Notícias 2004

NOTÍCIAS – 2004 19/09

19/09/2004 Joaquim Eloy Duarte dos Santos Atingimos a segunda metade do ano de 2004, já em setembro, com boa soma de realizações e excelentes encontros culturais. O Instituto continua fiel ao seu princípio de difusão, estudo e pesquisa de nossa História, com atenção especial à de Petrópolis e à Fluminense. É inestimável a colaboração que tem prestado, através de seus pesquisadores, à Cultura Histórica, seja pela atenção aos consulentes que chegam através do “site”, ou pelo contato direto destes com a Diretoria e com sócios pesquisadores. Muitos mestrandos e doutorandos têm completado suas pesquisas e trabalhos através de contatos com o Instituto, o qual tem colaborado interessada e decisivamente nessas pesquisas e definições temáticas dos projetos. Interessante notar – e lamentavelmente – ter a nossa Universidade Católica de Petrópolis, há mais de duas décadas, desativado os cursos de graduação em História, Geografia e Turismo e, ainda, jamais ter criado especialidade em Doutorado e Mestrado nessas áreas fundamentais de nossa existência histórica. Assim, a cooperação do Instituto e de seus sócios aos pesquisadores tem se verificado em atenção aos estudantes de outros Municípios e Estados Brasileiros. O Instituto pretende elaborar documento, a ser encaminhado à nova administração universitária, sobre essa questão de fundamental importância para a Cultura de nosso Município. Preocupado com o estado do Arquivo Público Municipal, o Instituto formou uma comissão de sócios, resultando em documento de esclarecimento e reivindicatório destinado ao Executivo Municipal . Estamos divulgando no ”site” o inteiro teor desse documento, na página “Mensagem”. Realizamos, a partir do 2º semestre de 2004, palestras de raro interesse e com muito sucesso. O sócio Manoel de Souza Lordeiro, em julho, apresentou o inédito tema “A Presença em Petrópolis do Major Archer, o Pioneiro da Silvicultura no Brasil”; o Maestro Carlos Eduardo Fecher falou, a 9 de agosto, sobre a vida e obra do maestro e compositor petropolitano Cesar Guerra Peixe, no ensejo do 90º aniversário do nascimento desse que é considerado um dos grandes nomes da música erudita do século XX, de fama internacional. O General Luiz Gonzaga Schroeder Lessa apresentou magnífica conferência sobre o tema “A Amazônia Brasileira – Riscos em Potencial”; o sócio Eduardo Henrique de Castro apresentou interessante produção literária e histórica, representada por crônicas, que intitulou “Crônicas de Então”. O restante do ano de 2004 está com boa programação, em espaço próprio de nosso “site”, na página “Calendário”. Consulte, opine, prestigie.  

NOTÍCIAS – 2004 27/06

27/06/2004 Joaquim Eloy Duarte dos Santos No mês de junho o IHP comemorou duas datas históricas, com a realização de painéis abertos a debates: o primeiro – Bicentenário de Júlio Frederico Koeler – , com a participação do sócio Arthur Leonardo de Sá Earp (Koeler, a Planta e os Quarteirões), da representante do Clube 29 de Junho Sra. Neyse Lioy (A Cidade de Koeler: Mainz), do representante de Igreja Evangélica de Confissão Luterana Sr. Márcio Simões da Costa (A Igreja Luterana e o Colégio J. F. Koeler) e do presidente da Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos Dr. Lúcio Ricardo Mendonça Mário (Desenvolvimento urbanístico pós Koeler). Local: Casa de Cláudio de Souza (Silogeu Petropolitano), à Praça da Liberdade nº 247; data: 16 de junho de 2004; o segundo – 150 Anos da 1ª Ferrovia do Brasil -, com a participação dos sócios Joaquim Eloy Duarte dos Santos (Mauá e D. Pedro II) e Manoel de Souza Lordeiro (Os 150 anos da Ferrovia – Detalhes Técnicos e Históricos) e do dirigente da Associação dos Antigos Ferroviários do Brasil engenheiro Sr. Luiz Octavio Silva Oliveira. Local: Pátio Lourenço Luís Lacombe, no Museu Imperial de Petrópolis; data: 21 de junho de 2004. Enriquecendo a comemoração do bicentenário de Júlio Koeler, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana realizou culto religioso na manhã de 20 de junho de 2004, seguido de manifestações artísticas com grupos folclóricos alemães e show infantil com Fernanda Meisan e Silvio Rafael (Grupo Recontando de Comédia) e finalizando com almoço típico alemão. No tópico destinado às atividades culturais do IHP, consta da página “Calendário” toda a programação para o ano de 2004, aí incluída a já cumprida, com eficiência e sucesso, no 1º semestre. Como o ano de 2004 assinala a importantíssima data dos 100 anos de Fábrica Werner, um dos próximos encontros de nosso calendário terá a efeméride como tema, quando o IHP terá oportunidade de homenagear os atuais dirigentes da empresa, a Família Landau Remy.  

