11/12/2003

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

A Diretoria reeleita para o biênio 2004-2005 está preparando o calendário de palestras para o ano de 2004, já com inscrições dos sócios Joaquim Eloy, Francisco de Vasconcellos, Carlos Oliveira Fróes e o sócio correspondente Luiz Paulo Macedo Carvalho.
O IHP recebeu correspondência do pesquisador Luiz Severiano S. Rodrigues, integrante da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Rio de Janeiro, remetendo biografia de Achille Biolchini, italiano que se radicou no Brasil e dirigiu o Instituto São José em Petrópolis e cujo acervo documental encontra-se no Arquivo do Museu Imperial de Petrópolis.
Foi aberta a vaga na cadeira n° 21 patronímica de Gustavo Ernesto Bauer, com a renúncia da sócia Bibliotecária Maria das Graças Neves Krüger. As inscrições estão abertas por 60 dias, a partir de 8 de dezembro.
A sócia Maria da Graças Neves Krüger, que fixou residência em Curitiba, no Paraná, foi agraciada com a honraria de “Sócia Emérita”, em razão do cumprimento sempre presente e participativo na vida do IHP enquanto sócia efetiva.
A Funcionária Pública Municipal, professora e arquivista Marisa receberá do IHP a honraria de “Mérito” pelo seu trabalho eficiente, cordial e corretamente profissional que vem emprestando ao Arquivo Público Municipal.
Foi aprovada na Assembléia Geral Ordinária de 8 de dezembro de 2003 a concessão do titulo de Sócio Correspondente do IHP ao historiador professor Dr. Luiz Hugo Guimarães, atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, escritor de mais de 20 livros de real mérito, principalmente no ramo da pesquisa histórica.
O IHP em preparativos para as comemorações do real centenário da aviação, onde a personalidade principal foi o inventor brasileiro Alberto Santos-Dumont, realizando o histórico e pioneiro vôo do 14-Bis, no ano de 1906. Santos-Dumont foi petropolitano honorário, construiu um chalé para sua moradia em Petrópolis, “A Encantada”, hoje o Museu Santos-Dumont, visitado anualmente por milhares de turistas e estudiosos de todo o Mundo.
Previsto para o ano de 2004 um “Curso de História de Petrópolis”, devendo a organização ter início em janeiro de 2004, com a participação de nosso quadro social.