30/03/2004

No ensejo da passagem dos 161 anos da Fundação de Petrópolis – 16 de março de 2004 – reitera o Instituto Histórico de Petrópolis, o seu propósito e missão de prosseguir na pesquisa e estudo de nossa História, sempre com a participação do corpo social.

Nesse ano de 2004, especialmente, comemorará o Instituto, com o municíio de Petrópolis, o bi-centenário do nascimento de Júlio Frederico Köeler, já estando adiantada a formulação do calendário, com a participação da Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos e a Igreja Luterana de Petrópolis.

Outro grande momento histórico para ser comemorado é o sesquicentenário da inauguração da primeira estrada de ferro do Brasil, realização do Barão de Mauá com integral cobertura e apoio do Governo Imperial, à frente D. Pedro II. O Instituto está em correspondência com a Prefeitura Municipal de Magé para integrar-se às comemorações que aquele Município está preparando.

Esse o papel do nosso Instituto, vigilante e atento a todas as datas significativas para Petrópolis e a História Fluminense.

Joaquim Eloy Duarte dos Santos
Presidente