Discursos – Saudação de recepção ao associado José Afonso Barenco de Guedes Vaz

Fernando Antônio de Souza da Costa, Associado Titular, Cadeira n.º 19 – Patrono Galdino Justiniano da Silva Pimentel

Excelentíssima Senhora Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Professora Maria de Fátima Moraes Argon, na pessoa da qual saúdo a prestigiosa diretoria e eminentes confrades do egrégio sodalício, bem assim, ao ilustre advogado, jornalista, pesquisador histórico, intelectual, pensador e memorialista José Afonso Barenco de Guedes Vaz!

O Instituto Histórico de Petrópolis, octogenária Arcádia, tem por destino a preservação da memória e raízes culturais da Imperial Cidade de Petrópolis.

Prossegue sua trajetória se adaptando aos novos tempos, a era virtual, por força da pandemia enfrentada e nem por isso, menos atuante e pertinaz.

Hoje, recebe dois luminares, na categoria de associados efetivos, o primeiro é o arquiteto Luciano Cavalcanti de Albuquerque, antes correspondente, cuja apresentação coube ao dileto confrade Luiz Carlos Gomes e, José Afonso Barenco de Guedes Vaz homem de múltiplos saberes e talentos, a orgulhar Heródoto, “pai da história”, considerado um dos primeiros historiadores do mundo. A emoção se derrama em catadupas ante o privilégio em discorrer sobre sua vida e obra.

Transpõem os umbrais deste panteão, para, juntos aos confrades, seus integrantes, somarem e enobrecê-lo ante sua verve e notável sapiência.

José Afonso tomará assento na cadeira 11, patronímica de Henrique Carneiro Leão Teixeira Filho.

Temos plena convicção, “Guedes Vaz”, doravante, será fiel guardião deste templo sempre a postos nesse circuito histórico e educacional.

Salta-me à mente quando junto ao confrade de diversas instituições estamos a caminhar pelas veredas da história, notadamente a mitologia grega e relembramos as nove filhas de Zeus e Mnemósine, figuras mitológicas essas que representam o conhecimento. Dentre elas, está Clio a musa da História. E nesse diapasão surgem os palestrantes, colunistas, artistas plásticos, consultores, professores, escultores, escritores, pesquisadores e intérpretes dos fatos da história humana.

Caríssimo empossando e diletos associados deste Instituto Histórico, os historiadores desempenham papel de alta envergadura; investigam e esclarecem o mundo em que vivemos.

José Afonso segue o fio condutor legado por seu pranteado pai Osmar de Guedes Vaz inspirado poeta, trovador e jornalista de ontem, que também tomou assento em diversas instituições perscrutando suas sendas se constituindo um ourives das belas letras.

 José Afonso, ora empossando é douto do mundo jurídico, letras, jornalismo e tem suas crônicas publicadas assiduamente nos jornais e em seus livros.

 Considerando ser impossível apresentar completa à íntegra, sua biografia, se destacará alguns tópicos curriculares. Eles darão perfunctória noção de sua vida e obra:

Nasceu em Petrópolis em 3 de julho de 1944 e exerceu a nobre profissão de advogado prestando assessoria jurídica ao Escritório Mesquita e Pessoa Advogados Associados. Participou, também, do escritório dirigido pelo Dr. Guy Moacir Ladvocat de Cerqueira Cintra, junto à Comarca do Rio de Janeiro, no entanto, buscou em paralelo, como supedâneo a leitura, pesquisa, culto à história, o passado e o presente em suas diversas nuanças.

No âmbito do governo do Estado, chefiou a Assessoria Jurídica da Secretaria de Transportes em períodos alternados entre 1977 a 1986.

Ainda no Rio de Janeiro prestou assessoria à empresa ENECON – Engenheiros e Economistas Consultores.

No município de Petrópolis ocupou os cargos de Subprocurador administrativo; Subprocurador tributário; Subprocurador geral e Secretário de Administração e de Recursos Humanos, ocasião de sua aposentadoria.

Guedes Vaz publicou quatro livros como passo a intitulá-los: Vida e Obra do Poeta Osmar de Guedes Vaz; Retalhos Diversos; Os Chinelos de Vó Mariquinha e Pai e Filho na mesma trilha.

É membro titular da Academia Petropolitana de Letras, ocupante da cadeira nº 26, membro honorário da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, associado do Rotary Clube Petrópolis e diretor da empresa Immobile Administradora de Bens Ltda.

José Afonso nas obras publicadas demonstra aos leitores transeuntes, em diversos momentos, a busca de boas recordações do passado; entretanto, não olvida sua terra natal recordando-a sobre os mais variados matizes.

Comenta, vez por outra, acerca da política, todavia, sem macular ninguém.

Defensor da família unida e coesa; comunga com o ponto de vista de, sendo ela bem constituída representa o grande sustentáculo de uma nação forte e progressista e  possa viver em paz.

Utiliza-se, e é comum; “viaja” através de momentos pretéritos, utilizando-se muitas das vezes da veia satírica, aliás, uma das facetas herdadas do pai, como o filho, integrou a Academia Petropolitana de Letras, por vinte e sete anos. Revivo os anos de 1984 e 85 quando de minha eleição e posse aos quadros do nonagenário cenáculo a salutar convivência e os demorados diálogos com o pranteado confrade.

Em recente apreciação feita pelo insigne professor Paulo César dos Santos, associado deste instituto,  assim se referiu: José Afonso é “Muito respeitado por seus pares, por sua erudição, assiduidade e amabilidade, recebeu, merecidamente, o “Prêmio Acadêmico do Ano”, outorgado pela Academia Petropolitana de Letras em 2018, em solenidade realizada no Cineteatro do Museu Imperial, em oito de maio de 2019”.

Caríssimos, ao concluir a síntese biográfica de José Afonso Barenco de Guedes Vaz reafirmo, ele vem através de seu brilho, engrandecer o Instituto Histórico de Petrópolis, muito além de obras, está o seu belo coração e a disposição em servir.

Este é o culto e versado confrade José Afonso Barenco de Guedes Vaz, síntese de bela história ornada em equilíbrio, serenidade e virtudes. Seja bem-vindo!