19/06/2001

O Almirante Carlos Oliveira Fróes, sócio efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis, a 29 de junho será o orador da solenidade realizada junto ao monumento Koeler, em comemoração à chegada dos Primeiros Colonos Alemães a Petrópolis.
Na mesma data a sócia efetiva Maria de Fátima Moraes Argon e Neibe Cristina Machado da Costa irão a Universidade Federal de Viçosa; na oportunidade a primeira fará uma palestra sobre o Arquivo Histórico do Museu Imperial, dividida em 2 partes: 1ª – Memória, Documentos e Informação; 2ª – Reflexões sobre o arquivo da família imperial e o papel de d. Pedro II na sua formação.

Foi recentemente lançado o livro O império em procissão, de LILIA MORITZ SCHWARCZ. Editora: JORGE ZAHAR, 2001.
Uma análise dos símbolos do teatro político a partir da cerimônia de coroação de D. Pedro II. A historiadora estuda as insígnias, os emblemas, os palácios e a etiqueta para analisar a mentalidade da época.

Foi publicado o livro Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX, de PEDRO KARP VASQUEZ. Editora: METALIVROS, 2000.
A presença constante da comunidade alemã no Brasil do século XIX pode ser conferida neste trabalho que reúne 150 fotografias de viajantes alemães. A compilação foi feita em museus e instituições brasileiras e alemãs e põe em evidência, afora o valor histórico, um apurado senso estético dos autores.

Foi publicado o livro  A Estereoscopia no Brasil, de JOSE INACIO PARENTE. Editora: SEXTANTE. 1999.
Esta forma de fotografia tridimensional tornou-se uma febre, no período de 1855 a 1955. Uma câmera produz duas imagens com poucas diferenças. Ao juntá-las, produz uma imagem tridimensional, com volume. O livro apresenta uma viagem ao Rio de Janeiro por meio desta técnica. A família imperial, os primeiros bondes, os habitantes da cidade e os costumes de época são retratados.