09/12/2002

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

A Diretoria está solicitando aos sócios inscrições individuais para as palestras a serem proferidas nas reuniões ordinárias do próximo ano de 2003. Será mantida a 2ª segunda-feira de cada mês para a realização das palestras e comunicações do corpo social. Poderão ocorrer eventos extraordinários, de acordo com decisão da Diretoria.

Já confirmou presença, para uma palestra no IHP, o ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Celso Peçanha. Provavelmente em janeiro ou fevereiro. Em março está agendado o sócio Carlos Oliveira Fróes.
A Escola de Música Santa Cecília completará em 2003 uma existência de 110 anos. O IHP prestará homenagem à instituição que honra e cultura petropolitana.
O Instituto está formando uma comissão, que contará sempre com a sócia Áurea Maria de Freitas Carvalho, para o fim de elaborar um documento sobre o turismo em Petrópolis, sua a fundamental importância para o futuro do Município, propondo-se a sugerir ao Poder Público ações efetivas e técnicas para o desenvolvimento de um turismo cultural e histórico haja vista ser Petrópolis uma rara cidade brasileira repositório de rico patrimônio histórico-cultural que abrange os períodos monárquico e republicano. Também proporá ao Poder Público a participação efetiva da Entidade em todos os grupos de trabalho que forem formados para objetivar o projeto.
O “Silogeu Petropolitano” retomou a administração compartida entre as entidades que o compõem: o Instituto Histórico de Petrópolis, a Academia Petropolitana de Letras, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, a Academia Petropolitana de Educação e o Centro de Atualização da Mulher Petropolitana. O órgão administrativo é integrado pelos presidentes das Entidades e nesse 1º semestre de funcionamento é o nosso presidente Joaquim Eloy Duarte dos Santos o administrador da Casa.
A Casa de Cláudio de Souza entrou em obras com a reforma do anexo, ampliação do banheiro e da cozinha e copa e projeto para a abertura de um segundo salão, com porta para o passeio da Rua Barão do Amazonas, na antiga garagem e que servia de biblioteca. Esta será instalada no novo anexo. O término está previsto para março de 2003.
O Instituto tem mantido farta correspondência com diversos institutos históricos do país, recebendo doações de livros, revistas e publicações diversas e, na contra partida, estes divulgam as nossas publicações, projetos e realizações.
Faleceu no dia 7 de dezembro, nosso sócio efetivo professor Carlos Alberto Limongi, em São José do Vale do Rio Preto, onde foi sepultado no dia 8 de dezembro, estando presentes os sócios Carlos de Oliveira Fróes, Paulo Roberto Martins de Oliveira e Joaquim Eloy Duarte dos Santos.
O presidente, na reunião de 9 de dezembro, prestou homenagem a Carlos Alberto Limongi, ressaltando seu lado de pessoa reservada e de excelente pesquisador e educador, com expressivo trabalho em seu Município e que o eterniza diante do trabalho percuciente e objetivo que levou à criação do Ginásio de São José, do qual foi o segundo diretor. Deixa viúva a nossa sócia e pesquisadora Jany Limongi.
O sócio Arthur Leonardo de Sá Earp está encerrando sua participação como representante do Instituto no Conselho de Títulos e Honrarias da Câmara Municipal de Petrópolis, após um período de 2 mandatos consecutivos, cumpridos com percuciente atividade, inclusive na recomposição do Regulamento e como relator de processos. Consoante o Regulamento não poderá ser reconduzido para mais um mandato já que cumpriu 4 anos consecutivos, limite máximo permitido.