(01/12/2010)

Luiz Carlos Gomes

ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE DOM PEDRO II
Comemorar-se-á no próximo dia 02 de dezembro, o 185º aniversário do nascimento do Magnânimo Imperador Dom Pedro II. Filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Leopoldina, governou o Brasil de 1841 até 15 de novembro de 1889. Homem inteligente, culto, bom pai de família, mecenas e verdadeiro democrata. Sua biografia ocupa vários volumes. Registramos a importante efeméride e prestamos uma singela homenagem… VIVA O IMPERADOR!!!

POSSE NA ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS
Foi empossado na Academia Petropolitana de Letras, em 06 de novembro de 2010, o professor, poeta e grande ser humano Ataualpa Antônio Pereira Filho. Assumiu a cadeira nº. 37, patronímica de Joaquim Nabuco, em substituição ao acadêmico Paulo Jeronymo Gomes dos Santos. Prestigiaram o evento o Presidente Luiz Carlos Gomes e os associados Antonio Eugenio de Azevedo Taulois, Ivo de Albuquerque, Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Patrícia de Souza Lima. Os parabéns do IHP.

PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVRO
No dia 20 de novembro de 2010, no Palácio Rio Negro, a nossa associada Professora Vera Abad proferiu a palestra “Nair de Teffé, artista/mulher” e, em seguida, lançou o seu livro “Dona Cotinha e o Segredo da Caixa de Costura”. Estiveram presentes os associados Joaquim Eloy Duarte dos Santos, Paulo Roberto Damico e Patrícia de Souza Lima. O IHP cumprimenta a querida confreira. Na foto a palestrante e Aluysio Robalinho do Palácio Rio Negro.
MUSEU IMPERIAL RECEBE PRÊMIO DA UNESCO
Foi agraciado com a nominação no Registro Nacional de Programa Memória do Mundo da Unesco o “Conjunto documental referente às viagens de D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo” do Museu Imperial. Parabéns ao Diretor, Professor Maurício Vicente Ferreira Júnior, por esse importante prêmio internacional.

VIII SEMINÁRIO SOBRE MUSEOLOGIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO
O Museu Imperial realizará, de 25 a 27 de novembro de 2010, o VIII Seminário sobre Museologia, História e Documentação. Promovido pela ABOTTC – Assoc. Bras de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, pelo GT-TREM – Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis, pelo Museu Imperial/SBM/IBRAM/MinC e pelo Ponto de Cultura Barão de Mauá, apresentará palestras de técnicos e historiadores de várias partes do país, dentre os quais destacam-se os nossos associados, professores Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Mauricio Vicente Ferreira Junior. Confirmaram as presenças o Presidente Luiz Carlos Gomes, O Vice Presidente Paulo Roberto Martins de Oliveira e as associadas Patricia de Souza Lima e Marisa Guadalupe Plum Gonçalves.

PAINEL SOBRE DOM PEDRO II
Comemorando o 185º aniversário do nascimento do Imperador Dom Pedro II, o IHP apresentará um painel com as palestras: 1 – O Imperador Dom Pedro II entre livros, fotografias e poesias, Professora Fatima M. Argon; 2 – O exílio e a morte de Dom Pedro II, Professor Jeronymo Ferreira Alves Netto; 3 – Dom Pedro II, cidadão, Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos. Data: 13 de dezembro de 2010, segunda-feira – 18h30min. Local: Sala Multímidia – Museu Imperial – entrada pelo Bosque do Imperador. A entrada é franca.
(21/12/2010)
ANIVERSÁRIO DE DOM PEDRO II
O 185º aniversário do nascimento do Magnânimo Imperador Dom Pedro II foi comemorado em Petrópolis, com dois importantes eventos:
1 – Em 02 de dezembro, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado em 1838 e com sede no Rio de Janeiro, realizou a sua sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas em evento especial no Museu Imperial. Presentes, representando a Casa Imperial, S.A.I.R. D. Francisco de Orléans e Bragança, o Presidente do IHGB Dr. Arno Wehling, o Diretor do Museu Imperial Professor Maurício Vicente Ferreira Junior, o Presidente do IHP  Dr. Luiz Carlos Gomes, o Vice-Presidente do IHP Professor Paulo Roberto Martins de Oliveira, o  Vice-Presidente do IHGB e membro do IHP Dr. Victorino Chermont de Miranda, os associados do IHP Coronel Ivo Albuquerque e Dra. Fátima Argon, além de grande comitiva do IHGB. A palestra principal ficou a cargo do historiador do IHGB Dr. Tasso Fragoso, que falou sobre o Caminho Novo e as fazendas de Petrópolis.
2 – Em 13 de dezembro, o Instituto Histórico de Petrópolis promoveu um painel com três palestras sobre o Imperador. O Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos historiou um importante fato, desconhecido pelo grande público, que foi a tentativa de assassinato de D. Pedro II; em seguida a Dra. Fátima Argon evocou a relação do Monarca com a fotografia, com os livros e com a poesia. Por fim, o Professor Jeronymo Ferreira Alves Netto falou sobre o exílio e a morte do grande brasileiro. A integra das palestras pode ser acessada no site www.ihp.org.br. Representaram a Família Imperial, S.A.I.R. D. Pedro Carlos de Orléans e Bragança e S.A.I.R. D. Cristina de Bourbon de Orléans e Bragança.

NOVO PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE POESIA
Foi eleito, em 30 de novembro, presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni o nosso confrade Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos e como vice-presidente a confreira Vera Abad. Os parabéns do IHP.

INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO ÓRGÃO DA CATEDRAL
Reinaugurado em 20 de dezembro, com magnífico concerto do Maestro Marco Aurélio Lischt, o órgão da Catedral voltará a abrilhantar as missas. Um dos mais importantes instrumentos do seu gênero do Brasil, estava parado há muitos anos. Graças ao empenho do Bispo D. Felipo Santoro, essa peça volta a ser um dos grandes ícones da cultura petropolitana. Presentes ao evento o Presidente Luiz Carlos Gomes e esposa Marcia, os associados Cel. Ivo Albuquerque e esposa Linda, Dr. Fernando de Souza da Costa e Marisa Guadalupe Plum Gonçalves. Os parabéns do IHP ao Maestro e ao Revmo. Sr. Bispo.

PALESTRA DE JANEIRO DE 2011
O associado Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp abrirá os trabalhos de 2011 com a palestra “Relógio de Sol no Palácio Imperial. Indagação irrespondida. Proposta de interpretação dos fatos para hipotética solução do mistério”. Data: 10 de janeiro de 2011 – segunda feira – 18h30min. Local: Sala Multimídia do Museu Imperial – entrada pelo Bosque do Imperador. Entrada franca.