(15/12/2011)
D. PEDRO II

Encerrando as comemorações do 186º aniversário do nascimento e lembrando os 120 anos do falecimento do Magnânimo Imperador D. Pedro II, o IHP, em parceria com a Academia Petropolitana de Letras e com o Teatro Experimental Petropolitano apresentaram os Jograis de Petrópolis em comovente homenagem, realizada na Capela Imperial, no dia 04/12/2011. Presentes, dentre outras personalidades, o representante do Círculo Monárquico de Juiz de Fora, Sr. Jean Menezes do Carmo e a promotora cultural Mirian Daulsberg. Os agradecimentos especiais ao Padre JAC, pároco da Catedral de São Pedro de Alcântara, pelo prestimoso apoio ao evento.

90 ANOS DA MORTE DE D. ISABEL, A REDENTORA

Em lembrança dos 90 anos do falecimento da Princesa D. Isabel, a Redentora, a Prefeitura de Petrópolis, a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e o Instituto Cultural D. Isabel I, a Redentora, encomendaram uma Santa Missa, que foi celebrada na Catedral de São Pedro de Alcântara, no dia 13 de novembro de 2011. Compareceram, dentre as diversas personalidades: S.A.I.R. Dona Cristina de Bourbon de Orleans e Bragança, a Presidenta do Instituto, Dra. Naila Vils, o Presidente da Fundação, Sr. Gilson Domingos da Silva, e o Presidente do IHP, Sr. Luiz Carlos Gomes.

POSSE DO PROFESSOR MAURICIO VICENTE FERREIRA JÚNIOR NO IHGB

No dia 30/11/2011 o nosso Associado Titular Professor Maurício Vicente Ferreira Júnior tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Dentre as personalidades presentes ao evento, registraram-se SS. AA. II. RR. Dona Cristina de Bourbon de Orleans e Bragança, Dom Manuel de Orleans e Bragança, Dom Francisco de Orleans e Bragança e o Presidente do IHP, Sr. Luiz Carlos Gomes. Os parabéns do IHP ao confrade.

POSSE DA PROFESSORA PATRICIA FERREIRA DE SOUZA LIMA NA APE

Tomará posse, em 16/12/2011, na Academia Petropolitana de Educação a Professora Patrícia Ferreira de Souza Lima, nossa Associada Titular. Os parabéns do IHP.

PALESTRA DE NOVEMBRO

Excelente foi a palestra apresentada pela Associada Titular Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas e por Thais Cardoso Martins, na sessão de 21/11/2011, na Casa de Cláudio de Souza, intitulada Diários de D. Pedro II: Viagens de Conhecimento e Reconhecimento.

PALESTRA “DIÁRIO DE D. PEDRO II: VIAGENS DE CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO.”

Na palestra “Diário de D. Pedro II: Viagens de Conhecimento e Reconhecimento”, promovida pelo IHP em 21/11/2011, registramos a importante presença de alunos do 1º Grau da Escola Municipal Clemente Fernandes. Os jovens assistiram atentamente e participaram dos debates, demonstrando grande interesse pela matéria. Os parabéns do IHP à Professora Simone Gomes, que incentivou e viabilizou a visita.

REPRESENTAÇÃO DO IHP

Posse no IHGB do Prof. Maurício Vicente Ferreira Júnior
Data: 30/11/2011 – Rio de Janeiro
Representação: Presidente Luiz Carlos Gomes, Associado Titular Antônio E. A. Taulois, Associada Titular Alessandra B. F. Fraguas e Associada Honorária Neibe Cristina Machado da Costa.

Palestra de S.A.I.R. Dom João de Orleans e Bragança – 186º do Nascimento do Imperador D. Pedro II.
Data: 07/12/2011 – IHGB/CEPHAS/MUSEU IMPERIAL
Representação: Presidente Luiz Carlos Gomes, Associado Titular Antônio E. A. Taulois, Associada Titular Alessandra B. F. Fraguas e Associada Honorária Neibe Cristina Machado da Costa.

ATIVIDADES DOS ASSOCIADOS
Kenneth H. L. Light
Viagem de estudos – Inglaterra e Escócia – dezembro de 2011

Maria de Fátima Moraes Argon
Ministrará a palestra “A Estátua de D. Pedro II: arte, memória e política” IHGB – Rio de Janeiro – 14/12/2011

Vera Abad
Participou, como editora, da Feira de Editores no Museu da República – Rio de Janeiro – novembro de 2011.

Elisabeth Maria da Silva Maller
Seu trabalho de organização dos Arquivos da Catedral de São Pedro de Alcântara foi matéria de reportagem especial, na Tribuna de Petrópolis de 11/12/2011.

ELEIÇÃO NO IHP

Em Assembléia realizada no dia 12/12/2011, o Sr. Luiz Carlos Gomes e o Sr. Paulo Roberto Martins de Oliveira foram reeleitos como Presidente e Vice-Presidente do IHP para o período 2012/2013, assim como foram eleitos para o Conselho Fiscal a Sra. Marisa Guadalupe Blum Gonçalves e os Srs. Paulo Machado da Costa e Silva, Antonio Eugênio de Azevedo Taulois, Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Paulo José de Podestá Filho.