ARMAZÉM FINKENNAUER

Paulo Roberto Martins de Oliveira, ex-Associado Titular, Cadeira n.º 10 – Patrono Carlos Grandmasson Rheingantz, falecido

          O colono germânico GEORG FINKENNAUER (* 1809 na Alemanha e + 1883 em Petrópolis, RJ) chegou à Imperial Colônia de Petrópolis, no início do ano de 1846, em companhia da esposa e de cinco filhos. A filha Marie nasceu durante a viagem, em alto mar. Vieram de onde nasceram – Aldeia de Spiesheim localizada entre os rios Nahe e Rheim, Bispado de Mainz, Região do Hunsrück na Alemanha.

Em Petrópolis receberam o prazo de terra nº 3631, no Quarteirão Woerstadt. Durante e após a construção de sua humilde casa, trabalhou por algum tempo nas obras de construção do Palácio Imperial e, em seguida, dedicou-se à sua antiga profissão de “Metzgermeister” (mestre açougueiro). Trabalhou como autônomo neste serviço (como tantos outros colonos), para a subsistência da família, nos tempos primitivos e difíceis da Colônia.

          Com muito trabalho e persistência economizou e realizou um grande sonho: o de ser comerciante. No início do ano de 1867, adquiriu o prédio do prazo de terra nº 231-B do Quarteirão Renânia Inferior, localizado na então Rua 14 de Julho nº 21, atual Rua Washington Luiz. Em outubro de 1867, após algumas reformas e concluídas as instalações – Georg inaugurou o seu armazém de “Secos e Molhados”.

          Em 1882, passou o estabelecimento para o filho caçula, Johann Christian Ferdinand Finkennauer, nascido em Petrópolis (*1851 e + 1918). Mais tarde, por volta de 1910, este fez sociedade com o filho Ferdinando Adão, neto do colono, comemorando em 1927 os sessenta anos ininterruptos do próspero negócio da família.

       Passados alguns anos, venderam o armazém para Joaquim Hansen (bisneto do colono Peter Hansen) e este, no ano de 1944, transferiu a casa comercial para Álvaro Degani, que manteve o mesmo ramo de negócio até o ano de 1958, quando transformou o armazém na concessionária de veículos DKW-VEMAG sob o nome de Serrana Automóveis.

          Com a transferência da concessionária para outro local mais amplo, o antigo prédio sofreu mais reformas – transformando-se no Hotel Petrópolis e depois no Scala Hotel.

          Apesar das inúmeras reformas e modificações que ocorreram no prédio ao longo dos anos, a parte superior da fachada (telhado) ainda lembra com poucos detalhes a “Casa Finkennauer”.

armazemFinknnauer

ARMAZÉM FINKENNAUER, na Rua 14 de Julho, nº 21