15/09/2003

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

Paulo Roberto Martins de Oliveira, incansável e dedicado, continua seu levantamento da grande epopéia da colonização de Petrópolis, principalmente traçando os perfis genealógicos das famílias germânicas povoadoras do território, ampliando seu horizonte com levantamento de biografias de acadêmicos da Academia Petropolitana de Letras, em auxílio daquela instituição que elabora um acervo biográfico de grande valia para os estudiosos.
O ex-presidente professor Jerônymo Ferreira Alves Netto dedica-se ao estudo das grandes personalidades que amavam Petrópolis, aqui residiram nos verões, tornando-se verdadeiros petropolitanos e divulgadores de nossas belezas. O professor tem divulgado as biografias na página dominical do Jornal de Petrópolis e prepara-se para lançar, em livro, as biografias acabadas.
Raul Lopes é dedicação pura à coluna mantida no Jornal de Petrópolis, movimentando-se semanalmente para recolher os artigos dos sócios, divulgando trabalhos antigos essenciais para os pesquisadores de hoje e, ele próprio, produzindo artigos de raro interesse.
Dora Maria Pereira Rego Correia, com dedicação e competência, redige mensalmente as atas dos encontros e colabora diretamente com a presidência na divulgação dos eventos.
Arthur Leonardo de Sá Earp é o responsável pelo “site”, com um trabalho que honra e enobrece o IHP ao tempo em que promove a divulgação sem fronteiras de nossa existência e atividades. Na próxima reunião, dia 13 de outubro próximo, Arthur Leonardo apresentará trabalho sobre a pesquisa documental tomando como base a extraodinária epopéia dos aviadores lusitanos Gago Coutinho e Sacadura Cabral.