Notícias 2005

NOTÍCIAS – 2005 04/11

(04/11/2005) Joaquim Eloy Duarte dos Santos O Museu e o IHP estão organizando o seminário “As Muitas Faces de Pedro”, que se realizará nos dias 29 e 30/11 e 1/12. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, pois há limite de vagas, no endereço www.museuimperial.gov.br/form_evento.htm  . O IHP, no ano de 2005 efetivou várias homenagens a figuras proeminentes de nossa História, como Hermogênio Silva, Luiz de Oliveira, Carmen Miranda, Hermes da Fonseca e Einstein e, ainda, relembrou religiosos e religiosas de ascendência germânicas. O IHP esteve presente a todos os eventos comemorativos do 60º aniversário do término da II Guerra Mundial, junto ao 32º Batalhão de Infantaria Motorizado e à Associação dos Ex-Combatentes, em solenidades, retretas e formaturas militares, com presença na Câmara Municipal e Paço Municipal. Recebemos homenagens civis e militares. Na Assembléia Eletiva de 19 de dezembro de 2005, será efetivada alteração no Estatuto Social para atender à Lei Federal que regulamentou o registro e funcionamento das entidades culturais e de serviço. A principal modificação será nos termos “sócio”, que passará a “Associado” e “Sociedade” que passará a “Associação”. A Diretoria estará reunindo várias entidades públicas e privadas para a realização de um encontro fluminense sobre Colonização, para comemorar os 160 anos da Colonização Germânica em Petrópolis. O presidente já esteve em audiência com o Presidente da Fundação de Cultura e de Turismo, Dr. Marcos Santiago, e aquele órgão de manifesta disposto a colaborar. Continuará o IHP a participação em reuniões que visem à volta da malha ferroviária para a nossa região. Um tema difícil, complicado, mas que depende muito de vontade política. Aguardemos.

NOTÍCIAS – 2005 02/10

(02/10/2005) Joaquim Eloy Duarte dos Santos O IHP, no ano de 2005 efetivou várias homenagens a figuras proeminentes de nossa História, como Hermogênio Silva, Luiz de Oliveira, Carmen Miranda, Hermes da Fonseca e Einstein e, ainda, relembrou religiosos e religiosas de ascendência germânicas. O IHP esteve presente a todos os eventos comemorativos do 60º aniversário do término da II Guerra Mundial, junto ao 32º Batalhão de Infantaria Motorizado e à Associação dos Ex-Combatentes, em solenidades, retretas e formaturas militares, com presença na Câmara Municipal e Paço Municipal. Recebemos homenagens civis e militares. Na Assembléia Eletiva de 19 de dezembro de 2005, será efetivada alteração no Estatuto Social para atender à Lei Federal que regulamentou o registro e funcionamento das entidades culturais e de serviço. A principal modificação será nos termos “sócio”, que passará a “Associado” e “Sociedade” que passará a “Associação”. A Diretoria estará reunindo várias entidades públicas e privadas para a realização de um encontro fluminense sobre Colonização, para comemorar os 160 anos da Colonização Germânica em Petrópolis. O presidente já esteve em audiência com o Presidente da Fundação de Cultura e de Turismo, Dr. Marcos Santiago, e aquele órgão de manifesta disposto a colaborar. Continuará o IHP a participação em reuniões que visem à volta da malha ferroviária para a nossa região. Um tema difícil, complicado, mas que depende muito de vontade política. Aguardemos.

NOTÍCIAS – 2005 13/02

(13/02/2005) Joaquim Eloy Duarte dos Santos A 1ª reunião do ano, em 17 de janeiro de 2005, estabeleceu as primeiras providências administrativas e uma abertura da agenda de realizações. Ficou mantida a tradição das segundas 2ªs. feiras de cada mês para os encontros dos sócios e seus convidados, sempre às 18h30min., no Silogeu Petropolitano. Excepcionalmente, a reunião de 14 de fevereiro não foi realizada e adiada para 21 do mesmo mês, em virtude das festividades do Carnaval caírem nos primeiros dias, desviando atenções gerais e mantendo fechados os serviços públivos essencias, indispensáveis ao funcionamento normal do Instituto. Já estão inscritos para as palestras, com datas agendadas, os seguintes sócios: 21 de fevereiro: Joaquim Eloy Duarte dos Santos: Sesquicentenário do Teatro Realista no Brasil a Epopéia do Ginásio Dramático. 14 de março – Carlos de Oliveira Fróes – Aniversário de Petrópolis (título provisório) 09 de maio – Ivo de Albuquerque – Marechal Hermes da Fonseca – 150 anos 13 de junho – Paulo Roberto Martins de Oliveira – Os Religiosos Descendentes dos Colonizadores. 11 de julho – Dr. Kenneth Light – tema da História do Brasil – título a ser fornecido pelo palestrante que é nosso Sócio Correspondente 12 de setembro – Antônio Eugênio Taulois – A Guarda Nacional em Petrópolis 10 de outubro – Fernando de Mello Gomide – O Físico Einstein (título provisório) 05 de dezembro – 180 anos de D. Pedro II – festividade compartida com a Sociedade Cultural Petropolitana, a programar. Ainda por programar as datas de 8 de agosto e 14 de novembro. A Assembléia Geral Ordinária para apreciação do Relatório e Contas da Diretoria será realizada a 11 de abril, no Silogeu Petropolitano, com 1ª convocação às 18h30min. A Diretoria estará reunindo várias entidades públicas e privadas para a realização de um encontro fluminense sobre Colonização, para comemorar os 160 anos da Colonização Germânica em Petrópolis. O presidente já esteve em audiência com o Presidente da Fundação de Cultura e de Turismo, Dr. Marcos Santiago, e aquele órgão de manifesta disposto a colaborar. Continuará o IHP, em 2005, a participação em reuniões que visem à volta da malha ferroviária para a nossa região. Um tema difícil, complicado, mas que depende muito de vontade política. Aguardemos.