(07/02/2006)

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

A “Casa de Cláudio de Souza”, sede do Instituto Histórico de Petrópolis, acaba de receber a instalação de uma sala para exposições. A primeira “As Muitas Faces de Pedro”, montada pelo Museu Imperial de Petrópolis, foi inaugurada no final de novembro de 2005 e estará aberta ao público até o final de fevereiro de 2006. Quase mil interessados já a visitaram e assinalaram suas presenças no Livro próprio.

A casa funciona aberta ao público, de terça-feira a domingo, no setor das exposições. A visita é gratuita. A próxima Exposição terá como tema a “Petrópolis Antiga”.

Em 2006 o Instituto comemorará, em sessões especiais, os centenários do Bispo Diocesano de Petrópolis D. Manoel Pedro da Cunha Cintra, do Estadista Afonso Arinos de Mello Franco e do Teatrólogo Paschoal Carlos Magno e o sesquicentenário da morte do Marquês do Paraná; e, ainda, o cinqüentenário do Teatro Experimental Petropolitano.
(17/05/2007)
O ex-presidente Associado Paulo Machado da Costa e Silva está comemorando em 2007 os seus 90 anos de idade, com festejos na Câmara Municipal, no Instituto Histórico e junto aos familiares. O Associado é personalidade marcante da Cultura, do Magistério, da Pesquisa Histórica e da Política de Petrópolis, atuando hoje na Chefia Jurídica de Câmara Municipal, da qual foi vereador e presidente.Também, está com publicação diária, na “Tribuna de Petrópolis”, das atas da Câmara Municipal comentadas, em trabalho magnífico de percuciente pesquisa. Dirige a Ordem Terceira de São Francisco. O IHP homenageou o Associado na sessão de confraternização realizada no “Salão Hermogênio Silva” no último dia 16 de maio de 2007, com saudação pelo Presidente, pelo vereador Presidente do Legislativo e funcionários daquela Casa do Povo.

Na Assembléia Geral de abril de 2007 o plenário aprovou o Parecer do Conselho Fiscal dado às contas do Exercício Financeiro de 2006, bem como aprovou o Relatório da Diretoria referente ao mesmo período.

Novos Associados foram eleitos na mesma Assembléia para a titularidade das seguintes cadeiras:

CADEIRA Nº 1 – (Patrono Albino Siqueira) : KENNETH LIONEL LIGHT
CADEIRA Nº 8 (Patrono João Caldas Vianna) : LUIZ CARLOS GOMES
CADEIRA N° 13 (Patrono Amaro Emilio da Veiga : OAZINGUITO FERREIRA DA SILVEIRA FILHO
CADEIRA N° 36 (Patrono José Vieira Afonso) : PATRICIA FERREIRA DE SOUZA LIMA
CADEIRA Nº 38 (Patrono Vicente Amorim) : PEDRO CARLOS DE ORLEANS E BRAGANÇA.
O IHP relembrará, em noite especial, a vida e obra do saudoso Associado e ex-presidente Dr. Claudionor de Souza Adão, em conjunto com a Academia Petropolitana de Letras. A data está sendo marcada com a filha do homenageado, Profesora Regina Maria de Souza Adão, que falará sobre o historiador que completaria 90 anos de idade no corrente ano.