É NOSSA A MARAVILHA!

Joaquim Eloy Duarte dos Santos, associado titular, cadeira n.º 14, patrono João Duarte da Silveira

Ninguém duvida que o Museu Imperial é maravilhoso. Petropolitanos e visitantes alimentam grande carinho pelo Palácio de Verão do Imperador D. Pedro II, orgulho de Petrópolis e bem cultural e turístico conhecido e admirado em todo o globo terrestre.

Dirigido, desde a sua fundação, por luminares da Cultura Histórica (Alcindo de Azevedo Sodré, Francisco Marques dos Santos, Luiz Affonso d´Escragnolle, Lourenço Luiz Lacombe e, hoje, por Maria de Lourdes Parreiras Horta), o Museu Imperial acaba de ser distinguido como uma das “Sete Maravilhas do Rio de Janeiro”, em concurso de votação popular.

Justíssimo resultado porque o Museu Imperial é verdadeira preciosidade sob todos os aspectos. A Casa de Verão é um primor de arquitetura em todo o seu conjunto construído e paisagístico; o acervo guarda a melhor memória política, cultural e artística da História do 2º Reinado; a administração da Museóloga Drª Maria de Lourdes Parreiras Horta é atenta, criativa, moderna e de larga visão profissional e de rara sensibilidade; as valiosas atrações, como a Coroa Imperial, o Cofre de Joinville, as condecorações, os objetos de uso cotidiano e majestático, a pena de ouro da Princesa Isabel, com a qual firmou a redenção de nosso povo, a biblioteca especializada, o precioso arquivo documental, os espaços para a cultura e o entretenimento, tudo, tudo mesmo, torna o Museu Imperial um Patrimônio Universal.

Para honra nossa, em Petrópolis, para cujo destino cultural e turístico vem contribuindo desde a sua fundação em 16 de março de 1943.

Assim, é nosso Museu Imperial a cara e o retrato da Cidade de Pedro e também a de Getúlio Vargas, o presidente que teve a visão magnífica de futuro ao atender ao projeto de Alcindo de Azevedo Sodré, transformando o acanhado Museu Histórico de Petrópolis, instalado pelo Instituto Histórico de Petrópolis no Palácio de Cristal, na entidade de hoje e definitivamente no sítio de maior grandeza de toda a História de Petrópolis e do Brasil.

Parabéns, o Museu Imperial é nosso! É nossa maravilha!..