24/07/2001

O Presidente do IHP, designou o sócio efetivo Manoel de Souza Lordeiro para integrar a Comissão constituída pela Fundação Cultural Petrópolis para preparar as Festividades de Comemoração dos 100 Anos da Dirigibilidade, em 19 de outubro do corrente ano.

Em 11 de junho do corrente, o sócio efetivo do IHP Manoel de Souza Lordeiro integrou a Comitiva da Fundação Cultural Petrópolis, que visitou a Fazenda Cabangu, local de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Centro de Atendimento Integral à Criança – CAIC e a Associação Cultural Santos Dumont.

Em 10 de novembro de 1997, a Diretoria do IHP criou o DIPLOMA DO MÉRITO para homenagear pessoas e entidades que tenham contribuído no sentido de facilitar a pesquisa histórica, sobretudo a pesquisa da história local e/ou tenham prestado relevantes serviços ao IHP.

Até a presente data o referido Diploma foi conferido a Cirlei Meira Braga, ex-funcionária do Arquivo Histórico da Biblioteca Municipal, em 1997; Tribuna de Petrópolis, em 1998; Universidade Católica de Petrópolis, em 1999; Thalita de Oliveira Casadei, sócia correspondente do IHP, em 2000.

O IHP recebeu a Revista n º 34, de maio de 2001, do Instituto Histórico Vale Paraibano, com artigos, palestras e discursos de vários associados e convidados, bem como notícias do I Encontro Regional dos Institutos Históricos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, ocorrido em sua sede.

O IHP recebeu o Informativo n º 128, Edição Especial, do Instituto de Estudos Valeparaibanos, com um interessante trabalho de José Luiz Pasin, sobre A formação Histórica e Cultural do Vale do Paraíba Paulista e outros.

No próximo dia 13 de agosto, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, na Praça da Liberdade, 247, às 18:30 horas, o IHP realizará sua sessão mensal. Na oportunidade, o Cel. Ivo de Albuquerque proferirá palestra sobre o tema: “O DUQUE DE CAXIAS: PERFIL DO MILITAR E ESTADISTA”.