(13/02/2005)

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

A 1ª reunião do ano, em 17 de janeiro de 2005, estabeleceu as primeiras providências administrativas e uma abertura da agenda de realizações. Ficou mantida a tradição das segundas 2ªs. feiras de cada mês para os encontros dos sócios e seus convidados, sempre às 18h30min., no Silogeu Petropolitano.

Excepcionalmente, a reunião de 14 de fevereiro não foi realizada e adiada para 21 do mesmo mês, em virtude das festividades do Carnaval caírem nos primeiros dias, desviando atenções gerais e mantendo fechados os serviços públivos essencias, indispensáveis ao funcionamento normal do Instituto.

Já estão inscritos para as palestras, com datas agendadas, os seguintes sócios:

21 de fevereiro: Joaquim Eloy Duarte dos Santos: Sesquicentenário do Teatro Realista no Brasil a Epopéia do Ginásio Dramático.
14 de março – Carlos de Oliveira Fróes – Aniversário de Petrópolis (título provisório)
09 de maio – Ivo de Albuquerque – Marechal Hermes da Fonseca – 150 anos
13 de junho – Paulo Roberto Martins de Oliveira – Os Religiosos Descendentes dos Colonizadores.
11 de julho – Dr. Kenneth Light – tema da História do Brasil – título a ser fornecido pelo palestrante que é nosso Sócio Correspondente
12 de setembro – Antônio Eugênio Taulois – A Guarda Nacional em Petrópolis
10 de outubro – Fernando de Mello Gomide – O Físico Einstein (título provisório)
05 de dezembro – 180 anos de D. Pedro II – festividade compartida com a Sociedade Cultural Petropolitana, a programar.

Ainda por programar as datas de 8 de agosto e 14 de novembro.

A Assembléia Geral Ordinária para apreciação do Relatório e Contas da Diretoria será realizada a 11 de abril, no Silogeu Petropolitano, com 1ª convocação às 18h30min.

A Diretoria estará reunindo várias entidades públicas e privadas para a realização de um encontro fluminense sobre Colonização, para comemorar os 160 anos da Colonização Germânica em Petrópolis. O presidente já esteve em audiência com o Presidente da Fundação de Cultura e de Turismo, Dr. Marcos Santiago, e aquele órgão de manifesta disposto a colaborar.

Continuará o IHP, em 2005, a participação em reuniões que visem à volta da malha ferroviária para a nossa região. Um tema difícil, complicado, mas que depende muito de vontade política. Aguardemos.