17/05/2007)

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

O ex-presidente Associado Paulo Machado da Costa e Silva está comemorando em 2007 os seus 90 anos de idade, com festejos na Câmara Municipal, no Instituto Histórico e junto aos familiares. O Associado é personalidade marcante da Cultura, do Magistério, da Pesquisa Histórica e da Política de Petrópolis, atuando hoje na Chefia Jurídica de Câmara Municipal, da qual foi vereador e presidente.Também, está com publicação diária, na “Tribuna de Petrópolis”, das atas da Câmara Municipal comentadas, em trabalho magnífico de percuciente pesquisa. Dirige a Ordem Terceira de São Francisco. O IHP homenageou o Associado na sessão de confraternização realizada no “Salão Hermogênio Silva” no último dia 16 de maio de 2007, com saudação pelo Presidente, pelo vereador Presidente do Legislativo e funcionários daquela Casa do Povo.

Na Assembléia Geral de abril de 2007 o plenário aprovou o Parecer do Conselho Fiscal dado às contas do Exercício Financeiro de 2006, bem como aprovou o Relatório da Diretoria referente ao mesmo período.

Novos Associados foram eleitos na mesma Assembléia para a titularidade das seguintes cadeiras:

CADEIRA Nº 1 – (Patrono Albino Siqueira) : KENNETH LIONEL LIGHT
CADEIRA Nº 8 (Patrono João Caldas Vianna) : LUIZ CARLOS GOMES
CADEIRA N° 13 (Patrono Amaro Emilio da Veiga : OAZINGUITO FERREIRA DA SILVEIRA FILHO
CADEIRA N° 36 (Patrono José Vieira Afonso) : PATRICIA FERREIRA DE SOUZA LIMA
CADEIRA Nº 38 (Patrono Vicente Amorim) : PEDRO CARLOS DE ORLEANS E BRAGANÇA.
O IHP relembrará, em noite especial, a vida e obra do saudoso Associado e ex-presidente Dr. Claudionor de Souza Adão, em conjunto com a Academia Petropolitana de Letras. A data está sendo marcada com a filha do homenageado, Profesora Regina Maria de Souza Adão, que falará sobre o historiador que completaria 90 anos de idade no corrente ano.(11/12/2007)
Cumprido o último encontro do ano de 2007, com a palestra do nosso Associado Titular Prof. Dr. Paulo Machado da Costa e Silva, no último dia 10 de dezembro, quando, na oportunidade, recebeu homenagem do IHP, com a outorga do “Diploma de Mérito”, pelos relevantes serviços prestados, tendo ocupado a presidência, integrado diretorias, realizado pesquisas e palestras e, presentemente, aos 90 anos de idade, em plena atividade intelectual e cultural, realizando magnífica pesquisa sobre as atas da Câmara Municipal, com publicação de toda a pesquisa na “Tribuna de Petrópolis”.

E foi este tema a palestra do Associado que encerrou o ciclo de encontros no ano que está findando.

Em janeiro de 2008, o primeiro encontro terá como temática a preparação do calendário anual, as sugestões para as festividades, comemorações e homenagens. Será na noite de 14 de janeiro.

O IHP participou ativamente, no ano de 2007, de todas as festividades públicas de homenagem aos feitos de nossa História e a vultos proeminentes de Petrópolis. Foram marcantes as homenagens à Princesa Isabel e ao Imperador D. Pedro II, às datas da fundação e emancipação de Petrópolis, as homenagens aos colonizadores germânicos, ao início dos festejos da transmigração da Família Real Portuguesa para o Brasil, quando o IHP abriu as comemorações em Petrópolis com palestra do Associado Kenneth Henry Leionel Light.

O Instituto aliou-se à Fundação de Cultura e Turismo, à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal de Petrópolis para assessorar e honrar todas as comemorações.

Grande sucesso e totalmente esgotado o 2º número do “Boletim Semestral do IHP”, relativo aos meses de julho a dezembro de 2006, editado e organizado pelo Associado Raul Ferreira da Silva Lopes.

Infelizmente, por falta de patrocínio financeiro ainda não foi possível a edição do 3º número, já pronto e que contém a continuação do “Resumo da História de Petrópolis” , de autoria do Associado Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto.

O trabalho do Associado Prof. Jeronymo está previsto para publicação em 4 partes, contendo subsídios importantes para auxiliar o ensino da História Petropolitana nas escolas, segundo as palavras do renomado pesquisador, cuja contribuição ao ensino de nossa História, com a publicação do trabalho, atende aos anseios de muitos anos de estudos e pesquisas.

No decorrer de 2007 o IHP realizou seus programados encontros mensais de associados com convidados, todas as 2ªs segundas-feiras de janeiro a dezembro, ouvindo palestras sobre variados temas da História do Brasil, com especial enfoque na temática petropolitana e fluminense.

No ano vindouro – 2008 – a nova Diretoria deverá manter o calendário, já tradicional e que tem sido muito participativo e honra a nossa Instituição.

Perdeu o IHP, em 2007,  um de seus mais ilustres integrantes, o pesquisador Carlos Oliveira Fróes, Associado atuante, interessado, de verdadeiro espírito associativo, emérito historiador, deixando um grande vazio.

Ficam seus trabalhos, a saudade do grande ser humano, o respeito por sua estrutura de homem digno, correto, exemplar cidadão brasileiro, honra e glória da Cultura Petropolitana.

Passaram a integrar nosso Corpo de Associados Titulares, em 2007, os pesquisadores e historiadores Kenneth Henry Lionel Light (cadeira nº 01), Luiz Carlos Gomes (cadeira nº 08), Oazinguito Ferreira da Silveira Filho (cadeira nº 13), Patrícia Ferreira de Souza Lima (cadeira nº 36) e D. Pedro Carlos de Orleans e Bragança (cadeira nº 38).

No ano de 2007, o IHP enriqueceu seu acervo cultural com as seguintes palestras:

“Sindicalismo em Petrópolis” (em 12 de fevereiro, pelo Associado Joaquim Eloy Duarte dos Santos); “Carlos Lacerda” (em 14 de maio, pelo Associado Tullio Xavier de Brito Teixeira); “As Terras de Casa Imperial e a Administração do Município” (em 11 de junho, pelo Associado Júlio Ambrozio); “Reflexões sobre as Elites na estrutura social contemporânea” (em 9 de julho, pelo Associado Ivo Albuquerque);  Criação e criatividade da Imprensa Petropolitana” (em 13 de agosto, pelo Associado Joaquim Eloy Duarte dos Santos); “Claudionor de Souza Adão” (em 18 de setembro, pela Profª Regina Maria de Souza Adão, convidada); “Petrópolis, de Fazenda a Núcleo Urbano” (em 8 de outubro, pela Arquiteta Margarida Maria Mendes Pedroso, convidada); “A transmigração da Corte de Portugal para o Brasil – 1807-1808” (em 12 de novembro, pelo Associado Kenneth Henry Lionel Light); e “As atas da Câmara Municipal contam sua História” (em 10 de dezembro, pelo Associado Paulo Machado da Costa e Silva).