21/11/2001

O Instituto Histórico de Petrópolis recebeu o livro “Os Barões do Café – Titulares do Império no Vale do Paraíba Paulista”, de autoria do professor José Luiz Pasin. Trata-se de um alentado trabalho que apresenta de forma atraente, inteligente e versátil a genealogia da nobreza imperial do Vale do Paraíba Paulista. José Luiz Pasin é membro fundador do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), historiador, professor universitário e membro do Instituto Genealógico Brasileiro.

O presidente do IHP, professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, participou da Jornada de História e Filosofia, organizada pelo Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica de Petrópolis. Na oportunidade, proferiu palestra sobre o tema “A Inglaterra no Século XVI”.

Fundada em 5 de março de 1901, a Editora Vozes Ltda. foi homenageada pelo IHP no transcurso de seu centenário. Na sessão de 12 de novembro, o Dr. Paulo Machado da Costa e Silva, sócio efetivo do Instituto, pronunciou brilhante e muito aplaudida palestra sobre o tema: “A influência das Vozes na cultura petropolitana”.

Do Presidente do IHP, professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, o representante da Editora, Frei Ludovico Garmus, recebeu o Diploma de Mérito, pela contribuição contínua e decisiva da mesma, para o desenvolvimento da cultura petropolitana.

O genealogista Paulo Roberto Martins de Oliveira, sócio efetivo do IHP, foi agraciado com o prêmio “Walter Bretz”, para pesquisa histórica, da Academia Petropolitana de Letras. O referido prêmio será entregue em solenidade a ser realizada no próximo dia 2 de dezembro, às 17:OO horas, no Teatro Santa Cecília.