19/09/2004

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

Atingimos a segunda metade do ano de 2004, já em setembro, com boa soma de realizações e excelentes encontros culturais.
O Instituto continua fiel ao seu princípio de difusão, estudo e pesquisa de nossa História, com atenção especial à de Petrópolis e à Fluminense.
É inestimável a colaboração que tem prestado, através de seus pesquisadores, à Cultura Histórica, seja pela atenção aos consulentes que chegam através do “site”, ou pelo contato direto destes com a Diretoria e com sócios pesquisadores. Muitos mestrandos e doutorandos têm completado suas pesquisas e trabalhos através de contatos com o Instituto, o qual tem colaborado interessada e decisivamente nessas pesquisas e definições temáticas dos projetos.
Interessante notar – e lamentavelmente – ter a nossa Universidade Católica de Petrópolis, há mais de duas décadas, desativado os cursos de graduação em História, Geografia e Turismo e, ainda, jamais ter criado especialidade em Doutorado e Mestrado nessas áreas fundamentais de nossa existência histórica. Assim, a cooperação do Instituto e de seus sócios aos pesquisadores tem se verificado em atenção aos estudantes de outros Municípios e Estados Brasileiros. O Instituto pretende elaborar documento, a ser encaminhado à nova administração universitária, sobre essa questão de fundamental importância para a Cultura de nosso Município.
Preocupado com o estado do Arquivo Público Municipal, o Instituto formou uma comissão de sócios, resultando em documento de esclarecimento e reivindicatório destinado ao Executivo Municipal . Estamos divulgando no ”site” o inteiro teor desse documento, na página “Mensagem”.
Realizamos, a partir do 2º semestre de 2004, palestras de raro interesse e com muito sucesso. O sócio Manoel de Souza Lordeiro, em julho, apresentou o inédito tema “A Presença em Petrópolis do Major Archer, o Pioneiro da Silvicultura no Brasil”; o Maestro Carlos Eduardo Fecher falou, a 9 de agosto, sobre a vida e obra do maestro e compositor petropolitano Cesar Guerra Peixe, no ensejo do 90º aniversário do nascimento desse que é considerado um dos grandes nomes da música erudita do século XX, de fama internacional. O General Luiz Gonzaga Schroeder Lessa apresentou magnífica conferência sobre o tema “A Amazônia Brasileira – Riscos em Potencial”; o sócio Eduardo Henrique de Castro apresentou interessante produção literária e histórica, representada por crônicas, que intitulou “Crônicas de Então”.
O restante do ano de 2004 está com boa programação, em espaço próprio de nosso “site”, na página “Calendário”. Consulte, opine, prestigie.