NOTÍCIAS – 2004 30/03

30/03/2004 Joaquim Eloy Duarte dos Santos Na segunda-feira, dia 12 de abril, o IHP estará reunido em Assembléia Geral Ordinária para o estudo e posterior aprovação do Relatório e das Contas da Diretoria relativas ao ano findo de 2003. Na mesma Assembléia será procedida a eleição de novo sócio para a cadeira vaga com a renúncia da sócia Maria das Neves Leite Krüger, que fixou residência no Estado do Paraná. No mês de maio estará na sessão ordinária do IHP a bibliotecária e arquivista Marisa de Souza Gomes, responsável pela Sala Petrópólis, na Biblioteca Municpal, para receber o nosso Diploma de Mérito e proferir palestra sobre o Arquivo Público do Município. O IHP participou dos festejos comemorativos do aniversário de Petrópolis – 161 anos – em parcerias com a Câmara Municipal e a Prefeitura. Na noite de 15 de março, presidiu ao lado do presidente da Câmara Vereador Lucélio Ribeiro a solenidade de entrega dos titulos de cidadãos honorários, no Palácio Quitandinha, em magnífica festividade. Na manhã de 16 de março, junto ao monumento de Julio Frederico Köeler, presidiu ao lado do prefeito Rubens Bomtempo a solenidade oficial, seguida de Missa de Ação de Graças na Catedral de Petrópolis e Culto Evangélico no Palácio de Cristal. O sócio Carlos de Oliveira Fróes, em março último, proferiu palestra no IHP sobre o tema da fundação de Petrópolis vista através da análise documental. Um belo trabalho de pesquisa, com novo enfoque e revelações para a compreensão dos primeiros dias da Cidade Imperial.

NOTÍCIAS – 2004 15/02

15/02/2004 Joaquim Eloy Duarte dos Santos Já confirmadas as datas das seguintes palestras em 2004: Março 08 – A Comemoração da data da Fundação de Petrópolis – Carlos de Oliveira Fróes. Junho 14 – Petrópolis e o 1º Governo de Nilo Peçanha – Francisco de Vasconcellos. Julho 12 – Presença em Petrópolis do Major Archer, o pioneiro da Silvicultura no Brasil – Manoel de Souza Lordeiro. No dia 12 de abril, a Assembléia Geral Ordinária para apreciação do Relatório e das Contas da Tesouraria referentes ao ano findo de 2003. Eleição para preenchimento da cadeira nº 21, patronímica de Gustavo Ernesto Bauer, vaga com a renúncia de Maria das Neves França Leite Krüger, que fixou residência definitiva em Curitiba no Paraná, passando à categoria de Sócia Correspondente. Em 2004 o Instituto recebeu publicações do Instituto Histórico Paraibano, do Instituto de Estudos Valeparaibanos, as Notícias Bibliográficas e Históricas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP e o Boletim Informativo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, todos de janeiro e fevereiro de 2004, acusados os recebimentos e integrados à nossa Biblioteca. O presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Joaquim Eloy Duarte dos Santos, recebeu Diploma de Sócio Correspondente do Instituto Histórico Paraibano. Nosso sócio Manoel de Souza Lordeiro foi agraciado com o “Prêmio Walter Bretz”, para pesquisa histórica, relativo do ano de 2003, pela Academia Petropolitana de Letras. A entrega da honraria dar-se-á a 17 de março próximo, em local a ser designado. O reconhecimento ao trabalho de nosso sócio integra o “Prêmio Academia Petropolitana de Letras”, criado em 1984 e em sua 14ª edição. Grande sucesso do sócio Ivo Albuquerque em sua palesra no dia 8 de fevereiro, sobre o tema “Participação Brasileira na conquista do Prêmio Nobel da Paz em 1988”. 2004 assinala a passagem dos 150 anos da 1ª Estrada de Ferro do Brasil, construída pelo Barão de Mauá e inaugurada pelo imperador D. Pedro II. O Instituto montará um painel comemorativo, esperando inscrições de nossos sócios e parcerias de entidades petropolitanas.