21/09/2002

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

Marcado para a Assembléia Geral Ordinária, em data a ser marcada no mês de abril de 2003, o pleito para o preenchimento da cadeira vaga com o falecimento do sócio Pedro Rubens Pantolla de Carvalho. Existe uma proposta protocolada e já com parecer favorável da Comissão Especial.
Sucesso a palestra do sócio Paulo Roberto Martins de Oliveira, na noite de 10 de setembro, sobre o tema “O Início da Companhia Petropolitana na Vestfália”. Seu trabalho muito bem documentado e explanado trouxe muitas novidades sobre a história da fábrica de tecidos que contribuiu muitíssimo para a expansão do 2º distrito de Petrópolis. Compareceram antigos operários da fábrica com depoimentos pessoais, enriquecendo os debates e promovendo intercâmbio de informações entre o Instituto e a Comunidade de Cascatinha.
A próxima reunião ordinária do Instituto ocorrerá a 14 de outubro quando o sócio professor Eduardo Henrique de Castro apresentará sua mais recente pesquisa versando sobre a Estrada União e Indústria – sua história, seu desenvolvimento e sua importância na integração dos distritos petropolitanos.
O Instituto está formando uma comissão de sócios para o fim de elaborar um documento sobre o turismo em Petrópolis, sua a fundamental importância para o futuro do Município, propondo-se a sugerir ao Poder Público ações efetivas e técnicas para o desenvolvimento de um turismo cultural e histórico haja vista ser Petrópolis uma rara cidade brasileira repositório de rico patrimônio histórico-cultural que abrange os períodos monárquico e republicano. Também proporá ao Poder Público a participação efetiva da Entidade em todos os grupos de trabalho que forem formados para objetivar o projeto.
O sócio Arthur Leonardo de Sá Earp está encerrando sua participação como representante do Instituto no Conselho de Títulos e Honrarias da Câmara Municipal de Petrópolis, após um período de 2 mandatos consecutivos, cumpridos com percuciente atividade, inclusive na recomposição do Regulamento e como relator de processos. Consoante o Regulamento não poderá ser reconduzido para mais um mandato já que cumpriu 4 anos consecutivos, limite máximo permitido.
Dentro em breve será iniciada uma reforma na Casa de Cláudio de Souza, o “Silogeu Petropolitano”, com a reconstrução do anexo que serviu de residência para empregados e que, na reforma, abrigará os serviços burocráticos das entidades que compõem o Silogeu.
O “Silogeu Petropolitano” retomou a administração compartida entre as entidades que o compõem: o Instituto Histórico de Petrópolis, a Academia Petropolitana de Letras, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, a Academia Petropolitana de Educação e o Centro de Atualização da Mulher Petropolitana. O órgão administrativo é integrado pelos presidentes das Entidades e nesse 1º semestre de funcionamento é o nosso presidente Joaquim Eloy Duarte dos Santos o administrador da Casa.
O Instituto tem mantido farta correspondência com diversos institutos históricos do país, recebendo doações de livros, revistas e publicações diversas e, na contrapartida, estes divulgam as nossas publicações, projetos e realizações.
A Diretoria está solicitando aos sócios inscrições individuais para as palestras a serem proferidas nas reuniões ordinárias do próximo ano de 2003. Será mantida a 2ª segunda-feira de cada mês para a realização das palestras e comunicações do corpo social. Poderão ocorrer eventos extraordinários, de acordo com decisão da Diretoria.

No Conselho de Títulos e Honrarias da Câmara Municipal de Petrópolis, foram apresentadas duas Moções Congratulatórias, que merecem registro em nosso site, seja pela relevância e oportunidade das homenagens, como pela entidades distinguidas.

A Academia Petropolitana de Letras completou em agosto 80 anos de existência e mereceu Moção Congratulatória por proposição do conselheiro e nosso sócio Arthur Leonardo de Sá Earp, do seguinte teor.

