediou a Diocese fluminense, benzeu a nova capela e celebrou missa campal. Por seu artigo sobre o Marechal Eurico Gaspar Dutra, publicado na série Brasileiros Ilustres em Petrópolis, na Tribuna de Petrópolis de 12 de agosto passado, o Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, recebeu carta de agradecimento do ilustríssimo senhor Antônio João Dutra, filho do presidente homenageado. Na sessão solene, realizada em 8 de outubro, o Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, solicitou que fosse registrado em ata, um voto de congratulações à Tribuna de Petrópolis, por ocasião da passagem de seu 99º Aniversário. Na oportunidade, o Presidente congratulou-se com o jornalista Silvio de Carvalho, presente ao ato, tecendo comentários elogiosos aos encartes publicados sob a coordenação do mesmo, contendo fotografias do Arquivo do Museu Imperial (Coleção: Rodolfo Haack e José Kopke Fróes) e à excelência dos artigos de autoria de Carlos Oliveira Fróes, Aurea Maria de Freitas Carvalho, Francisco de Vasconcellos, Joaquim Elóy Duarte dos Santos e Manoel de Souza Lordeiro, todos sócios efetivos do IHP. No próximo dia 12 de novembro, às 18:30 horas, em sua sede o Silogeu Petropolitano, o IHP estará homenageando a Editora Vozes de Petrópolis, pela passagem de seu centenário. Na oportunidade, o Prof. Paulo Machado Costa e Silva, sócio efetivo do Instituto, proferirá palestra sobre o tema: “A INFLUÊNCIA DAS VOZES NA CULTURA PETROPOLITANA”.

NOTÍCIAS – 2001 06/09

06/09/2001 A Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa do Vereador RICARDO MARANHÃO, aprovou na Sessão Plenária de 10 de agosto de 2001, uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Instituto Histórico de Petrópolis, na pessoa de seu Presidente Professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, em homenagem ao Dia do Escritor. O Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, participou da Jornada de História e Filosofia, da Universidade Católica de Petrópolis, realizada em 25 de agosto do corrente, proferindo palestra sobre o tema: “ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO RENASCIMENTO”. No próximo dia 10 de setembro, às 18:30 horas, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, na Praça da Liberdade, 247, o Instituto Histórico de Petrópolis, estará realizando mais uma sessão estatutária. Na oportunidade, o Dr.Francisco de Vasconcellos, sócio efetivo do IHP, proferirá palestra sobre o tema: “VISÃO E REVISÃO DE PORCIÚNCULA, NO SEU CENTENÁRIO DE MORTE”. No próximo dia 24 de setembro, o Instituto Histórico de Petrópolis estará completando mais um ano de profícua existência. São 63 anos pesquisando a nossa História e envidando esforços pela preservação de nosso patrimônio histórico, artístico e cultural. Em comemoração aos 100 Anos da Dirigibilidade, em 19 de outubro do corrente, o Instituto Histórico de Petrópolis realizará no próximo dia 10 de outubro, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, uma sessão comemorativa do importante evento. Na ocasião, será realizado um Painel com a participação do Sr. Jorge Henrique Dumont Dodsworth, convidado especial do IHP, abordando o tema: “SANTOS-DUMONT, O HOMEM”; Dr. Manoel de Souza Lordeiro, sócio efetivo do IHP, abordando o tema: “SANTOS – DUMONT, O INVENTOR” e do Professor Joaquim Elóy Duarte dos Santos, sócio efetivo do IHP, abordando o tema: “SANTOS–DUMONT E PETRÓPOLIS”.

