Instituto Histórico de Petrópolis
24/09/1938
www.ihp.org.br
31/07/2000

(02/10/2012)

outubro de 2012
Concha Acústica do Museu Imperial
(entrada pelo Bosque do Imperador)
Petrópolis

Em data a ser confirmada, reunião conjunta com o Museu Imperial, em sua concha acústica, para comemoração do bicentenário de nascimento da Imperatriz D. Amélia, com palestra da Sra. Cláudia Witte.

Atividades programadas:
09/01: Reunião dos associados para tratar do relançamento da revista do Instituto, do calendário de 2012 e de outros tópicos.
13/02: Reunião mensal com palestra do associado titular Jeronymo Ferreira Alves Netto, em lembrança ao centenário de falecimento do Barão do Rio Branco, intitulada “Barão do Rio Branco: fatos e História”.
12/03: Reunião mensal com palestra do associado titular Paulo José de Podestá Filho sobre O Ciclo de Café na Província do Rio de Janeiro.
09/04: Assembléia Geral Ordinária. Transferida para 16/04.
21/05: Reunião mensal com palestra do associado correspondente Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, intitulada “O Arquivo de Bourbon de Nápoles e a sua História”.
11/06: Reunião mensal com palestra do associado emérito Francisco José Ribeiro de Vasconcellos intitulada “Quintino Bocaiúva, o Patriarca da República”.
23/07: Reunião mensal com palestra do Professor Doutor Rogério da Silva Tjader, denominada VISCONDE DO RIO PRETO, SUA VIDA, SUA OBRA , e lançamento do livro de iguais título e autoria.
20/08: (terceira segunda-feira) Reunião mensal para posse dos novos associados Enrico Mattievich, Frederico Luiz Marmo Fadini, Paulo Cesar de Castro, Wolmar Olympio Nogueira Borges, admitidos na Assembléia Geral Ordinária de 16/04/2012, e da associada Dora Monteiro e Silva de Alcântara, admitida na Assembléia de 2011.
24/09: (quarta segunda-feira) Reunião mensal comemorativa do aniversário da fundação do IHP, com lançamento de nova edição de sua revista e de livro de autoria do associado e patrono da cadeira n.º 28 Lourenço Luiz Lacombe.
../10: em data a ser confirmada, reunião conjunta com o Museu Imperial, em sua concha acústica, para comemoração do bicentenário de nascimento da Imperatriz D. Amélia, com palestra da Sra. Cláudia Witte.
../11: Reunião mensal, em data a ser confirmada, com palestra do associado titular Joaquim Eloy Duarte dos Santos.
09/12: Reunião mensal com palestra do associado titular Maurício Vicente Ferreira Júnior, em comemoração do aniversário de nascimento do Imperador D. Pedro II.