17/10/2001

Em Petrópolis, o primeiro templo erguido em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, a Capela do Bingen, está comemorando este ano o seu centenário de existência.

A Capela de Nossa Senhora Auxiliadora nasceu da devoção da boa gente do Bingen, sobretudo dos descendentes dos colonos Meyer, Justen, Winter, Troyack, Vogel, Deister e outros.

Sua origem primitiva é encontrada numa pequena Herma, edificada por João Meyer, em ação de graças por ter se recuperado de uma enfermidade que o acometera, no morro que mais tarde seria batizado com o nome de “São Francisco”.

Em 15 de setembro de 1901, Frei Jacob O.F.M., fundou a Liga de Nossa Senhora Auxiliadora e, em 8 de outubro de 1901, D. Francisco do Rego Maia, 1 º Bispo da Diocese de Niterói, que exercia sua cátedra episcopal em Petrópolis, quando nossa cidade, em conseqüência do Decreto Consistorial, de 16 de julho de 1897, do Papa Leão XIII, sediou a Diocese fluminense, benzeu a nova capela e celebrou missa campal.

Por seu artigo sobre o Marechal Eurico Gaspar Dutra, publicado na série Brasileiros Ilustres em Petrópolis, na Tribuna de Petrópolis de 12 de agosto passado, o Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, recebeu carta de agradecimento do ilustríssimo senhor Antônio João Dutra, filho do presidente homenageado.

Na sessão solene, realizada em 8 de outubro, o Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, solicitou que fosse registrado em ata, um voto de congratulações à Tribuna de Petrópolis, por ocasião da passagem de seu 99º Aniversário.

Na oportunidade, o Presidente congratulou-se com o jornalista Silvio de Carvalho, presente ao ato, tecendo comentários elogiosos aos encartes publicados sob a coordenação do mesmo, contendo fotografias do Arquivo do Museu Imperial (Coleção: Rodolfo Haack e José Kopke Fróes) e à excelência dos artigos de autoria de Carlos Oliveira Fróes, Aurea Maria de Freitas Carvalho, Francisco de Vasconcellos, Joaquim Elóy Duarte dos Santos e Manoel de Souza Lordeiro, todos sócios efetivos do IHP.

No próximo dia 12 de novembro, às 18:30 horas, em sua sede o Silogeu Petropolitano, o IHP estará homenageando a Editora Vozes de Petrópolis, pela passagem de seu centenário.

Na oportunidade, o Prof. Paulo Machado Costa e Silva, sócio efetivo do Instituto, proferirá palestra sobre o tema: “A INFLUÊNCIA DAS VOZES NA CULTURA PETROPOLITANA”.