(26/11/2010)

Luiz Carlos Gomes

ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE DOM PEDRO II
Comemorar-se-á no próximo dia 02 de dezembro, o 185º aniversário do nascimento do Magnânimo Imperador Dom Pedro II. Filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Leopoldina, governou o Brasil de 1841 até 15 de novembro de 1889. Homem inteligente, culto, bom pai de família, mecenas e verdadeiro democrata. Sua biografia ocupa vários volumes. Registramos a importante efeméride e prestamos uma singela homenagem… VIVA O IMPERADOR!!!

POSSE NA ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS
Foi empossado na Academia Petropolitana de Letras, em 06 de novembro de 2010, o professor, poeta e grande ser humano Ataualpa Antônio Pereira Filho. Assumiu a cadeira nº. 37, patronímica de Joaquim Nabuco, em substituição ao acadêmico Paulo Jeronymo Gomes dos Santos. Prestigiaram o evento o Presidente Luiz Carlos Gomes e os associados Antonio Eugenio de Azevedo Taulois, Ivo de Albuquerque, Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Patrícia de Souza Lima. Os parabéns do IHP.

PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVRO
No dia 20 de novembro de 2010, no Palácio Rio Negro, a nossa associada Professora Vera Abad proferiu a palestra “Nair de Teffé, artista/mulher” e, em seguida, lançou o seu livro “Dona Cotinha e o Segredo da Caixa de Costura”. Estiveram presentes os associados Joaquim Eloy Duarte dos Santos, Paulo Roberto Damico e Patrícia de Souza Lima. O IHP cumprimenta a querida confreira.

MUSEU IMPERIAL RECEBE PRÊMIO DA UNESCO
Foi agraciado com a nominação no Registro Nacional de Programa Memória do Mundo da Unesco o “Conjunto documental referente às viagens de D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo” do Museu Imperial. Parabéns ao Diretor, Professor Maurício Vicente Ferreira Júnior, por esse importante prêmio internacional.

VIII SEMINÁRIO SOBRE MUSEOLOGIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO
O Museu Imperial realizará, de 25 a 27 de novembro de 2010, o VIII Seminário sobre Museologia, História e Documentação. Promovido pela ABOTTC – Assoc. Bras de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, pelo GT-TREM – Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis, pelo Museu Imperial/SBM/IBRAM/MinC e pelo Ponto de Cultura Barão de Mauá, apresentará palestras de técnicos e historiadores de várias partes do país, dentre os quais destacam-se os nossos associados, professores Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Mauricio Vicente Ferreira Junior. Confirmaram as presenças o Presidente Luiz Carlos Gomes, O Vice Presidente Paulo Roberto Martins de Oliveira e as associadas Patricia de Souza Lima e Marisa Guadalupe Plum Gonçalves.

PAINEL SOBRE DOM PEDRO II
Comemorando o 185º aniversário do nascimento do Imperador Dom Pedro II, o IHP apresentará um painel com as palestras: 1 – O Imperador Dom Pedro II entre livros, fotografias e poesias, Professora Fatima M. Argon; 2 – O exílio e a morte de Dom Pedro II, Professor Jeronymo Ferreira Alves Netto; 3 – Dom Pedro II, cidadão, Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos. Data: 13 de dezembro de 2010, segunda-feira – 18h30min. Local: Sala Multímidia – Museu Imperial – entrada pelo Bosque do Imperador. A entrada é franca.