20/10/2000

Jeronymo Ferreira Alves Netto

No dia 13 de setembro, o Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Prof. Jeronymo Ferreira Alves Netto, pronunciou palestra no Instituto Carlos Alberto Werneck, por ocasião da abertura da Semana da Cultura, no referido Educandário, sobre o tema: “Cultura e História”.

Dia 8 de outubro, o Instituto Histórico de Petrópolis em parceria com o Centro de Estudos Ambientais e o Centro Cultural da Universidade Católica de Petrópolis, realizou uma Caminhada Histórica-Ecológica à “Calçada de Pedra” da Serra da Estrela. No decorrer da mesma, realizada com grande freqüência e entusiasmo, os membros do Instituto Histórico de Petrópolis, forneceram explicações relevantes sobre os aspectos históricos daquela região. Também as questões ambientais relativas à região foram enfocadas pelo diretor do Centro de Estudos Ambientais da Universidade Católica de Petrópolis.

Dia 9 de outubro, em sua sede, o Silogeu Petropolitano, o Instituto Histórico de Petrópolis realizou sessão ordinária, no decorrer da qual o sócio efetivo Francisco de Vasconcellos proferiu interessante palestra sobre o tema: “A Revolta da Chibata”.

No próximo dia 23 de outubro, o Instituto Histórico de Petrópolis realizará sessão extraordinária em comemoração ao Dia das Nações Unidas. Na oportunidade, o Cel. Ivo de Albuquerque proferirá palestra sobre o tema: “A Onu e os conflitos internacionais: presença brasileira em forças de manutenção de paz”.

O sócio efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis, Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp, em 28 de outubro, estará proferindo palestra sobre o tema: “Fundação e primeiros desenvolvimentos de Petrópolis e as imigrações”. A referida palestra integra um ciclo de palestras promovido pelo Museu Imperial em comemoração aos seus 60 anos.

Na sessão ordinária do IHP, a ser realizada no próximo dia 13 de novembro, sua sócia correspondente Thalita de Oliveira Casadei, de Niterói, fará o lançamento de seu mais recente livro “Os escravos na terra fluminense”.

O sócio efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis, Dr. Francisco de Vasconcellos, em 25 de novembro, estará proferindo palestra sobre o tema: “A República passa por Petrópolis”. A referida palestra integra um ciclo de palestras promovido pelo Museu Imperial em comemoração aos seus 60 anos.

O Instituto Histórico de Petrópolis comunica, com pesar, o falecimento de seu sócio correspondente Marcos Pinto Braga, ocorrido em Brasília em novembro de 1997. Lamentavelmente, só agora tomamos conhecimento do infausto acontecimento.

Natural de Angra dos Reis onde fez seus estudos iniciais, veio para o Rio de Janeiro, tentar uma carreira superior mas, com poucos recursos disponíveis, acabou obtendo uma bolsa para a Universidade Patrice Lumumba, em Moscou, onde graduou-se em História e obteve o seu Doutorado, após vários anos de estudos e trabalhos acadêmicos na Rússia. Após o seu retorno ao Brasil, trabalhou alguns anos na Fundação Pró-Memória do Ministério da Cultura e lecionou em Faculdades particulares. Ingressou na Universidade de Brasília em 1979, ali criando o Núcleo de Estudos da Europa do Leste. Dedicou-se à pesquisa do acervo da expedição Científica do Barão de Langsdorff, continuando um trabalho iniciado em São Petersburgo durante o seu doutoramento. Traduziu do russo o catálogo, publicado em 1981, contendo a descrição de todo o acervo sobre o assunto, existente nos museus e centros de pesquisa da União Soviética, assim como foi co-autor de diversos livros e dezenas de artigos publicados sobre o tema.

Organizou quatro seminários internacionais sobre o acervo da expedição e fez parte do grupo que criou a Associação Internacional de Estudos Langsdorff, que conseguiu trazer para o Brasil a reprodução de todo o acervo da Expedição Langsdorff. Esta Associação acaba de editar o 3 º volume dos Diários de Langsdorff, uma monumental edição de mais de 2.000 páginas, transcrevendo toda a experiência do cônsul russo no Brasil, cujo lançamento não chegou a assistir, pois faleceu vítima de um atropelamento, em novembro de 1997.