NOTÍCIAS – 2001 19/06

19/06/2001 O Almirante Carlos Oliveira Fróes, sócio efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis, a 29 de junho será o orador da solenidade realizada junto ao monumento Koeler, em comemoração à chegada dos Primeiros Colonos Alemães a Petrópolis. Na mesma data a sócia efetiva Maria de Fátima Moraes Argon e Neibe Cristina Machado da Costa irão a Universidade Federal de Viçosa; na oportunidade a primeira fará uma palestra sobre o Arquivo Histórico do Museu Imperial, dividida em 2 partes: 1ª – Memória, Documentos e Informação; 2ª – Reflexões sobre o arquivo da família imperial e o papel de d. Pedro II na sua formação. Foi recentemente lançado o livro O império em procissão, de LILIA MORITZ SCHWARCZ. Editora: JORGE ZAHAR, 2001. Uma análise dos símbolos do teatro político a partir da cerimônia de coroação de D. Pedro II. A historiadora estuda as insígnias, os emblemas, os palácios e a etiqueta para analisar a mentalidade da época. Foi publicado o livro Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX, de PEDRO KARP VASQUEZ. Editora: METALIVROS, 2000. A presença constante da comunidade alemã no Brasil do século XIX pode ser conferida neste trabalho que reúne 150 fotografias de viajantes alemães. A compilação foi feita em museus e instituições brasileiras e alemãs e põe em evidência, afora o valor histórico, um apurado senso estético dos autores. Foi publicado o livro  A Estereoscopia no Brasil, de JOSE INACIO PARENTE. Editora: SEXTANTE. 1999. Esta forma de fotografia tridimensional tornou-se uma febre, no período de 1855 a 1955. Uma câmera produz duas imagens com poucas diferenças. Ao juntá-las, produz uma imagem tridimensional, com volume. O livro apresenta uma viagem ao Rio de Janeiro por meio desta técnica. A família imperial, os primeiros bondes, os habitantes da cidade e os costumes de época são retratados.

NOTÍCIAS – 2001 05/06

05/06/2001 18 de maio de 2001 Solenidade de inauguração do retrato do ex-presidente Eurico Gaspar Dutra na galeria do Palácio Rio Negro, residência oficial de veraneio, dos Presidentes da República em Petrópolis. A solenidade, realizada em parceria entre o Instituto Histórico de Petrópolis e a Fundação Cultural Petrópolis, teve como orador o Coronel Ivo de Albuquerque e contou com a presença do Sr. João Dutra, filho do ex-presidente homenageado. Após a abertura do ato solene pelo Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, o Coronel Ivo de Albuquerque proferiu inspirada palestra, ressaltando as virtudes cívicas e militares do homenageado, suas importantes realizações como Ministro da Guerra e Presidente da República e fatos que o ligaram a Petrópolis. No local da representação dos presidentes, o Prof. Paulo Roberto Lisboa ressaltou a importância do evento, após o que foi inaugurado pelo Sr. João Dutra e pelo Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, o retrato do ilustre militar, encerrando-se a cerimônia com um coquetel. 31 de maio de 2001 Acontecerá a posse da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas. Na ocasião, o Dr. Adelino Brandão, sócio correspondente do Instituto Histórico de Petrópolis, estará tomando posse no cargo de Relações Públicas da referida Academia. 10 de junho de 200l Será realizado o II Passeio Histórico-Ecológico da Serra da Estrela, promovido em pareceria entre o Centro de Pesquisas Ambientais da Universidade Católica de Petrópolis, o Instituto Histórico de Petrópolis, a Fundação Cultural Petrópolis e a Petrotur. O passeio terá início às 8 horas, sendo o local de encontro a Igreja de Santo Antônio do Alto da Serra. 11 de junho de 2001 O Instituto Histórico de Petrópolis, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, à Praça da Liberdade, 247, promoverá um Painel sobre o tema: História e Meio Ambiente. Os oradores serão o Princípe Dom Pedro Carlos de Orleans  e Bragança, presidente do Instituto Ecotema e o Engenheiro José Enílcio Rocha Collares, vice-presidente do mesmo Instituto. O painel terá início às 18.30 horas. 29 de junho de 2001 O Almirante Carlos Oliveira Fróes, sócio efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis, será o orador da solenidade realizada junto ao monumento Koeler, em comemoração à chegada dos Primeiros Colonos Alemães a Petrópolis.

NOTÍCIAS – 2001 03/05

03/05/2001 Em solenidade da Academia Petropolitana de Letras, realizada no Teatro Santa Cecília, em 27 de abril, receberam o título de Sócios Honorários, os sócios efetivos do IHP Carlos Alberto da Silva Lopes, Carlos Oliveira Fróes e Raul Lopes. Na mesma solenidade foram agraciados com os prêmios “Joaquim Gomes dos Santos” e “Walter Bretz” os sócios efetivos do IHP Carlos Alberto da Silva Lopes e Arthur Leonardo de Sá Earp, respectivamente. No próximo dia 14 de maio, às 18,30 horas, no Silogeu Petropolitano, Sede do IHP, o confrade Manoel de Souza Lordeiro proferirá palestra sobre o tema: “O Brasão de Petrópolis”. O IHP está organizando um Curso de Extensão Cultural “Petrópolis e sua História”, para professores do ensino fundamental e médio. O programa do curso está distribuído por 40 horas, que serão ministradas pelos sócios efetivos do Instituto.

