21/06/2000

Jeronymo Ferreira Alves Netto

10 de janeiro de 2000

O Instituto Histórico de Petrópolis homenageou a memória de seu sócio efetivo Hélio Werneck de Carvalho que prestou relevantes serviços à cultura e educação da cidade. A sessão solene contou com a presença da viúva, Sra. Alice, dos filhos Hélio e Maria Alice, do genro Ivan Guerreiro, netos e familiares, bem como de inúmeros amigos. Em nome do Instituto Histórico de Petrópolis, discursou o sócio efetivo Dr. Fernando Costa, falando com grande propriedade sobre a vida e obra do Dr. Hélio Werneck de Carvalho.

16 de março de 2000

O Instituto Histórico de Petrópolis participou da solenidade de entrega de títulos de cidadãos petropolitanos, pela Câmara Municipal de Petrópolis, realizada no Hotel Quitandinha. Na oportunidade, o Presidente do IHP, Jeronymo Ferreira Alves Netto, discursou, evocando a data da fundação da cidade e saudando os agraciados.

18 de abril de 2000

O Instituto Histórico de Petrópolis participou da Sessão Solene da Câmara Municipal de Petrópolis em Comemoração dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Abordando o tema da solenidade, discursou em nome do IHP, o sócio efetivo, Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp.

6 de junho de 2000

O Instituto Histórico de Petrópolis, sob a presidência do Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, reuniu-se na data acima, para ouvir palestra sobre o tema “A Ação de D. João VI no Brasil”, proferida pelo Cel. Luiz Paulo Macedo de Carvalho, Presidente do Instituto Geografia e História Militar do Brasil. O palestrante teceu comentários, alguns absolutamente inéditos, sobre a presença marcante da Corte Portuguesa no Brasil e os grandes benefícios aqui introduzidos, geradores, ao final, da nossa Independência. Defendeu a figura histórica do monarca D. João VI, em contrapartida a deturpações históricas que denigrem sua imagem e falseiam a verdade.

O palestrante homenageou o Instituto Histórico de Petrópolis com um belíssimo medalhão do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.

Na mesma sessão, o presidente do IHP, propôs fosse inserido em ata um voto de pesar, pelo falecimento, em data recente, do sócio correspondente Gilberto Ferrez. Na oportunidade pronunciou as seguintes palavras.

Gilberto Ferrez, filho de Júlio Ferrez e neto de Marc Ferrez, o fotógrafo que registrou o Brasil do século XIX, era considerado, com toda justiça o maior especialista em iconografia da arte brasileira.

Publicou vários livros, entre os quais devem ser destacados “Fotografia brasileira – l840 a 1900, “O Rio de Janeiro de Marc Ferrez” e o “Catálogo analítico da iconografia do Rio de Janeiro.

Desenvolveu durante seus 92 anos de existência, profícua atividade, tendo sido curador de diversas exposições, consultor e restaurador de diversos monumentos arquitetônicos, dentre os quais o Paço Imperial.

Era membro de várias associações culturais, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Associação Brasileira de Críticos de Arte e Conselheiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo sido condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, em l997.

Foi admitido no Instituto Histórico de Petrópolis, como sócio correspondente, em 21 de março de l953, por proposta dos então sócios efetivos Francisco Marques dos Santos, Lourenço Luiz Lacombe e Hélio Vianna, que assim se pronunciaram: “A todos os títulos que possui une a proverbial amizade à terra petropolitana, fazendo jus portanto à sua inclusão no quadro social do nosso Instituto”.

Ainda na referida sessão propôs o Presidente, fosse inserido em ata um voto de congratulações ao sócio efetivo Francisco de Paula Rocha Lagoa, por sua recente eleição para a Academia Petropolitana de Letras.