MINISTRO ROCHA LAGÔA

Fernando Antônio de Souza da Costa, Associado Titular, Cadeira n.º 19 – Patrono Galdino Justiniano da Silva Pimentel

Petrópolis é um celeiro de intelectuais e acolhe em seu panteão celebridades, exemplo: Ministro Rocha Lagôa. Dispensa apresentações. Ainda que de forma tênue, tentarei resumir sua longa e rica trajetória. Até o dia 10 de junho de 2013, aos 94 anos, quando exalou seus últimos suspiros, nos presenteou com espantosa lucidez.

Desde os primórdios foi dedicado à pesquisa médica, posteriormente ao ensino e à medicina coletiva. Nasceu em 16 de outubro de 1919, originário de tradicional família mineira, radicada há mais de quatrocentos e cinquenta anos em Ouro Preto, dela, sobressaíram insignes nomes da cultura e da política a exemplo do ministro Bernardo de Vasconcellos – Ministro do Primeiro Império e o Primeiro Presidente de São Paulo –, Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Monteiro de Barros, dentre outros, oriundos de suas raízes portuguesas.

A memória do ministro Rocha Lagôa o tornou um verdadeiro arquivo vivo de passagens memoráveis de nossa história de um modo geral, e da história de Minas Gerais, de maneira especial. Era delicioso ouvir seus relatos, trazendo acontecimentos inéditos, só conhecidos pelos que tiveram o privilégio de vivenciá-los. Necessário que ele escrevesse ou gravasse suas memórias para que material tão precioso não se perdesse na poeira do tempo.

O professor Dr. Francisco de Paula da Rocha Lagôa diplomou-se em Medicina, em 1940, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e especializou-se através do Curso de Aplicação do Instituto Oswaldo Cruz.

Sua grande capacidade de comunicação e a necessidade de levar ao próximo o conhecimento que adquirira, tornaram-no professor, primeiramente da Escola Nacional de Veterinária e, posteriormente, professor de Imunologia no Curso de Aplicação do Instituto Oswaldo Cruz, professor de Virologia e Imunologia Aplicadas na Escola Médica de Pós-Graduação da P.U.C. do Rio de Janeiro e Membro do quadro permanente de pesquisadores e professor catedrático do Instituto Oswaldo Cruz.

Além das atividades didáticas, exerceu inúmeras funções de direção, chefia, coordenação, orientação e pesquisa, tanto no setor público, quanto privado. Pela excelência de sua atuação sempre competente, humana e eficaz, foi alçado, em 1969, ao mais alto posto dentro de sua área: o de ministro de Estado dos Negócios da Saúde, honroso cargo que exerceu até 1972.

Como ministro de Estado desincumbiu-se de várias tarefas oficiais no exterior, dentre elas: missões científicas, conferências, congressos, etc. Por seu grande valor foi laureado e condecorado por 23 vezes, inclusive com a Grande Medalha da Inconfidência e também com 12 Grã-Cruzes, não só no Brasil como no exterior. O ministro Rocha Lagôa integrou, ainda, vários e importantes Conselhos e Comissões e faz parte de Comitês e Sociedades ligadas à Medicina, não só no Brasil como nos Estados Unidos e Bélgica. Produziu 66 trabalhos de grande importância científica, quase todos publicados. Integrou o Conselho Superior de Desenvolvimento da U.C.P. durante 40 anos, por nomeação dos Bispos Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e Dom José Carlos de Lima Vaz.

Em 1990, tornou-se membro titular do Instituto Histórico de Petrópolis na cadeira nº 6, patronímica de Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho e, em junho de 1999, foi eleito para a Academia Petropolitana de Letras, tomando posse um ano depois.

O Doutor Francisco de Paula Rocha Lagôa foi um homem extremamente agradável, capaz de a todos cativar, por sua inteligência, simpatia e simplicidade. Essa criatura maravilhosa, com tão brilhante currículo, poderia ter escolhido como lar, qualquer parte do mundo. No entanto, para nossa alegria, ele elegeu nossa cidade, onde viveu com sua doce e elegante Beatriz, companheira da vida inteira, sempre presente e atenta. Do enlace trouxeram à luz os filhos João Alfredo Rocha Lagôa, engenheiro e professor e Maria Beatriz Rocha Lagôa, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 Ministro Rocha Lagôa em visita ao escritório de advocacia de Dr. Fernando Costa, em 2012.


Ministro Rocha Lagôa em visita ao escritório de advocacia de Dr. Fernando Costa, em 2012.