(04/10/2010)

Luiz Carlos Gomes

ANIVERSÁRIO DO IHP
Comemoramos, em 24 de setembro, o 72º aniversário de fundação do nosso Instituto. Parabéns a todos os associados, que continuam mantendo vivos os ideais de nossos fundadores.

REUNIÃO DE OUTUBRO – PALESTRA DO PROFESSOR JERONYMO FERREIRA ALVES NETTO
A nossa reunião de outubro será realizada no dia 18, segunda feira, às 18h30min, na sala multimídia do Museu Imperial (entrada pelo Bosque do Imperador). A mudança para a terceira segunda feira foi motivada pelo feriado do dia 12. Faremos, na data, uma homenagem ao Patrono Frei Estanislau Schaette, falecido há cinquenta anos, com palestra do Professor Jeronymo Ferreira Alves Netto.

POSSES NAS ACADEMIAS
Registramos as seguintes posses:
– No dia 10 de setembro – O ilustre médico e Vereador Márcio Vieira Muniz assume a cadeira 24 da Academia Petropolitana de Letras, substituindo o saudoso acadêmico Jorge Machado. Estiveram presentes o Presidente Luiz Carlos Gomes e os confrades Paulo Machado da Costa e Silva, Ivo de Albuquerque com a esposa D. Linda e Joaquim Eloy Duarte dos Santos, com a esposa D. Shirley.
– No dia 25 de setembro – O insigne empresário Denilson Cardoso de Araujo é empossado na cadeira 14 – patronímica de Carolina Azevedo de Castro – da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni. O novo acadêmico foi saudado pelo Dr. Fernando de Souza da Costa, também nosso ilustre confrade.
Os parabéns do IHP aos Presidentes Carmen Felicetti e Sylvio Adalberto e aos empossados.

PLANO DIRETOR DE PETRÓPOLIS
A convite do Vereador Thiago Damaceno, Presidente da Comissão Especial de revisão e estudo do Plano Diretor de Petrópolis, o IHP compareceu a Audiência Pública Inaugural, que abriu à sociedade a participação nos debates sobre a matéria. Presentes o Presidente Luiz Carlos Gomes, o associado Arthur Leonardo de Sá Earp e as associadas Vera Abad e Patrícia de Souza Lima. Para contribuição a tão importante documento, convido a todos os associados a enviarem sugestões, para encaminhamento à Câmara Municipal.

ATUAÇÃO DOS MEMBROS
Registramos:
14/9/2010 – Ivo de Albuquerque – Palestra “Memória de um Comando Diferenciado”, no Instituto de Geografia e História Militar Brasileira.
20/9/2010 – Paulo Roberto Martins de Oliveira – Palestra “O 1º  BC nas Revoluções de 1924 a 1964”, no 32º BIMTZ.
23/9/2010 – Vera Abad – Palestra “O Feminino na Literatura”, na Livraria Dona Traça.
24/9/2010 – Patrícia de Souza Lima – Palestra “O Palácio Rio Negro e suas Histórias”, no Palácio Rio Negro.

CONDECORAÇÃO
O confrade Ivo de Albuquerque recebeu, do Exército Brasileiro, em 14/9/2010, a importantíssima condecoração “Distintivo de Comando em Ouro”, por sua atuação em relevantes atividades. Os parabéns do IHP.

VIAGEM
Regressou de Zurique, onde foi visitar o filho, o confrade Kenneth Light.

CONCLAMAÇÃO
A pesquisa histórica é de suma importância para o melhor conhecimento de nossa cidade e de nossa Pátria. Conclamo a todos a desenvolverem e divulgarem novos trabalhos.

FALECIMENTO
Faleceu em 02/09 o nosso confrade e amigo Raul Lopes. Membro ativo e combativo do IHP, era um dos nossos baluartes. Editava o Boletim Informativo, publicava suas pesquisas historiográficas, estava sempre disposto a ajudar e orientar os amigos … Foi fotógrafo, teatrólogo, iluminador, cenógrafo, diretor do TEP – Teatro Experimental Petropolitano e da Escola de Música Santa Cecília. Criou o Teatro de Fantoches, o famoso “Teatrinho do Tio Raul”. Uma perda irreparável…

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE PETRÓPOLIS
Neste 28/09 realizou-se a Audiência Pública para a aprovação da proposta do Plano Municipal de Cultura 2011/2020. Elaborada pela Fundação de Cultura e Turismo e por diversos segmentos da sociedade civil, receberá sugestões até o dia 08/10/2010, quando será enviado à Câmara Municipal, para apreciação e votação pelos Vereadores. O Presidente Luiz Carlos Gomes e a associada Marisa Guadalupe estiveram presentes ao evento. Também será importante mais proposições ao plano. Os associados poderão conhecê-lo acessando o site da Fundação de Cultura e Turismo e então, enviar, por e-mail, até o dia 05/10, ao IHP, suas idéias, que serão coligidas e remetidas oficialmente.