15/02/2004

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

Já confirmadas as datas das seguintes palestras em 2004:
Março 08 – A Comemoração da data da Fundação de Petrópolis – Carlos de Oliveira Fróes.
Junho 14 – Petrópolis e o 1º Governo de Nilo Peçanha – Francisco de Vasconcellos.
Julho 12 – Presença em Petrópolis do Major Archer, o pioneiro da Silvicultura no Brasil – Manoel de Souza Lordeiro.
No dia 12 de abril, a Assembléia Geral Ordinária para apreciação do Relatório e das Contas da Tesouraria referentes ao ano findo de 2003. Eleição para preenchimento da cadeira nº 21, patronímica de Gustavo Ernesto Bauer, vaga com a renúncia de Maria das Neves França Leite Krüger, que fixou residência definitiva em Curitiba no Paraná, passando à categoria de Sócia Correspondente.
Em 2004 o Instituto recebeu publicações do Instituto Histórico Paraibano, do Instituto de Estudos Valeparaibanos, as Notícias Bibliográficas e Históricas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP e o Boletim Informativo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, todos de janeiro e fevereiro de 2004, acusados os recebimentos e integrados à nossa Biblioteca.
O presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Joaquim Eloy Duarte dos Santos, recebeu Diploma de Sócio Correspondente do Instituto Histórico Paraibano.
Nosso sócio Manoel de Souza Lordeiro foi agraciado com o “Prêmio Walter Bretz”, para pesquisa histórica, relativo do ano de 2003, pela Academia Petropolitana de Letras. A entrega da honraria dar-se-á a 17 de março próximo, em local a ser designado. O reconhecimento ao trabalho de nosso sócio integra o “Prêmio Academia Petropolitana de Letras”, criado em 1984 e em sua 14ª edição.
Grande sucesso do sócio Ivo Albuquerque em sua palesra no dia 8 de fevereiro, sobre o tema “Participação Brasileira na conquista do Prêmio Nobel da Paz em 1988″.
2004 assinala a passagem dos 150 anos da 1ª Estrada de Ferro do Brasil, construída pelo Barão de Mauá e inaugurada pelo imperador D. Pedro II. O Instituto montará um painel comemorativo, esperando inscrições de nossos sócios e parcerias de entidades petropolitanas.