NOTÍCIAS – 2001 24/07

24/07/2001 O Presidente do IHP, designou o sócio efetivo Manoel de Souza Lordeiro para integrar a Comissão constituída pela Fundação Cultural Petrópolis para preparar as Festividades de Comemoração dos 100 Anos da Dirigibilidade, em 19 de outubro do corrente ano. Em 11 de junho do corrente, o sócio efetivo do IHP Manoel de Souza Lordeiro integrou a Comitiva da Fundação Cultural Petrópolis, que visitou a Fazenda Cabangu, local de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Centro de Atendimento Integral à Criança – CAIC e a Associação Cultural Santos Dumont. Em 10 de novembro de 1997, a Diretoria do IHP criou o DIPLOMA DO MÉRITO para homenagear pessoas e entidades que tenham contribuído no sentido de facilitar a pesquisa histórica, sobretudo a pesquisa da história local e/ou tenham prestado relevantes serviços ao IHP. Até a presente data o referido Diploma foi conferido a Cirlei Meira Braga, ex-funcionária do Arquivo Histórico da Biblioteca Municipal, em 1997; Tribuna de Petrópolis, em 1998; Universidade Católica de Petrópolis, em 1999; Thalita de Oliveira Casadei, sócia correspondente do IHP, em 2000. O IHP recebeu a Revista n º 34, de maio de 2001, do Instituto Histórico Vale Paraibano, com artigos, palestras e discursos de vários associados e convidados, bem como notícias do I Encontro Regional dos Institutos Históricos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, ocorrido em sua sede. O IHP recebeu o Informativo n º 128, Edição Especial, do Instituto de Estudos Valeparaibanos, com um interessante trabalho de José Luiz Pasin, sobre A formação Histórica e Cultural do Vale do Paraíba Paulista e outros. No próximo dia 13 de agosto, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, na Praça da Liberdade, 247, às 18:30 horas, o IHP realizará sua sessão mensal. Na oportunidade, o Cel. Ivo de Albuquerque proferirá palestra sobre o tema: “O DUQUE DE CAXIAS: PERFIL DO MILITAR E ESTADISTA”.

NOTÍCIAS – 2001 05/03

05/03/2001 Joaquim Eloy dos Santos O Instituto Histórico de Petrópolis realizará, no próximo dia 12 de março, 2ª feira, às 18:30 horas, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, na Praça da Liberdade, 247, Petrópolis (RJ), Sessão Solene, comemorativa da FUNDAÇÃO DE PETRÓPOLIS. Na oportunidade, proferirá palestra sobre o resultado de suas recentes pesquisas, relacionadas ao tema, o consócio CARLOS DE OLIVEIRA FRÓES. No próximo dia 13 de março, às 19:00, na Sala Afonso Arinos do Centro de Cultura Raul de Leoni, a consócia Ruth B. Júdice, proferirá palestra sobre o tema: Aspectos da Arquitetura Petropolitana, em comemoração ao 158º Aniversário de Petrópolis. No próximo dia l4 de março, às 19:00 horas, na Sala Afonso Arinos do Centro de Cultura Raul de Leoni, o consócio Antônio Eugênio Taulois, proferirá palestra sobre o tema: A Região de Petrópolis na visão do Barão de Langsdorff, em comemoração ao 158º Aniversário de Petrópolis. No próximo dia 16 de março, sexta feira, às 9:00 horas, será realizada uma Solenidade Pública, junto ao Monumento Koeler, com a participação do Instituto Histórico de Petrópolis. No próximo dia 16 de março, sexta feira, às 19:30 horas, será realizada uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Petrópolis, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Petrópolis e o Instituto Histórico de Petrópolis, em comemoração ao 158º Aniversário da Cidade, no Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha.Na oportunidade, serão entregues Títulos e Honrarias concedidos pelo Legislativo.