25/11/2001

Resumo das Atividades de 2001
08/01 – Palestra do Prof. Pedro Rubens Pantolla de Carvalho, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “O Coronel Veiga e seu papel na elevação de Petrópolis à categoria de Cidade”.
12/02 – Sessão Solene de posse do Dr. Eduardo Henrique de Castro e Dr. Carlos Alberto da Silva Lopes, como sócios efetivos e do Cel. Cláudio Moreira Bento, Dr. Carlos Humberto Pederneiras Correa, Dra. Consuelo Pondé de Senna, Dra. Miridam B. Britto Falci e Dra. Cybelle Moreira de Ipanema, como sócios correspondentes. Apresentação do Conjunto “Anima e Cuore”, da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Leal Gastão.
12/03 – Sessão Comemorativa do 158 Aniversário da Fundação de Petrópolis. Palestra do Alm. Carlos O. Fróes, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “O Engenho de Serrar”.
16/03 – Solenidade Cívica junto ao Monumento do Major Júlio Frederico Koeler, com discurso do Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto. Solenidade de entrega dos Títulos de Cidadãos Petrópolitanos, honrarias e Medalha Koeler, conferida ao Dr. Divany Coutinho, do saudação aos agraciados pelo Presidente do IHP, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto.
09/04 – Assembléia Geral para prestação de contas, relatório das atividades e plano de ação para 2001.
14/05 – Palestra do Dr. Manoel de Souza Lordeiro, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “O Brasão de Petrópolis”.
18/05 – Sessão Solene de Inauguração da Representação do Marechal Eurico Gaspar Dutra, na Galeria dos Presidentes do Palácio Rio Negro, com palestra do Cel. Ivo de Albuquerque.
11/06 – Painel: “História e Meio Ambiente”, com a participação de Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança e do Dr. Enílcio José Rocha Collares, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da ECOTEMA.
09/07 – Palestra do Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “A Intentona Comunista de 1935”.
13/08 – Palestra do Ten. Cel. Ivo de Albuquerque, convidado do IHP, sobre o tema: “Duque de Caxias, Perfil do Militar e Estadista”. Mostra de peças representativas do culto da Nação à memória do Patrono do Exército Brasileiro.
10/09 – Palestra do Dr. Francisco de Vasconcellos, Sócio Efetivo do IHP, para reverenciar a memória do Dr. José Thomaz da Porciúncula, no transcurso do centenário de sua morte, sobre o tema: “Visão e Revisão de Porciúncula no seu Centenário de Morte”.
08/10 – Painel Comemorativo do Vôo Dirigível por Alberto Santos Dumont, com a participação do Sr. Jorge Henrique Dumont Dodsworth, convidado especial do IHP, proferindo palestra sobre o tema: “Santos-Dumont, o Homem; Dr. Manoel de Souza Lordeiro, Sócio Efetivo do IHP, proferindo palestra sobre o tema: “Santos-Dumont”, o Inventor; Prof. Joaquim Elóy Duarte dos Santos, Sócio Efetivo do IHP, proferindo palestra sobre o tema: “Santos-Dumont e Petrópolis”.
12/11 – Palestra do Dr. Paulo Machado Costa e Silva, Sócio Efetivo do IHP, sobre o tema: “A influência das “VOZES” na cultura petropolitana”, em comemoração ao Centenário da Editora Vozes Ltda.
03/12 – Assembléia Geral dos Sócios do IHP para eleição de nova Diretoria e da Comissão de Contas.