POSSE DE MARIZA DA SILVA GOMES – UM ARQUIVO HISTÓRICO DIFERENTE

Mariza da Silva Gomes, associada honorária

Assumi a chefia do Arquivo Histórico da Prefeitura Muncipal de Petrópolis no dia 03/08/1998 e até hoje estou sempre descobrindo fatos e histórias interessantes que tento resgatar através de simples trabalhos que estão disponíveiis no site da Biblioteca Municipal, assim como realizo pesquisas das mais variadas no intuito de ajudar outros trabalhos realizados por pessoas ou entidades variadas.

Fiquei muito orgulhosa de assumir no dia 08/08/2011 o Diploma de Associada Honorária do Instituto Histórico de Petrópolis, onde fui recebida com todo carinho e respeito por todos aqueles que elevam a história de nossa cidade.

O Arquivo Histórico onde trabalho há anos é de uma importância magnífica pois nele encontramos toda a essência resguardada da história grandiosa da cidade imperial de Petrópolis.

Este arquivo documental compreende entre os anos de 1851 até 1978 e guarda aproximadamente 700 mil documentos dos mais variados assuntos e abrange os mais diferentes aspectos: na parte arquitetônica possuímos, no período de 1851 até 1942, em torno de 7.000 plantas cadastradas por ordem de ano; além de inúmeros livros de indústrias e profissões, onde podemos verificar por ordem das ruas que tipo de atividades comerciais existiam e quais eram seus proprietários; livros de impostos prediais, onde podemos saber o proprietário de uma determinada casa; o acervo arquitetônico de Affonso Monteiro da Silva no total aproximadamente de 3.000 plantas; periódicos como o jornal o Paraíba de 1857 até 1859, assim como o Mercantil, Gazeta de Petrópolis, Diário e Tribuna de Petrópolis; um acervo fotográfico de assuntos variados; acervo de notas fiscais do comércio da cidade; livros dos mais variados de Petrópolis, além do acervo de obras raras com 4.000 volumes.

Este Arquivo é diferente porque lá as pessoas que chegam são tratadas como parte integrante do acervo, onde são ajudadas da melhor forma possível, por aqueles que trabalham lá.

Este Arquivo possui vários donos e responsáveis, são os pesquisadores, estudantes, políticos, jornalistas, turistas, escritores que são fundamentais para que a história de Petrópolis seja PRESERVADA E RESPEITADA.

Continuarei a trabalhar e resguardar da melhor forma possível esse acervo tão diferente porque ele é o coração da cidade, por onde bate e pulsa a história petropolitana.