Acta da sessão solenne de installação do Instituto Historico de Petropolis e posse da primeira directoria effectiva, realizada a 2 de Dezembro de 1938, no salão nobre da Municipalidade. (Assembléa Geral Ordinaria, de accordo com os art.os 36 e 41 dos Estatutos).

Lista de assignaturas dos sócios presentes:

2/12/938

H C Leão Teixeira Filho
Wanderley Pinho
Americo Jacobina Lacombe
Alcindo de Azevedo Sodré
Pedro Calmon
Claudio Ganns
João Duarte Silveira
Cardoso de Miranda
(indecifrado; talvez José de Morais Rates)
Germana Gouvêa
Decio José de Carvalho Werneck
Paulo de Mattos Rudge
Gabriel Kopke Fróes
Walter J. Bretz
Paulino José Soares de Souza Neto
Carlos Magalhães Bastos
H. Canabarro Reichardt
A. de Paula Buarque
Rodrigo Octavio Filho
Leopoldo Feijó Bittencourt

Assumindo a presidencia o sr. dr. Mario Aloysio Cardoso de Miranda, Prefeito Municipal e presidente de honra do Instituto, ás 16 1/2 horas, declarou que na fórma determinada pelo artigo 36 dos Estatutos combinado com o artigo 41 ia-se proceder á eleição da directoria e commissões permanentes para o biennio 1939-40. Realizado o escrutinio e apurados os votos pela mesa da qual fizeram parte os membros da directoria provisoria, verificou-se o seguinte resultado: Presidente, Henrique Carneiro Leão Teixeira Filho; vice-presidente, Paulo de Mattos Rudge; orador, Pedro Calmon; 1º e 2º secretarios Alcindo Sodré e Antonio Machado; thesoureiro Gabriel Fróes, e bibliothecario, Walter João Bretz. Commissão de Historia, José Wanderley de Pinho, Aristides Werneck, Nereu Rangel Pestana; Commissão de Contas, Carlos Magalhães Bastos, Germana Gouvêa e Paulino Soares de Souza Neto; Commissão de Estatutos e Admissão de socios, Claudio Ganns, Americo Lacombe e Ascanio Pimentel. Proclamado o resultado, foram os novos directores e membros das commissões empossados.

Assumindo a presidencia, o sr. Leão Teixeira Filho depois de agradecer em nome de seus companheiros a investidura conferida, fez um historico da fundação do Instituto, discorrendo sobre as suas finalidades e a seguir leu um antigo trabalho de sua autoria acerca da chegada dos restos mortaes dos Imperadores á cidade de Petropolis. Não havendo expediente, o presidente declarou que no periodo da gestão da directoria provisória tinham sido eleitos membros honorarios do Instituto os srs. Epitacio Pessôa, Affonso d’Escragnolle Taunay, Julio Delamare Koeler, Manoel Said Ali Ida, Tobias Monteiro e Antonio Fontes. A seguir, deu a palavra ao dr. Pedro Calmon, orador official do Instituto a fim de que este, na fórma do artº 36 pronunciasse a sua annunciada conferencia sobre a personalidade do Imperador Dom Pedro II. Depois de discorrer cerca de 50 minutos, com frequentes interrupções de applausos calorosos da assistencia, o orador foi vivamente cumprimentado.

Antes de encerrar a sessão a mesa deliberou que uma delegação do Instituto depositasse no pedestal do monumento do Imperador á praça Dom Pedro II, a corbelha que ornamentára o recinto. E eu, 1º secretario, escrevi a presente acta, que subscrevo. Alcindo Sodré.