09/12/2002

A Diretoria eleita para o biênio 2002-2003 completa seu 1º ano de atividade, dando continuidade ao excelente trabalho do presidente do biênio 2000-2001, o sócio professor Jeronymo Ferreira Alves Netto.

No decorrer do ano de 2002, o IHP realizou 11 sessões ordinárias, a saber:
14 de janeiro: palestra do sócio Joaquim Eloy Duarte dos Santos; tema: “O Engenheiro Petropolitano José Maria da Silva Velho”.
11 de março: palestra do sócio Carlos Oliveira Fróes; tema: “Alguns dados interessantes sobre o Plano de Köeler”
8 de abril: palestra do sócio Jeronymo Ferreira Alves Netto; tema: “Rio Branco e a Epopéia do Acre”.
13 de maio: palestra de Armindo Muller; tema: “Começo do Protestantismo no Brasil – Imigrantes Alemães”.
10 de junho: palestra do sócio Francisco de Vasconcellos; tema: “Centenário de Petrópolis Capital do Estado” e informe do sócio Jeronymo Ferreira Alves Netto sobre a vida e obra do Bispo de Palmas.
8 de julho: palestra do sócio Joaquim Eloy Duarte dos Santos; tema: Centenário de Sérgio Buarque de Holanda”.
12 de agosto: palestra do sócio Manoel de Souza Lordeiro; tema: “Histórico de Ligação Ferroviária Rio-Petrópolis”.
9 de setembro: palestra do sócio Paulo Roberto Martins de Oliveira; tema: Os Primórdios da Companhia Petropolitana no Quarteirão Vestfália”.
14 de outubro: palestra do sócio Eduardi Henrique de Castro; tema: “A Estrada União e Indústria – sua História Econômica”.
12 de novembro: posse e palestra do sócio correspondente Luís Paulo Macedo de Carvalho; tema: “A Causalidade na História”.
9 de dezembro: palestra do sócio Francisco de Vasconcellos; tema: “Centenário de Juscelino Kubistcheck” e informe sobre o “Centenário de Pedro Calmon”, pelo sócio Joaquim Eloy Duarte dos Santos.

Foram realizadas duas outras sessões: uma extraordinária, em 15 de abril para discussão sobre a “Coluna do IHP”, cancelada na Tribuna de Petrópolis e com perspectivas de retomada no Jornal de Petrópolis; e a Assembléia Geral Extraordinária de 16 de setembro, cuja ordem do dia não foi cumprida por não estar prevista no Estatuto Social.

Faleceram dois sócios: a 19 de abril o professor Pedro Rubens Pantolla de Carvalho; e a 7 de dezembro o professor Carlos Alberto Limongi, constituindo-se em grandes perdas para nossa Instituição e para a cultura de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.

A exemplo de todos os anos, o IHP organizou juntamente com a Câmara Municipal, a solenidade comemorativa do “159º Aniversário de Petrópolis”, realizada no Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha, no dia 16 de março. Na oportunidade foi orador oficial o presidente Joaquim Eloy Duarte dos Santos.

No dia 29 de julho, associando-se à Academia Petropolitana de Letras, o IHP homenageou o 156º aniversário da Princesa Isabel, com Missa na Catedral e noite poética com os Jograis de Petrópolis na Capela Imperial situada na mesma Catedral; e no dia 2 de dezembro, também associado à Academia Petropolitana de Letras, a homenagem ao 177º aniversario do Imperador Dom Pedro II sob o mesmo formato o nos mesmos locais.

O IHP esteve presente a várias reuniões e encontros em favor de Petrópolis, sua história, preservação ambiental e patrimonial, principalmente com a participação eficiente e direta da vice-presidente Áurea Maria de Freitas Carvalho, integrante, em nome do IHP, de entidades governamentais e não governamentais.

O IHP manteve como conselheiro no Conselho de Títulos e Honrarias da Câmara Municipal de Petrópolis o sócio Arthur Leonardo de Sá Earp, sempre atento, capaz e com extraordinária colaboração com seus pares e na regulamentação e funcionamento do órgão.

Com trabalho eficiente e sempre precioso do sócio Raul Ferreira da Silva Lopes, manteve uma página semanal no “Jornal de Petrópolis”, com trabalhos dos sócios e que se encontram todos transcritos neste site, o qual também divulga as palestras proferidas nas sessões ordinárias.

Ao findar do ano de 2002, a Diretoria apresenta aos seus sócios de todas as categorias, amigos e simpatizantes, às entidades culturais com as quais mantém permanente intercâmbio, os votos de um Feliz Natal e de um novo ano de 2003 com a realização de nossos projetos pessoais e o melhor para o nosso Brasil, para o qual abrem-se novos horizontes políticos, nos quais depositamos nossa confiança.

Joaquim Eloy Duarte dos Santos
Presidente