22/03/2003

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

Indicado o sócio Carlos Alberto da Silva Lopes para integrar o “Conselho de Títulos e Honrarias” da Câmara Municipal de Petrópolis para o ano de 2003.
A reforma da Casa de Cláudio de Souza, o “Silogeu Petropolitano”, atingiu o término da 1ª fase, com a conclusão do prédio anexo, estando os operários trabalhando no redimensionamento interno da Casa para ampliação dos espaços em utilização pelo Instituto Histórico de Petrópolis e as Academia Petropolitana de Letras, de Educação e de Poesia Raul de Leoni.
Grande o sucesso da exibição de vídeo produzido em 1989 sobre a vida do Imperador Dom Pedro II, apresentado pelo sócio Raul Ferreira da Silva Lopes, nos dias 10 de fevereiro e 10 de março de 2003.
Dois novos sócios integrarão o quadro efetivo a partir do dia 14 de abril: Julio Ambrozio e Ivo Albuquerque, dois historiadores e pesquisadores com muitos trabalhos produzidos e diuturna atividade cultural. As comissões nomeadas pelo presidente para exararem os pareceres sobre o mérito dos candidatos já apresentaram suas conclusões, amplamente favoráveis à eleição pelo plenário.
Mais uma vez o Instituto participa das comemorações pela passagem do aniversário do Município, coadjuvando a Prefeitura e a Câmara Municipal de Petrópolis. O Instituto co-presidiu as solenidades de 15 de março, no Palácio Quitandinha (Câmara Municipal) e junto ao monumento de Júlio Köeler, na manhã de 16 de março (Prefeitura Municipal).

O Instituto participará do lançamento da Pedra Fundamental do Parque Ecológico, na Avenida Ipiranga, em apoio direto e decisivo para a conquista, pelo povo petropolitano, da grande área de Mata Atlântica, vitória de entidades e pessoas interessadas na história e no turismo petropolitano.
Inauguração, a 18 de março, da Praça Maestro César Guerra-Peixe, em solenidade pela Prefeitura Municipal de Petrópolis e Escola de Música Santa Cecília, a partir das 10 horas. A Praça fica localizada na Rua Aureliano Coutinho, rua na qual nasceu e foi criado o compositor, que efetuou toda a sua iniciação musical na Escola de Música Santa Cecília, nas décadas de 20/30, dali partindo para os estudos no Rio de Janeiro, consagrando-se nacional e internacionalmente como um dos maiores músicos e compositores da História da Música Brasileira.