04/11/2000

Jeronymo Ferreira Alves Netto

Dia 15 de outubro, Dia do Mestre, o consócio Jeronymo Ferreira Alves Netto, foi homenageado pelo Sindicato de Professores de Petrópolis, por serviços prestados à educação e à pesquisa histórica no Município.

Agradou muito aos presentes a palestra proferida pelo consócio Arthur Leonardo de Sá Earp, no Museu Imperial, dia 28 de outubro, sobre o tema “Fundação e primeiros desenvolvimentos de Petrópolis e as imigrações.

Dia 31 de outubro, nosso consócio Prof. Antônio Eugênio de Azevedo Taulois, tomou posse na Academia Petropolitana de Educação, como titular da cadeira n º 40, que tem como patrono Tobias Tostes Machado.

No próximo dia 9 de novembro, o consócio Francisco de Vasconcellos estará representando o Instituto Histórico de Petrópolis no I Colóquio dos Institutos Históricos Municipais do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Histórico de Geográfico do Rio de Janeiro. Na oportunidade, o Dr. Francisco de Vasconcellos fará duas importantes comunicações intituladas: Instituto Histórico de Petrópolis: do dompedrismo ao ecumenismo e Sinopse do Município de Petrópolis.

O Instituto Histórico de Petrópolis recebeu do Prof. Mércio Pereira Gomes, duas de suas publicações: Os índios e o Brasil, publicado em 1991, pela Editora Vozes de Petrópolis e Darcy Ribeiro, publicado pela Icone Editora. O Prof. Mércio Pereira Gomes é Ph.D em Antropologia e Professor de Antropologia na Universidade Federal Fluminense.

A consócia Carmen Lobato proferiu palestra na Universidade Católica de Petrópolis, sobre o tema: Legalidade e Moralidade em Kant. A consócia Carmen Lobato é Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

No próximo dia 18 de novembro, o consócio Jeronymo Ferreira Alves Netto, tomará posse como Acadêmico Titular, na Academia Petropolitana de Letras, na Cadeira N º 21, que tem como patrono Saldanha da Gama.

No próximo dia 25 de novembro, o consócio Francisco de Vasconcellos proferirá palestra sobre o tema “A República passa por Petrópolis. O evento acontecerá às 16 horas, no Museu Imperial de Petrópolis, como parte das comemorações de seus 60 anos de existência.