(11/08/2009)

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

BOLETIM (números 6 e 7)

Sob editoria do associado Raul Ferreira da Silva Lopes e apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, está circulando o excelente Boletim com trabalhos dos associados, constituindo-se em excelente fonte da História de Petrópolis para uso de interessados e estudantes de todos os níveis. O Boletim em circulação conta com a primeira parte do trabalho do Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, as “Efemérides Petropolitanas”, além de artigos de Francisco de Vasconcellos, Oazinguito Ferreira, Raul Lopes, Joaquim Eloy Santos e outros associados.

CURSO SOBRE PETRÓPOLIS

O Presidente Joaquim Eloy está ministrando Curso de História de Petrópolis, fruto de convênio do IHP com a Fundação de Cultura e Turismo, em dois módulos: o primeiro para professores de História e o segundo para os agentes receptores do turismo, sob enfoques específicos em cada segmento. As aulas para professores, iniciadas em maio último, prosseguem em agosto e irão até novembro; as aulas para os profissionais da área de receptivo ao turista, iniciadas em junho, terminarão em agosto próximo. Assim se apresenta o restante do calendário: 1º segmento: 19 de agosto, 16 de setembro, 21 de outubro e 21 de novembro; 2º segmento: 21 de julho e 18 de agosto.

ÁLBUM DE MEMÓRIAS

O associado Paulo Roberto Martins de Oliveira lançou o livro “Álbum de Memórias do Batalhão Dom Pedro II”, no último dia 3 de julho, no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis, campus da Benjamin Constant. A obra de pesquisa foi iniciada por inspiração e na administração do Cel. Marcos Antônio Horta Ferreira e terminada sob o comando do Ten. Cel. David Meireles e Sá. Prestigiaram o lançamento expressivas autoridades civis e militares, tendo Paulo Roberto autografado dezenas de exemplares. Encontramos no final da obra menção especial de agradecimento do autor aos dois grandes colaboradores: Tenente (hoje Capitão) Luiz Antônio Pereira e Cabo Lordeiro, preito de justiça e merecimento.

O IHP NOS CONSELHOS

O IHP participa efetivamente e com muita competência e entusiasmo dos conselhos municipais que tratam da história, preservação, patrimônio e correlatos. Para o corrente ano a Diretoria indicou para o Conselho de Patrimônio Histórico, como titular, o associado Júlio Ambrozio, não qualificando, ainda, o suplente; para o Conselho de Turismo o associado Calau Lopes e para a Conselho de Títulos e Honrarias, este da Câmara Municipal de Petrópolis, o associado vice-presidente do IHP Luiz Carlos Gomes.
(13/05/2010)
UMA GRANDE PERDA!

O falecimento do amigo e associado efetivo CALAU LOPES representa uma grande perda para seus amigos e parentes, para a política, para a cultura, para Petrópolis … Sincero, correto, espontâneo, fiel … todos os bons qualificativos servem para defini-lo. Registramos o nosso pesar, já expresso ao querido Raul, seu pai, a Claudia, sua esposa e aos seus filhos.

RETORNO DE VIAGEM.

Regressou da Itália, onde passou uma boa temporada com a filha, o genro e os netos, o nosso confrade Antonio Taulois e sua esposa Vera. Retornando às atividades, está reunindo material para a sua próxima palestra no IHP. Aguardem.

ANIVERSÁRIO DO EXÉRCITO.

O IHP participou das comemorações do aniversário da Batalha dos Guararapes, quando se comemora o Dia do Exército. O evento, no 32º. BIMTZ, em 19 de abril, contou com a presença do Presidente Luiz Carlos Gomes, do Vice-Presidente Paulo Roberto Martins de Oliveira e dos associados efetivos Ivo de Albuquerque e Mauricio Vicente Ferreira Junior.

POSSE NA ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS.

Tomou posse, em 08 de maio, na APL, a Professora Lauricy de Almeida Santos. O Presidente Luiz Carlos Gomes teve o prazer de cumprimentar a nova acadêmica.

DIA DA VITÓRIA.

Não poderíamos deixar de homenagear os nossos veteranos da FEB, pelos 65 anos do término da II Guerra Mundial. A cerimônia, na manhã de 08 de maio, foi marcante e comovente. GLÓRIA AOS HERÓIS DA PÁTRIA!

ANO DE JOAQUIM NABUCO.

No próximo dia 14 de junho, o IHP, em comemoração ao centenário de falecimento do grande brasileiro, promoverá a palestra “JOAQUIM NABUCO e a INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA”, a ser ministrada pelo associado emérito Dr. Francisco de Vasconcellos. A atividade será no Silogeu Petropolitano – Praça da Liberdade 247 – Vila Imperial, às 18h30min. Todos estão convidados. A entrada é franca.