“O Conselho de Títulos e Honrarias da Câmara Municipal de Petrópolis, em perfeita consonância com as finalidades de que está incumbido, quer efusivamente cumprimentar a Academia Petropolitana de Letras ao completar oitenta anos, desde a fundação sob o nome de Academia Petropolitana de Ciências e Letras, posto ser indubitável que, ao correr desse tempo, concreta e destacadamente contribuiu para a vida cultural do município, moldando o saber de gerações através da iniciativa e da efetivação de acontecimentos relacionados às ciências e às artes, seja pelo valor e pelo esforço individual dos honrados membros que se sucederam nas cadeiras da instituição, seja pela atuação desta como um todo, entidade indissociável dos passos históricos que marcaram a cidade. Os oitenta anos da Academia Petropolitana de Letras não desmerecem a Medalha de Koeler que, com inteira justiça, já lhe foi outorgada. O Conselho se rejubila com isto e parabeniza a atual direção e cada integrante da Academia pela manutenção dos altos e relevantes ideais que a inspiram, ajudando Petrópolis a atingir os patamares mais elevados do verdadeiro progresso”.

O Coral dos Meninos Cantores de Petrópolis, os “Canarinhos de Petrópolis”, completando 60 anos também em agosto último, recebeu a Moção em seguida, proposta pelo conselheiro e nosso presidente Joaquim Eloy Duarte dos Santos:
CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
CONSELHO DE TÍTULOS E HONRARIAS
MOÇÃO CONGRATULATÓRIA
O Conselho de Títulos e Honrarias da Câmara Municipal de Petrópolis aprova a seguinte Moção Congratulatória pela efeméride do 60º Aniversário de Fundação do Coral dos Meninos Cantores de Petrópolis:

O Coral dos Meninos Cantores foi fundado a 15 de agosto de 1942 por Frei Leto Bienias, ofm. O frei, musicista de formação européia, nascido na cidade de Herne, Estado de Vestfália, na Alemanha, a 7 de abril de 1907, veio para o Brasil no ano de 1932, onde completou os estudos religiosos no Seminário do Rio Negro, no Paraná; passou pelo noviciado em Santa Catarina, cursou um ano de Filosofia em Rodeio, outro em Curitiba, terminando em Petrópolis, onde foi ordenado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus a 26 de novembro de 1939. Com apurada formação musical trazida da Alemanha, ocupou-se com o Coral dos Frades para, em seguida, criar o coral junto aos meninos da Escola Gratuita São José, daí surgindo o Coral dos Meninos Cantores e que recebeu a carinhosa denominação de “Canarinhos de Petrópolis”. Frei Leto conduziu o vitorioso Coral durante 30 anos, elevando-o à excelência e ao respeito nacional, passando-o, no ano de 1973, à batuta do maestro José Luiz Prim, brasileiro, nascido em Florianópolis, Santa Catarina a 14 de junho de 1935 que respeitou e ampliou com rara competência o trabalho de Frei Leto, mantendo e regendo o Coro até recentemente, quando foi designado para outras funções na Comunidade Franciscana Brasileira, assumindo a regência o talentoso maestro Marco Aurélio Licht, com formação no Coro e sob orientação de Frei José Luiz Prim.

A trajetória dos “Canarinhos” é do conhecimento da Comunidade Artística e Cultural do Município, de nosso Estado do Rio de Janeiro, do País e de muitos países onde o Coro brilhou em concertos de memoráveis registros. É hoje uma das mais queridas e mais nobres referências de nossa Cultura Petropolitana, em diuturna atividade.

Quando a entidade completou 40 anos de existência, a egrégia Câmara Municipal de Petrópolis, através da Resolução nº 536/82, de 25 de agosto de 1982, publicada a 26 de agosto de 1982, concedeu ao Coro dos Meninos Cantores a “Medalha de Köeler” no grau de Distinção.

Por último, o “Coro dos Meninos Cantores” foi o pioneiro da atividade coralista em nosso Município, entusiasmando a vocação musical de nossa juventude estando o movimento em plena expansão e sob o reconhecimento da Cultura Nacional e Internacional.
Conselho de Títulos e Honrarias
em 18 de setembro de 2002