EMÉRITO EM TUDO

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

Abriram-se as portas para o fim da caminhada.

Fim sempre começo.

Transpondo o fio do mistério da vida, na crença devota pelo Altíssimo, D. José chega humildemente ao destino reservado a quem sempre fora plácido pastor, agora conduzindo as ovelhas iluminadas no campo da imortalidade. Na réstia impressa nos terrenos de sua caminhada, a marca de seu talento, obstinação, coragem, devoção, com registro imortal na história de sua vida.

Falar das obras, que o façam os biógrafos nas letras frias do registro; importante dizer sobre o homem e o quanto a iluminura de seus atos e gestos contribuíram para elevar o semelhante. Para isto fala seu sorriso que, por vezes, chegava à sonora gargalhada e seu jeito de ser franco ao tempo que doce, enérgico quanto compreensivo, pertinaz traído sempre pelo coração enternecido pelo sofrimento de seus discípulos.

A UCP está de pé graças a D. José Fernandes Veloso, que arrostou as maiores intempéries da incompreensão e do choque de vaidades, para solidificá-la no justo conceito nacional. E sempre ouvinte e terno conselheiro, sob impressionante objetividade. No trato com o alunado, o respeito e a candura; nas decisões pelo Conselho Universitário, sob argumentos claros e justos das denúncias, o presidente D. José não decidia antes de externar o seu objetivo de reconduzir a ovelha ao rebanho, antes do cumprimento da decisão regulamentar.

Presente, atento, caminhou léguas e léguas pelos corredores da Universidade, ouvindo e decidindo, avançando e retroagindo, com ímpar personalidade para alocar seus colaboradores nas funções adequadas e com eles decidindo de forma correta e sábia. Eu estava lá, eu vi, senti, vivi a cultura e a inteligência de nosso querido e imortal Bispo Diocesano e Reitor da UCP, D. José Fernandes Veloso.

Emérito Mestre, em tudo emérito; extraordinária criatura humana! Juntando-se a Monsenhor Gilberto Ferreira e outros grandiosos colaboradores, eis que vai chegando ao fim uma grande geração de educadores de nossa cidade..