08/12/2000

Jeronymo Ferreira Alves Netto

A Assembléia Geral dos Sócios do IHP, em reunião realizada em 13 de novembro do corrente ano, aprovou a indicação do Dr. Eduardo Henrique de Castro e do Dr. Carlos Alberto Lopes, para sócios efetivos e a indicação de Consuelo Pondé de Sena, Miridam Bugyja Falci, Cláudio Moreira Bento, Carlos Humberto Pederneiras Corrêa e Cybelle Moreira de Ipanema, para sócios correspondentes.

Ao fazer o lançamento de seu novo livro, intitulado “Os escravos na terra fluminense”, a professora Thalita de Oliveira Casadei, sócia correspondente do Instituto Histórico de Petrópolis, foi agraciada pelo mesmo com o Diploma de Mérito, instituído para homenagear pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à pesquisa histórica ou ao Instituto.

A mensagem da Diretoria, encaminhada à Assembléia Geral, colocou em evidência o fato de que, como pesquisadora nos arquivos fluminenses, a agraciada foi responsável pela localização e divulgação de inúmeros documentos da mais alta valia para a História.

O sócio efetivo do IHP, Paulo Roberto Martins de Oliveira, percuciente pesquisador da colonização alemã em Petrópolis, localizou quatro construções originais do período da colonização alemã. Em entrevista à Tribuna de Petrópolis, em l7 de novembro do corrente, forneceu detalhes dos referidos imóveis e afirmou “que deveria ser prioridade o resgate, restauração e conservação do que ainda resta do acervo da colonização alemã em Petrópolis”.

O sócio efetivo do IHP, Antônio Eugênio Taulois, foi empossado , na qualidade de membro efetivo, na Academia Pretropolitana de Educação.

Dia 18 de novembro, o professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, atual presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, tomou posse na Academia Petropolitana de Letras, na cadeira número 21, patrono Saldanha da Gama.

Foi aprovado na Câmara Municipal, em reunião realizada dia 29 de novembro, projeto sugerido pelo Instituto Histórico de Petrópolis para que se retome o uso da divisão territorial do l º Distrito do município, as Vilas e os Quarteirões estabelecidos no século passado. Os abrigos de ônibus e os letreiros também deverão trazer consignados os nomes dos quarteirões.