Dia14 de agosto o Instituto realizou sessão ordinária, no decorrer da qual, a equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Petrópolis, apresentou o CD-ROM duplo, como parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Petrópolis.

No próximo dia 24 de setembro, o Instituto Histórico de Petrópolis completa 62 anos de sua fundação. A importante data será comemorada na sessão ordinária do dia 11 de setembro, no decorrer da qual haverá uma apresentação do Coral Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Carlos Leal Gastão.

Na ocasião tomarão posse dois novos sócios: o Prof. Fernando de Mello Gomide, na cadeira que tem como patrono Henrique Kopke, como sócio efetivo e o Prof. Otto de Alencar Sá Pereira, como sócio correspondente.

Fernando de Mello Gomide é professor aposentado do Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e professor visitante do Centro de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. É sócio de várias Instituições científicas e filosóficas e tem publicado inúmeros trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras, os quais refletem sua capacidade de pesquisador realista e honesto na conclusão de suas investigações.

Tem acompanhado com grande interesse as atividades desenvolvidas pelo IHP, nele chegando a proferir interessante palestra intitulada “Textos da Bíblia em consonância com a Física Moderna”.

Otto de Alencar Sá Pereira, Bacharel em Direito e Licenciado em História, é Presidente do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro e Professor Titular de Realidade Social Brasileira da Universidade Católica de Petrópolis. É um renomado conferencista, já tendo proferido erudita palestra no IHP, sobre o Imperador D. Pedro II e colaborado com inúmeros artigos publicados na coluna que o Instituto mantém na Tribuna de Petrópolis.

O sócio efetivo do IHP, Dr. Francisco de Vasconcellos participou do XV Simpósio de História do Vale do Paraíba, realizado em Quatis (RJ), onde proferiu interessante palestra sobre o tema “Aspectos do desenvolvimento de Campos dos Goitacazes no século XIX”.

O Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, indicou como representante do mesmo, junto ao Conselho Municipal de Cultura e Tombamento Histórico, Cultural e Artístico, do Município de Petrópolis, os sócios efetivos Reinhold Godofredo Haak e Ruth Boucault Júdice.

O IHP está empenhado em recuperar a documentação relativa ao Banco Construtor, em razão de sua importância para o conhecimento do desenvolvimento de Petrópolis no que diz respeito à instalação e fornecimento de iluminação, água , calçamento etc., em período relativamente longo.